9 livros – de romances leves a histórias marcantes – para atualizar sua biblioteca
Selecionamos títulos lançados entre 2019 e o primeiro semestre de 2020 para você começar a ler agora mesmo
Por Sofia Tremel
Não importa se o gênero é ficção, romance, aventura ou autoajuda: ler é uma atividade que alimenta o cérebro e a alma e nos ajuda a passar o tempo com qualidade. Mas são tantos lançamentos, o tempo todo, que não é raro ficar muito em dúvida na hora de atualizar a biblioteca particular.
Para facilitar sua busca, trazemos aqui uma seleção de livros excelentes e recentes – o mais antigo foi lançado no primeiro semestre de 2019 -, divididos de acordo com o interesse que eles atendem.
LEIA TAMBÉM:
- 6 livros de arte lindos e fascinantes para incrementar sua biblioteca particular
- Entre no universo da arte digital pelo trabalho destes 6 artistas
- 9 Personalidades indicam livros para ler durante a quarentena
- Ir a parques potencializa o bem-estar e pode reduzir riscos de doenças
- Especialistas opinam sobre as relações humanas no pós-pandemia
– Leituras gostosas
Está precisando de um livro para passar o tempo de forma agradável, com uma história sem sobressaltos e que deixe uma sensação boa no final? Tente um destes:
Esboço – Rachel Cusk
O cotidiano é um prato cheio para os observadores, e “Esboço” entrega isso com maestria. A história gira em torno da realidade de uma mulher que é mãe, recém-divorciada e está em busca de readequar sua vida. A relação da protagonista com os personagens é o combustível do romance.
Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha – Tati Bernardi
Entre neuras, amores e humor, o livro conta a história de Karine, uma roteirista infeliz que busca encontrar seu caminho de sucesso profissional e financeiro. Até que engravida e escuta de sua mãe: “Você nunca mais vai ficar sozinha”. Entre exames de pré-natal, enfermeiras que se tornam parceiras e brigas de família, nos deparamos com humanidade e empatia entre os personagens.
Meu ano de Descanso e Relaxamento – Juliana Cunha e Ottessa Moshfegh
Imagine Nova York nos anos 2000. Junte ao cenário uma protagonista jovem, bonita, com trabalho descolado,um belo apartamento e uma herança recheada. O que poderia dar errado? Com humor ácido, a autora nos convence que a alienação, muitas vezes, pode ser justa e mesmo necessária.
LEIA TAMBÉM:
- A quarentena produtiva de David Lynch
- Arte contemporânea de Takashi Murakami floresce em parcerias na quarentena
- Teatro Oficina lança podcast com peças radiofônicas
– Histórias marcantes
Se seu estado de espírito precisa de uma história mais profunda, com ensinamentos e lições a cada página, que leve a uma reflexão no final, estes títulos são ideais.
Damas da Lua – Jokha Alharthi
Vencedor do Man Booker Internacional Prize em 2019, este livro traz uma história que se passa em Omã e narra o cotidiano de três irmãs: Mayya, que resolve se casar depois de ter seu coração partido, Assmá, que se casa apenas por achar que aquele é seu dever, e Khawla, que rejeita todas os interessados na espera por seu grande amor, que emigrou para o Canadá.
Contos de Thunder – Luiz Thunderbird
Thunderbird, um dos VJs mais marcantes da primeira fase da MTV Brasil, resolveu compartilhar sua trajetória em uma autobiografia. Entre shows de sua banda, uma formação em odontologia e a luta contra as drogas, o livro transita pela história do rock paulista, os bastidores da TV brasileira e a vida de um homem que passou pelo melhor e pelo pior de tudo isso.
O Reformatório Nickel – Colson Whitehead
Elwood Curtis leva as palavras de Martin Luther King em seu coração: ele é “tão bom quanto qualquer outro”. A história vencedora do Prêmio Pulitzer 2020 relata as dificuldades de um garoto negro norte-americano no início dos anos 1960, e como um erro inocente é suficiente para destruir seu futuro.
O Labirinto dos Espíritos – Carlos Rui Zafón
O ano é 1950, e a cidade é Madri. Alicia Gris, cujos pais morreram na Segunda Guerra Mundial, cresce em um ambiente que a auxilia a se tornar uma investigadora talentosa – tanto que é a a ela que a polícia recorre quando o ilustre ministro Mauricio Valls desaparece. Enquanto isso, em Barcelona, Daniel Sempere não consegue escapar dos mistérios que envolvem a morte de sua mãe. Os fios dessa trama unem os destinos de Daniel e Alicia.
O autor Carlos Ruiz Zafón morreu em 19 de junho deste ano, vítima de um câncer no pulmão, e deixou esse título como sua última obra lançada em vida.
LEIA TAMBÉM:
- Grandes pensadores da atualidade refletem sobre o mundo em pandemia
- Cem anos de Lygia Clark, uma artista que não teve medo de mudar
- Galeria em São Paulo oferece exposição inédita em formato drive-thru
– Livros que são ombros amigos
Muitas vezes, só queremos nos sentir compreendidos no meio de tantas emoções e confusões que o mundo proporciona. Um livro pode ser um ótimo veículo para nos sentirmos confortados em tempos difíceis.
Colo, por favor! – Fabrício Carpinejar
Com a sensibilidade que lhe é característica, Carpinejar entrega, em formato de crônicas e poesias, algo próximo de um calmante literário para a saúde mental no meio da crise do coronavírus. Em temas como solidão, medo e esperança dentro dos relacionamentos, o livro emociona e serve de consolo nesses tempos difíceis.
Observações Sobre um Planeta Nervoso – Matt Haig
Será que dá para juntar bem-estar e redes sociais? Em busca de restabelecer a própria saúde mental vivendo nos dias de hoje, Matt Haig propõe alguns passos para manter a sanidade em um planeta programado para nos desequilibrar e continuar buscando a felicidade, em olhar pessoal e fundamental sobre a caminhada para ser feliz, humano e pleno no século XXI.
Fotos: Divulgação (capas dos livros) e Unsplash (destaque)