12 novos restaurantes e bares para conhecer em São Paulo

Estabelecimentos possuem estilos de cozinhas variados e oferecem experiências inéditas na cidade

Atzi (Foto: Divulgação)

No final de abril, a Versatille fez uma matéria listando os estabelecimentos que haviam sido inaugurados em São Paulo. Como a cidade realmente não para de anunciar novidades, os consultores gastronômicos Andre Rodrigues, dono da Loudtt, e Dany Simon — mais conhecido como Dany, the Simon —, falaram sobre esse movimento de inaugurações intensas na cena gastronômica paulistana.  

 

Na época, eles falaram sobre mudanças de comportamento pós-pandemia e revelaram que essa provavelmente não era uma movimentação com data de validade estipulada. Como prova dessa visão, apenas três meses depois a capital já está repleta de novidades gastronômicas novamente.  

 

LEIA MAIS:

 

A Versatile listou restaurantes e bares que foram inaugurados recentemente e adicionou um bônus com estabelecimentos que ainda não divulgaram data de abertura, mas estão próximos de abrir as portas para os consumidores. Confira a seguir:  

 

Pappa Bar 

 

(Foto: Ricardo D’Angelo)

 

Sob o comando do chef carioca Pedro Mattos e os sócios Aloísio Bayde e Guto Lopes, o Pappa Bar foi inaugurado na segunda quinzena de junho e propõe um mix cultural interessante, explorando as cozinhas da Itália, da Espanha, da França e da Ásia. O menu, dividido em cinco passos complementares, propõe uma degustação à moda do comensal. A ideia é que os comensais compartilhem as opções de beliscos, crudos, entradas e sobremesas — assim fica ainda mais fácil provar de tudo um pouco. Os pratos principais, no entanto, são individuais, para que se aprecie um momento único.  Todas as etapas do cardápio também possuem uma intensa harmonia com a carta de drinques da casa, que é assinada pelo premiado Tai Barbin.  

 

Serviço: Alameda Lorena, 1386, Jardins, São Paulo  

 

Domo Bar 

 

(Foto: Reprodução Instagram)

 

Na última matéria da Versatille sobre as novidades da capital paulista, o consultor gastronômico Dany alertou sobre a inauguração do Domo Bar, que estava em vias de chegar à cena gastronômica da cidade. No início de julho, a ansiedade finalmente acabou e a casa foi inaugurada. Com o comando de Flávio Seixlack e Rodolfo Herrera, do Takko Café, junto a Denis Fujito, o bar segue uma premissa única. Em sua descrição no Instagram, diz que é um espaço para “Ouvir, Beber e Comer”.  

 

Autodenominado como um bar de audição, a ideia é que a música seja tão protagonista quanto a bebida e a comida. Não há pista, mas sim um sistema de som de alta fidelidade que foi projetado para ser acompanhado à mesa ou ao balcão. Para honrar essa estrutura, a casa possui uma agenda intensa com a presença de DJs e beatmakers para todos os gostos. Já na cozinha, quem está por trás do menu é o chef Pedro Pineda, também responsável pelo Takko Café.  

 

Serviço: Rua Major Sertório, 452, São Paulo  

 

Atzi 

 

Luana Sabino e Eduardo Ortiz  (Foto: Divulgação)

 

Quase três anos após abrir o premiado restaurante paulistano Metzi, o casal de chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz anunciou sua nova empreitada para começar o mês de julho da melhor forma possível: a taqueria Atzi. Instalada no coração da Vila Madalena, a casa é focada num dos pratos mais populares do México e tem proposta informal.  

 

Sem garçons, os pedidos devem ser feitos diretamente no caixa e retirados no balcão. O menu fixo é formado por cinco tacos clássicos, mas também há opções como os tacos especiais, as porções para acompanhar e os drinques da casa. Por último, mas não menos importante, o cardápio ainda inclui os tacos “vampiros”, que são colocados na grelha e recebem diversos queijos. Ao derreter, ficam em um formato que remete aos morcegos. 

