Conheça o Ummi, novo destaque da culinária japonesa paulistana

Após sucesso no Itaim Bibi e período funcionando apenas no delivery, o estabelecimento reabre no bairro dos Jardins

Os chefs do Ummi, Marcos Katsumi e Jun Hirooka
Os chefs Marcos Katsumi e Jun Hirooka (Gabriel Bertoncel)

Intimista é um bom adjetivo para apresentar o japonês Ummi, que inaugurou em julho seu novo endereço, na Alameda Tietê, nos Jardins. Após o sucesso de 2018 e 2019, quando funcionou no Itaim, o restaurante reabre em nova localização com o propósito de ofertar o melhor da culinária japonesa, em uma cidade que esbanja opções de excelentes orientais de diferentes estilos. No comando dos sócios Murilo Juliano, Sérgio Waib e Rogério Sfoggia, o objetivo é oferecer uma experiência incomparável.

 

LEIA MAIS:

 

A elegante entrada do Ummi é a porta de boas-vindas para um salão com iluminação baixa, que traz em sua decoração elementos do Japão, como as temáticas que “vestem” as paredes. No primeiro piso, o salão comporta confortavelmente 42 pessoas sentadas, que podem apreciar o trabalho minucioso do sushi bar ou ficar mais próximo ao bar, no fundo do salão. Ao subir as escadas, uma sala VIP, que acomoda dez pessoas sentadas e tem atendimento personalizado, é o ambiente ideal para comemorações e reuniões de negócios. O projeto arquitetônico é de autoria de Gilberto Criscuolo – profissional que assinou outros estabelecimentos gastronômicos de São Paulo, como o Tan Tan e o Bottega Bernacca – e também contempla uma adega de vidro, que abriga rótulos internacionais.

 

Mesas no restaurante Ummi

(Gihad Arabi)

 

No comando da cozinha, a dupla de chefs Jun Hirooka, especializado em pratos quentes, e Marcos Katsumi, também conhecido como Alface, nos frios. Com preocupação nítida com o  frescor dos ingredientes e qualidade, algo fundamental para qualquer culinária e ainda mais relevante na japonesa, os sushis e sashimis que partem do balcão chegam às mesas como uma agradável surpresa. O sashimi de chu-toro (parte entre o dorso e a barriga do atum, de porcentagem mediana de gordura) desmancha na boca e o sushi de uni (ouriço-do-mar) é uma explosão de sabor nas papilas gustativas.

 

A lagosta, destaque no menu do Ummi

A lagosta, destaque no menu (Jaime de Andrada)

 

Servidos em uma pedra de sal rosa do Himalaia, os frios proporcionam o famoso “umami”, palavra de origem japonesa que significa saboroso e designa o quinto sabor, que pode ser encontrado em frutos do mar, como na lagosta – a do Ummi é a pedida certa. Entre os pratos quentes, o Ebi Spicy é o aperitivo ideal para iniciar as refeições: trata-se de uma pipoca de camarão temperada com maionese picante. Para seguir, a merluza negra, também conhecida como bacalhau de profundidade, tem carne branca e sabor único, um pecado valorizado entre os chefs. 

 

LEIA MAIS:

 

Mesmo em um período sem precedentes para o setor de restaurantes, o trio investiu em um estabelecimento que veio para se destacar e se tornar o novo must de São Paulo – especialmente com o avanço da vacinação e a trilha para a normalização da vida social. Com mesas disputadas desde o soft-opening, recentemente o Ummi passou a funcionar também no almoço, entre terça e domingo, para complementar o serviço do jantar, que já operava nos mesmos dias. Meu conselho: prepare-se para uma experiência inesquecível. 

 

Eby spicy do Ummi

Eby spicy (Jaime de Andrada)

 

Por Giulianna Iodice | Matéria publicada na edição 121 da Versatille

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.