7 destinos para festejar durante o Carnaval

Com blocos, festas e ótimas opções de hospedagem, cidades brasileiras planejam grandes programações para o feriado

Pexels/Florencia Potter

O Carnaval é um dos feriados mais aguardados pelo brasileiro. Há quem diga que o ano só começa de verdade após a festividade — que, em 2024, acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, contando sábado, domingo, segunda e terça-feira. Sendo assim, com a data se aproximando, já está mais do que na hora de decidir onde festejar (e é possível fazer isso bem pertinho de casa ou a algumas horas de voo).  

 

Confira, na lista a seguir, os sete melhores destinos para curtir os festejos. Além de uma programação intensa de bloquinhos, festas e shows, essas capitais também oferecem ótimas opções de hospedagem. A Versatille destacou algumas para ajudar na sua organização de viagem. Aproveite!  

 

LEIA MAIS:

 

Salvador (BA) 

 

Mario Pais Cie

 

Carnaval na Bahia é um clássico que nunca sai de moda. Em Salvador, a prefeitura aguarda grandes festas e planeja concentrar o início da comemoração no centro histórico da capital baiana. Esse ano, a abertura oficial, com shows de personalidades como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, não acontecerá no Farol da Barra, mas sim na Praça Castro Alves, perto do Pelourinho. Torna-se, então, mais interessante se hospedar na região — para quem não conhece a capital baiana, ainda é uma ótima oportunidade para conhecer toda a história que permeia o centro de Salvador.  

 

Uma boa opção de hospedagem por ali é o Fera Palace Hotel, que leva seus hóspedes a uma viagem no tempo por meio da arquitetura dos anos 1930, década de sua construção. O edifício monumental tem fachada tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo composto por 230 adornos externos originais e 640 janelas de madeira maciça.  

 

Belo Horizonte (MG)  

 

Malcoln Oliveira

 

Belo Horizonte promete bater recordes com seu Carnaval de rua de 2024. A prefeitura já cadastrou o maior número de blocos de todos os tempos: 536, com previsão de 580 desfiles. São mais de R$ 35 milhões investidos na folia, com muita preocupação em pontos de apoio com água, para lidar com o calor previsto para a data. Para os apaixonados por Carnaval que ainda não conhecem a cidade, essa é uma oportunidade perfeita para viajar até a capital mineira. Blocos como Baianeiros, Beiço do Wando, Volta Belchior e BackStreet Bloco são algumas opções ao longo dos dias de festa.  

  

Já quanto à hospedagem, o Fasano Belo Horizonte faz um ótimo trabalho quando se trata de oferecer o conforto e o descanso necessários para quem está vivendo dias de muita festa e agitação. Um verdadeiro aconchego entre a extensa programação carnavalesca da cidade.  

 

Trancoso (BA) 

 

Unsplash/J. Balla

 

Fora da rota das capitais, mas ainda em solo baiano, Trancoso é conhecida por oferecer boas festas ao longo do ano. Durante o réveillon, os turistas chegam em massa para aproveitar a virada com muita música e comida boa. No Carnaval não é diferente. Mais uma vez a cidade está preparada para receber foliões em busca de festas para curtir o feriado — algumas acontecem no Quadrado Histórico, enquanto outras se concentram em beach clubs ou festas fechadas pela região, como a S.O.M. Festival 2024, que acontece entre os dias 9 e 13 de fevereiro.  

 

Entre uma programação e outra, no entanto, pode ser interessante ficar hospedado em um hotel pé na areia como a Pousada Estrela D’Água. Aproveitar as suas dependências durante o dia é uma excelente forma de se preparar para as programações noturnas.  

 

São Paulo (SP) 

 

Pexels/Caroline Cagnin

 

Em 2024, São Paulo se prepara para receber um número de foliões superior ao do ano passado, que reuniu 15 milhões de pessoas em seus famosos bloquinhos de rua. Ainda em clima de festa pela comemoração de seus 470 anos, a capital espera 637 desfiles de blocos, 22 a mais que em 2020, ano do maior carnaval da história da cidade. Bloco Me Viram no Ipiranga, Vai Quem Quer e Filhos de Gil são alguns que já estão programados para os dias de feriado.  

