Três galerias brasileiras marcam presença na ARCOmadrid 2023
Entre 22 e 26 de fevereiro, uma parte da arte do Brasil estará exposta em Madrid, capital espanhola
Com mais de 30 anos de atuação em Madrid, na Espanha, a ARCOmadrid é reconhecida como uma das principais feiras do mercado mundial de arte contemporânea. Em 2023, após anos de paralisação por conta da Covid-19, o evento tem a expectativa de alcançar números pré-pandêmicos extremamente positivos, com uma espera de cerca de 90 mil visitantes entre os dias 22 e 26 de fevereiro.
Dedicada à promoção e divulgação de expressões artísticas contemporâneas diversas, a 42ª edição da feira será agraciada com três galerias brasileiras responsáveis por colocar a arte nacional em destaque. Jaqueline Martins, Mendes Wood DM e Vermelho integram a seção “Nunca lo Mismo” — ou “Nunca o Mesmo”, em tradução livre para o português —, que destaca as formas, práticas e sensibilidades da arte latino-americana. Mais de 200 expositores, de 36 países diferentes, fazem parte desta seção.
LEIA TAMBÉM:
- Valentine’s Day: 7 livros românticos escritos por autores nacionais
- Por que a família real britânica gera tanta curiosidade ao redor do mundo
- 5 filmes e séries que mostram a vida dos chefs de cozinha
As três galerias brasileiras são membros do projeto “Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad”, uma parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, o projeto conta hoje com mais de 60 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1.800 artistas.
A seguir, conheça mais detalhes sobre as galerias Jaqueline Martins, Mendes Wood DM e Vermelho, que estarão representando o Brasil na ARCOmadrid 2023:
Galeria Jaqueline Martins
A galeria, localizada em São Paulo, na Vila Buarque, propõe diálogo inédito com Hudnilson Jr, um dos mais emblemáticos artistas de sua geração, influenciando toda a cena artística brasileira — não apenas por meio de sua produção individual, entre as décadas de 1970 e 2000, mas principalmente por seu papel ativo como personalidade catalisadora de coletivos e exposições experimentais. A Jaqueline Martins também destaca o trabalho de Lia D Castro, cuja prática artística incorpora muita intimidade com os temas que relata. Suas pinturas, fotografias e desenhos são resultado de um longo período de relacionamento com seus retratados.
Mendes Wood DM
Também paulistano, da região da Barra Funda, a galeria Mendes Wood DM apresenta uma seleção de artistas que fazem parte do seu portfólio, incluindo os brasileiros Maria Auxiliadora, Castiel Vitorino Brasileiro, Paulo Monteiro, Paulo Nimer Pjota, Solange Pessoa, Marina Perez Simão e Lucas Arruda, que estará em Madrid também com a exposição individual “Assum Preto”, curada por Hans Ulrich Obrist.
Galeria Vermelho
No Higienópolis, bairro de São Paulo, a Galeria Vermelho propõe um diálogo entre os artistas Marcelo Moscheta e Iván Argote, com suas mais recentes produções. Combinando texto e imagem, cada artista utiliza a superposição como método narrativo.
Por Redação