Varejistas se unem em prol da moda responsável no Brasil

A inciativa ModaComVerso conta com um programa de auditoria abrangente, liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil

Karina Almeida, modelista, posa à frente de fundo preto
Karina Almeida, modelista (Fernanda Tricoli)

Na última quinta-feira, 16 de setembro, foi lançado o ModaComVerso, movimento que busca impulsionar uma cadeia ética, humana e transparente, além de informar, engajar e conscientizar a sociedade. A iniciativa é o resultado da união de grandes empresas do varejo, da indústria têxtil e de confecção. Além disso, representa um marco no monitoramento do ciclo de produção, em prol da responsabilidade social na moda brasileira.

 

LEIA MAIS:

 

O esforço setorial é liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa o varejo de moda nacional desde 1999 e desenvolveu, em 2010, um programa de auditoria abrangente com o intuito de monitorar os diversos elos da cadeia de fornecimento, reconhecer as boas práticas, alertar sobre os problemas e focar nas soluções.

 

Empresas como Arezzo & CO, C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti Group, Extra, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo, aderiram ao movimento e já estão exibindo a logomarca em suas comunicações.

 

Rogério Lemos, conferente de tecidos, posa à frente de fundo preto

Rogério Lemos, conferente de tecidos (Fernanda Tricoli)

 

O ModaComVerso firma o Programa ABVTEX e pretende dar luz aos esforços já empreendidos pelos varejistas signatários. De 2010 a 2020, foram realizadas 42.930 auditorias, sendo 3.526 empresas aprovadas em 615 municípios de 19 estados brasileiros, o que beneficiou mais de 352 mil trabalhadores diretos na produção, os quais tiveram seus direitos garantidos e atuaram em condições de saúde e segurança adequadas.

 

Beatriz Pereira, costureira posa à frente de fundo preto

Beatriz Pereira, costureira (Fernanda Tricoli)

“O movimento é uma iniciativa de responsabilidade social compartilhada, em que nós, como associação setorial, impulsionamos o desenvolvimento responsável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto aos varejistas e seus fornecedores nacionais e subcontratados, os monitorando com o propósito de ter uma cadeia totalmente comprometida com as boas práticas socioambientais e cumprimento da legislação. Buscamos também conscientizar o consumidor sobre seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável”,  afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. 

 

LEIA MAIS:

 

As empresas varejistas interessadas em participar do movimento devem ser associadas à ABVTEX e participar do Programa ABVTEX, além de garantir que 100% de seus fornecedores nacionais sejam aprovados por ele.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.