 

Para quem está de passagem, há diversas opções de hospedagem. Entre elas, o clássico Palácio Tangará, que fica mais afastado do centro, em uma espécie de refúgio cercado pela natureza bem no coração da capital. Uma boa opção para quem busca recarregar as energias entre as festas do feriado. Outras boas escolhas são o JW Marriott Hotel São Paulo, primeiro empreendimento de luxo da Marriott International na capital paulista, e o Renaissance São Paulo Hotel, que fica próximo à Avenida Paulista. Ambos com ótima estrutura e localização.  

 

Rio de Janeiro (RJ) 

 

Pexels/Florencia Potter

 

Mais um clichê de Carnaval, o Rio de Janeiro está preparado para bater o recorde dos megablocos — aqueles que costumam reunir mais de 100 mil pessoas. Serão dez megablocos espalhados pela cidade. O Bloco da Anitta e o Fervo da Ludmilla são dois fortes exemplos. Desde o início de fevereiro, a cidade maravilhosa já conta com programações para todos os gostos e níveis de folia.  

 

Para quem quer viver o feriado com essência carioca, vale recomendar mais um clássico da capital: o Copacabana Palace. O icônico hotel fica de frente para a praia de Copacabana e ainda possui a sua própria festa de Carnaval: o icônico Baile do Copa, que neste ano acontece dia 10 de fevereiro. Inspirado nos principais movimentos artísticos vanguardistas franceses, a festa de 2024 adota o tema “EXTRAVANGARDE!” – uma fusão das palavras “extravagância” e “avant-garde”. Os ambientes do hotel se transformarão em expressões visuais dos movimentos Dadaísmo, Surrealismo, Expressionismo e Cubismo.  

 

A noite fica ainda mais marcante com o show exclusivo da cantora Emanuelle Araújo e as apresentações especiais do tradicional Cordão do Bola Preta, um dos blocos mais antigos do Rio de Janeiro. Para completar, as DJs Carol Emmerick e Marisa D’Amato animam a pista. Além da experiência carnavalesca, o baile oferecerá um buffet exclusivo elaborado pelo chef italiano Nello Cassese e sua equipe de banquetes. Os convidados podem desfrutar de opções clássicas e exclusivas da culinária brasileira e internacional e os bares estrategicamente posicionados oferecem um full open bar de rótulos premium. 

 

Recife (PE) e Olinda (PE)  

 

Unsplash/Datingjungle

 

Recife também espera receber muitos visitantes no Carnaval de 2024. A cidade estendeu suas festas até quinta-feira, 15 de fevereiro, e ampliou para 3 mil o número de atrações disponíveis — no ano passado, eram 2.800 atrações. Já Olinda, além dos tradicionais desfiles de blocos nas ladeiras, terá 7 polos de shows espalhados pela cidade — entre as atrações previstas, estão Nação Zumbi, Pitty, Mart’nália e Alceu Valença. Segundo o prefeito de Olinda, a expectativa é atrair 4 milhões de pessoas durante a festividade.  

 

Recife e Olinda ficam a cerca de 10 km de distância, então é possível aproveitar os dois locais em uma mesma viagem. Na capital pernambucana, o Bugan Hotel Recife by Atlantica, de frente para a praia de Boa Viagem, pode ser uma boa opção de hospedagem. Já no município histórico, que é Patrimônio da Humanidade, hospedagens como o Hotel 7 Colinas, localizado no coração do centro, são uma ótima escolha.  

 

Jurerê (SC) 

 

Divulgação Posh Club

 

Famoso bairro em Florianópolis, Santa Catarina, Jurerê, por si só, já é uma boa escolha de destino quando se trata de Carnaval. Com direito a praia, restaurantes badalados e festas, o local é conhecido pela agitação. E foi pensando nisso que a Posh Club anunciou uma superprogramação de Carnaval: serão quatro noites – de 9 a 12 de fevereiro – com atrações internacionais como Jack-E, Marten Lou e Carlita. A programação começa no dia 09 de fevereiro com a tradicional festa Umbrella, reunindo os DJs Edo Krause e Pedro Freitas, sócios da Posh. A noite conta ainda com discotecagem de Dyve & Moser.  

 

Para se hospedar nas redondezas, o IL Campanario Villaggio Resort pode ser a opção perfeita. A localização propicia aos hóspedes proximidade às melhores atrações da praia. Além disso, sua estrutura – com três piscinas, restaurantes, bares e sauna – oferece mais do que o necessário para um descanso completo entre uma festa e outra.  

 

Por Beatriz Calais