SP-Arte realiza sua primeira edição em ambiente digital
O maior festival de arte da América Latina reúne galerias, coletivos e debates na SP-Arte Viewing Room – feita especialmente para o online
Por Maria Alice Prado
Em tempos de se reinventar e propor novas formas de pensar o mundo, a SP-Arte mostra por que carrega o título de maior feira de arte da América Latina. Seguindo o padrão de outros grandes eventos internacionais, entre os dias 24 e 30 de agosto acontece a primeira edição da SP-Arte Viewing Room – pela primeira vez em ambiente digital.
O evento online reúne mais de 130 galerias do circuito nacional e internacional, que poderão apresentar até 30 obras de arte moderna e contemporânea de um ou mais artistas.
A feira tradicional deveria ter acontecido em abril, mas foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19. O imprevisto fez com que o evento investisse no que a arte faz de melhor: inovar.
LEIA TAMBÉM:
- OSGEMEOS pelo mundo: Coreia do Sul abriga exposição dos artistas brasileiros
- Perpetual Music: projeto da Rolex apresenta concertos online e gratuitos
- Gaggenau Galeria apresenta nova ambientação assinada por Claudia Issa
- Estética cinematográfica de Wes Anderson ganha inusitado livro de viagem
- Séries x coronavírus: como estão os trabalhos de 7 grandes atrações
(clique nas imagens para ampliar)
Interação entre galerias e público
Todas as obras foram desenvolvidas exclusivamente para o universo online. Neste formato, cada galeria possui uma página personalizada com um sistema de navegação especial, que conta com ferramentas de interação entre instituição e espectadores. Imagens de detalhes, vídeos e áudios complementam a experiência de cada obra.
A programação do SP-Arte Viewing Room será aquecida com a presença de revistas especializadas, projetos especiais e nomes de destaque da arte contemporânea. Haverá discussões sobre questões centrais do atual cenário artístico por meio de lives, visitas online a ateliers, performances virtuais e muito mais.
LEIA TAMBÉM:
- 6 livros favoritos de grandes personalidades para inspirar suas leituras
- Onde assistir às principais séries indicadas ao Emmy 2020
- 9 livros – de romances leves a histórias marcantes – para atualizar sua biblioteca
Temática contemporânea e novos expositores
A SP-Arte digital busca representar o papel de uma plataforma de fomento cultural em um momento em que a cultura do país passa por uma grave crise de apoios. Temas como a situação dos negros e das mulheres no Brasil, a violência e os desastres ecológicos terão grande espaço na programação.
O arquiteto Claudio Libeskind foi convidado para fazer ilustrações nas quais será possível ter uma ideia das dimensões das obras.
Participações de novos expositores renovam os ares da SP-Arte a cada ano, e a primeira edição do SP-Arte Viewing Room não será diferente. A feira conta com coletivos artísticos que estreiam como expositores, além de galerias do Chile, Peru e Reino Unido – e com as veteranas, é claro.
Expositores e demais informações podem ser consultadas no site da SP-Arte Viewing Room.
LEIA TAMBÉM:
- Arte contemporânea de Takashi Murakami floresce em parcerias na quarentena
- Cinema 2020: estreias de filmes canceladas ou adiadas pela pandemia
- 5 filmes da Netflix para curtir sem pressa