 

Serviço: R. Mourato Coelho, 1233, São Paulo 

 

Merenda da Cidade 

 

(Foto: Mauro Holanda)

 

Junho foi um mês especial para os chefs Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda, que inauguraram o Merenda da Cidade. Sempre em busca de oferecer comida com qualidade e preço justo, inclusive aos colaboradores e parceiros dos restaurantes, os chefs resolveram abrir as portas do refeitório dos funcionários do grupo, no Centro de São Paulo, para que todos pudessem provar o almoço diário de quem está por trás do 12º melhor restaurante do mundo, segundo o The World’s 50 Best Restaurants.  

 

Assim nasceu o Merenda da Cidade, restaurante onde é possível experimentar pratos típicos da cozinha cotidiana brasileira. Virado à Paulista, bife à rolê, estrogonofe, massa à bolonhesa, peixada, feijoada e macarrão com frango estão no menu da casa, que abre todos os dias da semana, somente para almoço. Preparadas com ingredientes como verduras e legumes do Sítio Rueda e porco caipira de criação própria, as refeições custam R$ 40. 

 

Serviço: Rua Epitácio Pessoa 98, Centro, São Paulo 

 

Noma Sushi 

 

(Foto: Neuton Araújo)

 

O último mês também marcou uma nova fase para o Noma Sushi, que saiu dos Jardins e escolheu a Avenida Brigadeiro Faria Lima para reabrir as portas na capital paulista. O menu da casa foi criado a quatro mãos pelo chef-executivo Rafael Portes, responsável por todas as operações do Grupo Noma, e pelo chef Fernando Nagao, com passagens pelo Osaka Nikkei e pelo Tatá Sushi.  

O Noma Sushi faz parte do Grupo Noma, que já reúne 16 marcas localizadas em Florianópolis, Itajaí e São Paulo. 

 

Serviço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3400, Itaim, São Paulo 

 

Mia Crudo e Pasta 

 

(Foto: Julia Rodrigues)

 

Inaugurado no 3º andar do Shops Jardins, o Mia Crudo e Pasta é o mais novo restaurante italiano da capital. O espaço é uma aposta do Grupo Makoto – que abrange os já consolidados Makoto Brasil e Kaspia Brasil – e apresenta um menu composto por pratos leves e refrescantes que buscam transmitir a essência italiana. Os pratos foram elaborados por um dos sócios do empreendimento, que viveu na Itália e teve um intenso contato com produtores locais e famílias tradicionais.  

 

Sob o comando da chef Fabiana Agostoni, que também está por trás da cozinha do Kaspia, o cardápio da casa é ideal para compartilhar, com seleções de carnes e peixes frescos e diversas opções de massas tradicionais, como spaghetti pomodoro e stracciatella, penne pesto e pappardelle de ragu, além de entradas como carpaccio de atum, pizza e caprese.  

 

Serviço: Shops Jardins, Rua Haddock Lobo, 1626 – 3o andar – Cerqueira César, São Paulo 

 

Xepa 

 

(Foto: Reprodução Instagram)

 

Faz pouco tempo que o Xepa abriu as suas portas, mas seu sucesso já parece consolidado. Com as redes movimentadas e a presença de diversas figuras da internet, a nova casa do chef Lierson Mattenhauer Jr — que também é conhecido por participar do podcast do Jovem Nerd, o Nerdcast — é focada em preparos no fogo e possui um cardápio diverso que vai de hambúrguer a tábua de carnes. O estabelecimento também segue o conceito de um “Rango Honesto”, o que Lierson explicou em uma nota de divulgação para a imprensa: “Não é só sobre não esfolar o bolso, mas também diz muito sobre uma comida feita com amor, bem servida, equilibrada, com bons insumos frescos, bom custo x benefício e que alimenta a alma”.  

 

Serviço: Rua Jaguaribe, 529 – Santa Cecília, São Paulo 

 

T.T Burger 

 

(Foto: Reprodução Instagram)

 

No dia 17 de maio, o bairro do Itaim Bibi recebeu a primeira loja do Grupo T.T. em solo paulistano. Comandado pelo chef Thomas Troisgros, o empreendimento desembarcou na cidade com as marcas T.T. Burger, Três Gordos e o Tom Ticken — embora as duas últimas estejam disponíveis apenas para entrega via delivery. Os lanches tradicionais do cardápio do T.T Burger estão disponíveis para consumo na loja e já movimentam os apaixonados por hambúrguer da região.  Nos próximos meses, o grupo promete chegar a Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.  

