Recomeçar com a mente renovada
A colunista Cristiane Coelho ressalta o quanto a permanência dos hábitos saudáveis, inclusive na dieta, é importante para a saúde e o bem-estar durante o ano inteiro
Mais um ano chegando ao fim, e novamente a lista de desejos sendo planejada para o ano que se aproxima. Mas, afinal, o que tem nos separado da chegada ao destino? Falta de planejamento ou falta de consistência em executar as tarefas, pois é necessário recalcular a rota quando for preciso e reconstruir seus significados.
Em geral, os itens mais apontados na lista de ano-novo são saúde e bem-estar, mas, para alcançá-los, precisamos ter permanência de hábitos saudáveis, como: manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e ainda procedimentos com tecnologias inovadoras, que algumas pessoas optam por fazer, a fim de potencializar os resultados. Mas, lembre-se, cada meta deve ser realista e tangível e não impossível de ser alcançada. Não hesite em pedir ajuda quando necessário. Nem todos conseguem caminhar sozinhos. Profissionais fazem parte de uma grande rede de apoio.
LEIA MAIS:
- A Bienal mais feminina que já existiu
- A arte brasileira e sua presença marcante em NY
- Empatia que nos falta
É necessário introduzir, com alimentação e exercícios, atividades que despertem a criatividade e estimulem novos hábitos, como artes e dança, algo que seja prazeroso e que mude a rotina, assim como traga novas habilidades.
É importante conhecer comportamentos limitantes que sabotam a organização quanto às refeições, como chegar em casa cansado e não ter feito um bom planejamento ou ainda ter em casa excesso de alimentos ricos em carboidratos, como bolos e doces, que funcionam como gatilhos de prazer momentâneo, pois liberam dopamina e serotonina e criam ciclos repetitivos.
E por isso é fundamental aprender manejos de estresse diário, para melhorar a determinação e consistência das metas, e a meditação e técnicas de respiração ajudam no autocontrole. Outros aspectos, como a higiene do sono e a hidratação, também fazem parte das estratégias. O sono funciona como reparador de células cerebrais e do sistema imune, e por isso colabora tanto na execução das tarefas quanto na melhora da saúde, e a hidratação libera as toxinas do corpo, ajuda no transporte de nutrientes e aumenta a concentração. Também colabora na execução de todo e qualquer tipo de tarefa.
Para ter a mente renovada, precisamos manter bons hábitos e assim aprender a viver com um planejamento saudável. Afinal, uma etapa depende da outra. Desejo um ano-novo com a mente renovada e eficiente para todos nós!
Por Cristiane Coelho, médica nutróloga