Ícone do site VERSATILLE

Arte contemporânea de Takashi Murakami floresce em parcerias na quarentena

Por Sofia Tremel e Raquel Drehmer

 

Takashi Murakami é um desses artistas que não param. Faça chuva ou faça sol, em quarentena por causa de coronavírus ou não, lá está ele produzindo. Aos 58 anos, o japonês é conhecido por seu trabalho de arte contemporânea super colorido, pelos mascotes sorridentes e pelas collabs com nomes do quilate de Kanye West, Billie Eilish e… Hello Kitty.

 

A pandemia de Covid-19 aplicou-lhe dois sustos. Primeiro, já em abril, muitos projetos tiveram que ser interrompidos devido à dificuldade de viajar para outros países. Depois, em junho, Murakami anunciou que sua galeria/organização fechava as portas devido à crise financeira causada pela doença em todo o mundo.

 

Os contratempos não foram suficientes para tirar seu ânimo. O artista criou novos projetos para substituir os que foram congelados e articulou parcerias para continuar criando e, claro, levantar fundos para reerguer sua galeria/organização em Tóquio. Um dos trabalhos mais recentes é o cartaz para o Black Lives Matter, que ele carrega na foto acima e será leiloado, com toda a verba destinada ao movimento.

 

Confira, a seguir, o que Takashi Murakami vem fazendo nestes meses de quarentena.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Takashi Murakami x Hello Kitty – parceria com a Sanrio

 

No dia 8 de julho, Murakami anunciou em seu Instagram que está trabalhando em uma collab com a Sanrio que resultará em uma linha de produtos e acessórios com Hello Kitty como tema. Por enquanto não há detalhes de peças, mas a novidade, por si só, já deixou animadíssimos os adoradores da gatinha em todo o mundo.

 

Jóias coloridas com as assinaturas de Murakami, J Balvin e Ben Baller

Também no começo de julho foram divulgadas para o mundo fotos das jóias feitas em parceria entre Murakami, o joalheiro-celebridade Ben Baller e o cantor colombiano J Balvin. Intitulada “Colores”, a coleção é composta por pingentes de ouro 18K incrustados de cristais e pedras preciosas coloridíssimas.

 

 

LEIA TAMBÉM: 

Murakami ilustra o hip hop de Kanye West e Kid Cudi

Os rappers Kanye West e Kid Cudi trabalharam juntos no projeto “Kids See Ghosts” em meados de 2018, o que rendeu um álbum homônimo. Em 2020, a super dupla convidou Murakami – de quem West já era declaradamente fã – para dirigir e animar a série “Kids See Ghosts: Animated Series”. O trailer está pronto:

 

 

Billie Eilish se enturma com Murakami

Uma amizade que começou por troca de mensagens via Instagram virou uma parceria de sucesso entre Billie Eilish e Takashi Murakami. Depois do clipe de “you should see me in a crown, música dela com vídeo dirigido por ele e lançado em 2019, em maio deste ano saiu a collab de roupas da dupla. Trata-se de uma coleção exclusiva da UNIQLO com camisetas e chapéus.

 

 

Murakami para o Dia da Abelha 2020

Ligado a questões ambientais, o artista japonês uniu forças com a marca de roupas nova-iorquina Pangaia, que produz peças orgânicas e eco-friendly, para celebrar o Dia da Abelha 2020. A coleção-cápsula traz camisetas e moletons ilustrados por Murakami e foi financiada pelas companhias Bee The Change e Milkywire. O dinheiro das vendas será doado para a proteção e preservação de espécies de abelhas vulneráveis e ameaçadas de extinção.

 

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Supreme e Murakami contra o coronavírus

Apesar da falência de sua própria galeria/organização devido à crise do coronavírus, Murakami resolveu usar sua arte para ajudar quem está em uma situação muito mais vulnerável. Em conjunto com a marca de streetwear Supreme, o artista criou uma camiseta estampada com um desenho original e exclusivo, cuja verba das vendas foi integralmente doada para a HELP USA. A instituição, que vem ajudando famílias dos Estados Unidos, recebeu um total de US$ 1.052.040,00 (cerca de R$ 5,6 milhões, em conversão do dia 20/07/2020).

 

 

Nas mãos de Murakami, filtros de café usados = arte

Sabe aqueles filtros de papel que usamos para coar café e jogamos fora? Nas mãos de Takahi Murakami, esse tipo de material vira arte. Veja só o que ele criou:

 

 

Os prints foram feitos sobre cerca de 700 filtros de café usados, secos e passados a ferro. Assim que estiverem à venda, serão itens de colecionador!

 

 

Fotos: Divulgação / Reprodução Instagram Takashi Murakami

Sair da versão mobile