 

Serviço: T.T. Itaim: Rua Pais de Araújo, 137 – n°28; Jardim Paulista, São Paulo 

 

La Poêle 

 

(Foto: Divulgação)

 

Recentemente, o La Poêle abriu as portas na região do Jardim Europa e se apresentou como um bistrô que se divide entre as culinárias francesa e italiana. A casa é comandada pelo casal Marcio Paschoal e Angelica Alves, cuja trajetória gastronômica começou na pandemia, quando decidiram juntos abrir um restaurante de delivery especializado em risotos. Realizando o sonho do espaço físico, o La Poêle possui um salão com bar e uma varanda externa com agradável vista para a rua. Já quanto ao cardápio, a inspiração é franco italiana e de bom custo-benefício, com destaque para as receitas de família da casa.  

 

Serviço: Rua Emanuel Kant 25, Jardim Europa, São Paulo  

 

Locale Ristorante 

 

(Foto: Divulgação)

 

O Grupo Locale, comandado pelos irmãos Gabriel e Nicholas Fullen, acaba de inaugurar o Locale Ristorante, que chega para completar o que faltava nas duas outras operações vizinhas: um foco especial na arte de compartilhar. Com o objetivo de oferecer uma experiência mais interativa e completa aos visitantes, a casa proporciona um cardápio com pratos em porções menores — assim, todos conseguem provar o máximo possível em uma única visita. No menu, também se destacam as proteínas, que são preparadas na brasa à carvão, com acompanhamentos pensados para cada um dos cortes. 

 

Serviço: Rua Manuel Guedes, 375, Itaim Bibi, São Paulo  

 

Bar dos Cravos  

 

(Foto: Reprodução Instagram)

 

Inaugurado em maio, o Bar dos Cravos é uma sociedade entre o designer André Altman, o advogado Iagui Bastos, o cineasta Paulo Colares e o administrador Bruno Oliveira. Instalado em um imóvel de 300 metros quadrados, o espaço foi criado para oferecer uma coquetelaria autoral com uma cozinha de bar inspirada na gastronomia portuguesa. A mixologista Stephanie Marinkovic está por trás dos drinques da casa, enquanto o menu é comandado e assinado pelo chef Guto Cavanha. 

 

Serviço: R. Osório Duque Estrada, 41 – Paraíso, São Paulo 

 

Feriae 

 

(Foto: Helena Rubano)

 

Foi na busca por um projeto que contribuísse na redução do impacto da alimentação no meio ambiente que o empresário Pedro Bresser e o chef colombiano Mario Panezo se uniram para criar, do zero, o conceito do Feriae, novo restaurante da agitada região do Baixo Pinheiros.  

 

Baseada em uma cozinha sazonal e com aproveitamento total dos alimentos — que são adquiridos, em sua maior parte, de pequenos produtores locais orgânicos —-, a casa tem como objetivo provar que é possível unir consumo consciente, sustentabilidade e sabor sem abrir mão do prazer de se reunir ao redor da mesa. O restaurante abre ao público no dia 27 de julho. No entanto, até o dia 31 de Agosto, a casa funcionará apenas para o jantar. 

 

Serviço: R. Padre Carvalho 171, Pinheiros, São Paulo  

 

Bônus: Eles ainda não possuem data de inauguração, mas estão chegando ao mercado (ou reabrindo):  

 

– Cordial, novo bar do grupo Santana Bar 

 

– TUJU, casa de Ivan Ralston que será guiada pelo TUJU Pesquisa, dirigido por Katherina Cordás 

 

– Sororoca Bar, um misto de restaurante, peixaria e bar regido pela dupla Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia e Lobozó) e Gustavo Rodrigues (Lobozó) 

 

– AK Deli, uma deli judaica de inspiração nova-iorquina comandada por Andrea Kaufmann 

 

– AIÔ restaurante, irmão do famoso Mapu Baos e Comidinhas 

 

– Trattoria, nova casa do chef Luiz Filipe Souza, do Evvai  

 

– L’Avenue, o famoso restaurante parisiense desembarcará em solo brasileiro 

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.