Rio Open 2023 segue para quartas de final com Carlos Alcaraz como favorito

Em busca do título de bicampeão, o espanhol de 19 anos enfrenta hoje o sérvio Dusan Lajovic

Carlos Alvaraz no Rio Open 2023
Carlos Alvaraz no Rio Open 2023 (Reprodução)

O Rio Open 2023, nona edição do único torneio ATP 500 do Brasil e maior torneio de tênis da América do Sul, está próximo do fim. Hoje (24), a partir das 16h, no Jockey Clube Brasileiro, serão disputadas as quartas de final do simples masculino e a semifinal das duplas. Em busca do título individual, oito tenistas se enfrentam no sétimo dia de torneio. Já nas duplas, o destaque é Marcelo Melo, que disputa às 19h30, a vaga na final como único brasileiro remanescente no torneio. Amanhã (25), a partir das 17h, acontecerão as semifinais do simples; e no domingo (26), às 17h30, a final.

 

LEIA MAIS:

 

O principal favorito ao título e atual campeão do torneio é o espanhol Carlos Alcaraz, que venceu o experiente italiano Fabio Fognini na noite de ontem (23) e garantiu seu lugar entre os oito melhores no Rio Open. O próximo rival de Carlitos será o sérvio Dusan Lajovic, o qual já enfrentou anteriormente duas vezes – sendo a última delas na semana passada em Buenos Aires – e o venceu em ambas. Os atletas jogarão hoje às 18h.

 

O primeiro ATP de Alcaraz foi no Rio Open, em 2020, quando tinha 16 anos, e recebeu um convite para a chave principal. Dois anos depois, ele levou o troféu do torneio, conquistando o primeiro título ATP 500 de sua carreira. Na sequência, somou outras vitórias, como o ATP 500 de Barcelona e US Open, até que assumiu o topo do ranking mundial.

 

 

O britânico Cameron Norrie, cabeça de chave 2 do torneio, enfrentará pela primeira vez o boliviano Hugo Dellien. Já o chileno Nicolas Jarry, vindo da fase de qualifying, também participará de um duelo inédito, contra o argentino Sebastian Baez. O último confronto de simples será entre os compatriotas espanhóis Albert Ramos-Vinolas e Bernabe Zapata Miralles. Na semifinal das duplas, o mineiro Marcelo Melo joga ao lado do colombiano Juan Sebastian Cabal, contra os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Marcelo Melo (@marcelomelo83)

 

Além dos jogos e treinos que acontecem nas nove quadras de saibro, sendo uma delas o estádio central, que tem capacidade para 6.200 pessoas, há uma área interativa, o Leblon Boulevard, com diversas atrações para o público, como stands, lojas e espaço gourmet. Entre os patrocinadores do evento está a Rolex, que tem Carlos Alcaraz como embaixador nesta edição do torneio.

 

A marca de alta relojoaria suíça é parceira do Rio Open desde a sua primeira edição e seu histórico com o tênis nasceu em 1978, quando se associou ao mais antigo e prestigioso dos torneios: o de Wimbledon. Em 1978, a Rolex se tornou Relógio Oficial do torneio de Wimbledon, o campeonato de tênis mais antigo do mundo. Desde então, a marca tem participado ativamente da evolução do esporte e testemunhado alguns dos momentos mais memoráveis da história do tênis, como partidas épicas e o nascimento de jogadores lendários.

 

Confira, amanhã (24), uma cobertura completa das semifinais nos stories da Versatille no Instagram.