8 restaurantes que abrem no jantar de segunda-feira
Para sair da rotina, confira estabelecimentos em São Paulo e no Rio de Janeiro
O primeiro dia útil da semana não precisa ser um dia parado. A fim de sair da rotina, o jantar de segunda-feira pode ser um momento ideal para apreciar restaurantes que têm ambientes descontraídos e acolhedores, muitas vezes mais vazios do que nas noites de sexta-feira. Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro diversos restaurantes funcionam e possuem opções para todos os gostos, com cozinhas típicas italiana, portuguesa, hispânica, japonesa, tailandesa, entre outras.
LEIA MAIS:
- Popularizam-se menus acompanhados de bebidas não alcoólicas
- 8 novidades gastronômicas em São Paulo
- São Paulo sediará evento em torno do saquê
Confira, a seguir, uma seleção de estabelecimentos abertos no jantar de segunda-feira:
Adega Santiago
Ver essa foto no Instagram
A Adega Santiago tem quatro unidades: três em São Paulo, no Jardim Paulistano, Shopping Cidade Jardim e nos Jardins; e uma no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. O menu do restaurante mescla a cozinha portuguesa e hispânica, com tapas, petiscos, frutos do mar, bacalhau, grelhados, vinhos, chopp e destilados entre as opções. O ambiente tem a atmosfera de pequenas casas ibéricas e oferece aconchego aos clientes.
Komah
Ver essa foto no Instagram
O Komah está situado na Barra Funda, São Paulo, e propõe experiência inusitada com a culinária coreana. Trata-se de uma releitura contemporânea de pratos clássicos, preparados com técnicas ensinadas por Dona Myung, mãe do chef e dono do restaurante, Paulo Shin. Todos os pratos são compartilháveis e esse é o grande diferencial para proporcionar a atmosfera descontraída do Komah.
Mestiço
Ver essa foto no Instagram
O conceito do Mestiço, que tem uma unidade na Vila Nova Conceição e outra na Consolação, é de uma cozinha contemporânea variada, com especialidades tailandesas e toques baianos. O menu é comandado pela chef Ina de Abreu. O restaurante reúne, no mesmo local, variadas expressões da gastronomia moderna, o que atrai o público mais diverso, e representa um dos expoentes da agitação de São Paulo.
Me Vá
Ver essa foto no Instagram
O Me Vá, situado em Pinheiros, é uma casa de tapas e drinks do restauranteur Marcelo Muniz. As tapas, feitas para compartilhar, podem ser servidas antes das refeições ou, até mesmo substituí-las se acompanhadas de uma boa bebida. Algumas das opções são o vinagrete de polvo grelhado com pão da casa, crudo de angus com chips de raiz de lótus e “croquetas de camarão” com geleia de pimenta de cheiro e de chistorra. Os drinks são elaborados pelo bartender Luiz Budnikas. O restaurante fica em um sobrado charmoso decorado com inspiração mediterrânea.
Osteria Nonna Rosa
Ver essa foto no Instagram
Localizada nos Jardins, a Osteria Nonna Rosa traz no menu, elaborado pelo chef Carlos Leiva, pratos clássicos italianos com um toque de modernidade. Entre as opções, estão o polpettone al sugo com tagliolini na manteiga de sálvia e a coteletta al milanese, composta por costeleta suína, risoto milanese e limão siciliano. Na parte interna do restaurante, há uma decoração acolhedora, que lembra a casa de uma avó, com uma pequena lareira e poltronas confortáveis. O local abriga também uma grande varanda, ambiente ideal para os dias mais quentes.
Chez Claude
Ver essa foto no Instagram
No Chez Claude, que tem uma unidade no Itaim, em São Paulo, e outra no Leblon, no Rio de Janeiro, o menu oferece porções menores que podem ser compartilhadas. Uma boa pedida, para duas pessoas, são quatro pratos, entre massas, risotos, carnes, peixes e frutos do mar, para duas pessoas. O chef Claude Troigros se inspirou em sua casa para criar o ambiente do restaurante, com a cozinha aberta ao público, para que se possa acompanhar o preparo dos pratos.
Kazuo
Ver essa foto no Instagram
O menu do Kazuo, localizado no Jardim Europa, une as tradições e técnicas orientais para uma proposta que traz o equilíbrio entre o sushi bar e a cozinha quente. A carta de bebidas, assinada por Alex Sepulchro, tem o objetivo de completar a experiência do menu elaborado pelo chef Kazuo Harada em todos os detalhes. São oferecidos desde os champagnes, brancos, rosés e tintos, até os mais premiados saquês japoneses em suas diversas categorias. O ambiente exibe arquitetura típica do Japão e as paredes são decoradas com obras inspiradas na cultura do país.
LEIA MAIS:
- 6 rooftops para curtir os dias ensolarados
- Pequenos produtores da Serra da Mantiqueira dominam o mercado com técnicas artesanais
- Carla Pernambuco lança nova temporada do projeto Gastro Pop
De Segunda
Ver essa foto no Instagram
O De Segunda, situado no Itaim, dos chefs Júlia Tricate e Gabriel Coelho, é definido pela cozinha brasileira sem regras e sem rótulos. “Cultivamos o conceito de ‘comida para compartilhar’, com pratos que, por vezes, são revisitações de receitas clássicas e de família, mas que sempre transmitem nosso ponto de vista e background’, compartilham os chefs. O preparo das receitas com ingredientes frescos, variados e sazonais favorecem um menu criativo, flexível e que está em constante mudança.