8 novidades gastronômicas em São Paulo

Os estabelecimentos têm inspiração em cozinhas de diferentes partes do mundo e forte identidade visual

Ambiente do Mila, um dos novos restaurantes em São Paulo
Ambiente do Mila (Lucas Terribili)

São Paulo nunca desaponta quando o assunto é variedade gastronômica. Massas, frutos do mar, carnes, vegetais e coquetéis trazem para os cardápios dos restaurantes da cidade mais populosa do Brasil um pouco de cada região do mundo. A parte palatável, no entanto, não é a única prazerosa e surpreendente. Em cada estabelecimento existe uma identidade única do ambiente, o que proporciona uma verdadeira imersão cultural, e reserva experiências inesquecíveis para compartilhar com pessoas especiais.

 

LEIA MAIS:

 

Confira, a seguir, uma seleção de restaurantes que inauguraram recentemente na cidade de São Paulo, que serão abertos em breve ou reabriram com novidades:

 

Vito Mozzarella Bar

 

 

O restaurante localizado no Itaim apresenta ambiente descolado e moderno e, no cardápio, os vegetais são a estrela principal. O menu também tem drinks autorais. A decoração inclui quadros divertidos com cabeça de vegetal. A ideia é que, na correria do dia a dia, os clientes entrem no Vito e se sintam mais leves! Para completar, espaço é pet friendly.

 

Mila

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mila (@mila_sp)

 

O estabelecimento também situado no Itaim é uma osteria provocadora, descontraída e sem regras que busca, ao mesmo tempo, exaltar tradições e quebrá-las. Celebrar as refeições, sem precisar de cerimônia, acolher, servir e receber são os princípios do Mila. O proprietário do local é Tito Paolone, que trabalhou por mais de 13 anos com A&B no grupo St. Marche, esteve por trás da operação que trouxe o Eataly ao Brasil e depois passou meses na Itália antes de abrir o próprio restaurante. Quem comanda a cozinha é o chef Pedro Pineda, o qual desenvolve o menu com base italiana, mas influenciado por culinárias do mundo todo.

 

Churrascada do Mar

 

 

Sucesso no Morumbi, a Fazenda Churrascada está em processo de inauguração de uma unidade focada nos pescados, a Churrascada do Mar, localizada em um sobrado em Pinheiros. No térreo, está a cozinha de Dário Costa, ganhador do reality Mestre do Sabor em 2020. O local conta ainda com o Açougue do Mar, uma loja de peixes e frutos do mar mais frescos e de máxima qualidade no Brasil. Já no segundo pavimento, há uma versão com espaço para 250 lugares do Sushi Vaz, de cozinha japonesa, originalmente situado em um shopping de eletrônicos na Avenida Paulista (com apenas dez assentos).

 

Selvagem

 

 

O Selvagem será um novo restaurante no Parque Ibirapuera, no qual o chef Filipe Leite oferece um menu brasileiro bem harmonizado com drinks variados. O bar será comandado pelo mixologista Jairo Gama e é pautado no tema “O lado Selvagem dos biomas”. O especialista vai explorar os sabores nacionais, como cambuci, taperebá, bacuri, entre outros. O espaço conta com 660 metros quadrados, divididos em cozinha, bar e salão. Toda construção foi elaborada para fazer parte do ambiente, respeitando as espécies de animais, flores e plantas que já habitavam o local. A abertura do Selvagem está prevista para os primeiros dias de abril.

 

Corrutela 

 

 

Após permanecer fechado durante nove meses, o Corrutela, situado na Vila Madalena, está previsto para reinaugurar ainda em março. A novidade mais surpreendente da reabertura é a mudança de chef. Quem comanda a cozinha agora é o canadense Daniel Burns, que substitui o ex-titular Cesar Costa, o qual assume a administração. O atual chef executará receitas baseadas em produtos de pequenos fornecedores e no locavorismo (prática de comprar alimentos apenas de produtores ou pequenos comércios da região, priorizando empreendimentos locais), como já ocorria antes.

 

Imma Restaurante

 

 

À frente da cozinha do IMMA, localizado no Jardim Europa, está o Chef Marcelo Giachini, com seu estilo rústico e aconchegante. O estabelecimento fica em um imóvel com bastante espaço ao ar livre e é uma boa opção para uma refeição em família. O nome faz referência ao filósofo alemão Emmanuel Kant, que batiza a rua onde o restaurante está situado. O menu é uma mistura da culinária ibérica, mediterrânea e italiana, que influenciaram a carreira do chef.

 

Purgatório 

 

 

O Purgatório, localizado em Pinheiros, contém 68 lugares divididos em quatro ambientes: bar com balcão de tapas, salão, varanda com teto retrátil e o segundo andar, dedicado à programação musical. Entre as criações do barman Diego Almirante, um destaque é o Brisa do mar, um coquetel refrescante, com hortelã, limão siciliano e sementes de romã, com base alcoólica de vodca e finalizado com club soda. A chef ítalo-venezuelana Sabrina Cadetto, que já passou por cozinhas espanholas, mexicanas e italianas, é a responsável pela cozinha. O cardápio é enxuto e rotativo, com novidades diárias.

 

LEIA MAIS:

 

Tuy Bar, Cocina 

 

 

O Grupo São Bento inaugurou em fevereiro a segunda unidade do gastrobar Tuy Bar Cocina, nos Jardins. O cardápio reúne tapas, petiscos e pratos da gastronomia ibérica rústica/contemporânea, aliados aos melhores chopes premium e artesanais do mercado e uma carta de drinques clássicos e autorais de Laércio Zulu. O ambiente tem decoração bem despojada e aconchegante, com luminárias dispostas sobre as mesas e barris posicionados sobre o bar.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.