Conheça a dieta plant based: o que é, quais são os benefícios e 3 receitas
Menos comidas processadas e de origem animal, mais frutas, legumes, verduras e sementes - eis a alimentação que beneficia a saúde com respeito social e ambiental
Por Sofia Tremel
Diminuir ou eliminar o consumo de comidas processadas e refinadas no dia a dia é uma tendência cada vez mais forte. Para ajudar nesta missão, uma das opções em alta é a dieta plant based. Mais do que uma alimentação baseada em frutas, legumes e verduras, ela se baseia em estudos que associam a ingestão excessiva de industrializados e de proteína animal em geral e a diversos tipos de doenças. Une, portanto, uma filosofia de manutenção da saúde com respeito social e ambiental.
LEIA TAMBÉM:
- 3 receitas fitness e muito gostosas para o lanche da tarde
- Paola Carosella ensina a receita do verdadeiro estrogonofe
- 5 receitas de sopas fáceis de fazer para aquecer dias e noites de inverno
- 6 pizzarias imperdíveis – e com delivery – em São Paulo
- Em novo reality show, chefs estrelados cozinham em casa sem encostar nas panelas
Como incorporar a dieta plant based ao dia a dia?
O mercado já notou a importância da dieta plant based tanto para os negócios quanto para o impacto positivo no bem-estar dos clientes e do planeta. Existe, desde 2006, o selo de Empresa B, que identifica aquelas que aliam ao modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental.
Rodrigo Carvalho, sócio-fundador da Positive Brands, proprietária das marcas A Tal da Castanha e Jungle, conta à VERSATILLE que a ideia principal é mostrar que não precisa ser vegano ou vegetariano para consumir produtos plant based. “É uma questão de ser saudável, de ter interesse em preservar o planeta e manter uma dieta mais focada em prevenção”, afirma. “Tudo isso agregado gera mais saúde, o que é um ganho imensurável”.
“O negócio pode ser mais que um produto. Ampliamos a nossa visão para constituir uma marca que pode fazer mais pela saúde das pessoas e do planeta. Levar produtos realmente saudáveis, sem pegadinhas, foi a primeira parte do nosso processo”, lembra Rodrigo, ao falar sobre o processo de incluir o estilo plant based em seu negócio.
LEIA TAMBÉM:
- Com geleias, café e frutas, saiba como fazer drinks brasileiríssimos
- 17 restaurantes que entregam o jantar perfeito em São Paulo
- 6 contas de Instagram para quem quer se inspirar na cozinha
Como ficam as proteínas em uma dieta plant based?
Diferentemente do vegetarianismo e do veganismo, a dieta plant based não proíbe o consumo de produtos de origem animal. O foco são vegetais, frutas, leguminosas e grãos, mas um estudo feito na Universidade da Carolina do Sul (EUA) indica que carnes magras (frango e peixe), leite e seus derivados e ovos podem também ser consumidos, desde que em menor quantidade. Isso já garante uma ingestão adequada de proteínas.
Mas, se a intenção eliminar os alimentos de origem animal das refeições, a Academia de Nutrição e Dietética Norte-Americana apresenta diversas fontes de proteínas vegetais. A lista inclui leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e outros), grãos integrais, vegetais (como arroz, quinoa e painço) e também oleaginosas e sementes (amêndoas, chia, linhaça etc.).
LEIA TAMBÉM:
- Entenda por que o vinho se tornou a bebida ideal para a quarentena
- Chefs de cozinha sugerem 20 ingredientes-chave para sempre ter na despensa
- 4 aplicativos de receitas (gratuitos) para cozinhar melhor
Receitas plant based para você se inspirar
Rodrigo Carvalho, da Positive Brands, revela que suas receitas plant based favoritas são as variações de smoothies com leite de castanhas: “O que mais faço no dia a dia é vitamina com leite de castanha, morangos e bananas congeladas”. Além disso, ele convidou a ativista do movimento plant based Alessandra Luglio para ensinar uma receita de requeijão de castanha de caju para curtir a qualquer momento. Confira:
Alana Rox é embaixadora do Mercy for Animals Brasil, dona do restaurante 100% plant based Purana e idealizadora da marca de maquiagem de luxo Baims Natural Makeup. Ela compartilhou sua receita de spaguetti zucchine e pomodorini, tradicional da região de Puglia, no sul da Itália. Olha que delícia! Que tal preparar para a sua próxima refeição?
A youtuber Hannah, do canal High Carb Hannah, perdeu 32 kg com a dieta plant based. De quebra, acabou com os mitos de que é preciso cortar os carboidratos da dieta e de que é imprescindível ingerir proteínas animais para viver bem. Veja abaixo sua receita de tempurá de sushi sem peixe ou produtos de fonte animal.