A quarentena produtiva de David Lynch

O cineasta tem se ocupado com projetos audiovisuais, marcenaria e meditação, que mostra para o público com o toque alternativo que lhe é peculiar

Por Sofia Tremel

 

Ele é um dos maiores diretores e roteiristas da história do cinema, além de já ter colocado sua genialidade a serviço de produções de TV e até de videoclipes musicais. David Lynch tem em seu vasto currículo filmes como “Veludo Azul”, “A Estrada Perdida” e “O Império dos Sonhos”, a série de TV “Twin Peaks” e videoclipes da banda Nine Inch Nails e do cantor Chris Isaak, entre outros. Ufa! Mas como fica uma pessoa acostumada a tanta produtividade em um período de isolamento social como o que estamos vivendo?

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Não poder ir a sets de filmagens não tem sido um problema para Lynch, que optou por passar a quarentena em seu escritório e oficina de marcenaria – sim, ele é marceneiro nas horas vagas – em Los Angeles (EUA). O cineasta tem usado estratégias digitais e sua imaginação tridimensional para criar projetos individuais em seu cenário muitas vezes caótico.

 

Encontro virtual e boletins do tempo

 

Uma das primeiras invenções de Lynch para a adaptação ao isolamento foi o sorteio de um encontro virtual com seus fãs. Em Coffee With David Lynch, o diretor interagiu por videoconferência com os ganhadores, que puderam participar acompanhados de mais uma pessoa, e respondeu todas as perguntas – com seu jeito lynchiano, é claro. No final, desenhou um retrato de cada um dos ganhadores e lhes presenteou com as ilustrações.

 

Passada a fase inicial da quarentena, em maio ele começou a lançar muitas atrações em seu canal do YouTube, o David Lynch Theater. A primeira, no dia 11, foi a retomada de uma brincadeira de 2005:  fazer boletins do tempo diariamente. Em cerca de 40 segundos, ficamos sabendo sobre o clima de Los Angeles apenas pelas impressões do cineasta, que olha sempre pela mesma janela.

 

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Lançamento de curta-metragem na quarentena

 

Em 20 de maio chegou pelo YouTube seu novo curta-metragem, o já icônico “Fire (Pozar)”. O filme escrito, desenhado e animado por ele desde 2015 recebeu trilha sonora de Marek Zebrowski – com quem já havia realizado um álbum em 2007, o “Polish Night Music”.

 

 

O projeto em vídeo que estreou mais recentemente, no dia 28 de maio, é a série “What Is David Working On Today?”. Como o nome sugere, Lynch conta sobre seus projetos atuais, sejam eles de marcenaria ou audiovisuais, comenta suas produções passadas e dá dicas de como seguir em frente durante um período de bloqueio criativo.

 

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Além das atualizações do canal do YouTube, Lynch medita todos os dias. Ele acredita que a vida após a pandemia de coronavírus possa ser “muito mais gentil” e “mais espiritual”. Em sua David Lynch Foundation, tem promovido a meditação transcendental para tentar ajudar o público a espairecer nesta realidade tão inesperada que estamos vivendo.

 

Foto: Reprodução Instagram

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.