Place Des Etats Unisby Stéphanie Coutas

Stéphanie Coutas é, primordialmente, uma devota do artesanato e savoir -faire, que também projeta espaços elegantes e aconchegantes. Ela funde, com sutileza, seu amor pelo belo artesanato e pelo romantismo para criar interiores neoclássicos e

Stéphanie Coutas é, primordialmente, uma devota do artesanato e savoir -faire, que também projeta espaços elegantes e aconchegantes. Ela funde, com sutileza, seu amor pelo belo artesanato e pelo romantismo para criar interiores neoclássicos e contemporâneos imbuídos de magia moderna.

Stéphanie cresceu na Ásia e passou a maior parte de sua infância no exterior em lugares estilosos que despertaram nela a paixão por belas casas e interiores.

Começou sua vida pro­ssifional na moda antes de abrir sua agência de design de interiores, 1001 maisons, em 2005, onde trabalhou com uma equipe de arquitetos, decoradores e designers para residências privadas, hotéis e iates, na França e no exterior. Todos os seus projetos apresentam linhas limpas combinadas com décor espetacular, tons nus com madeiras preciosas, veludo dévoré, vidro Murano e shagreen (pele de tubarão ou arraia, ou couro de animais, não curtido).

 

O design é também uma de suas paixões e, no Dia do Designer, no ano passado, Stéphanie apresentou a Cadeira Salamandra, feita em colaboração com o fabricante de móveis Henryot & Cie. Com forma neoclássica, assento estofado de couro branco adornado com um par de salamandras de arame, a cadeira incorpora a mobília haute couture que a designer sempre amou.

Sua nova residência, em Paris, foi completamente reformada e redesenhada por ela. Situada do lado oposto do Place des Etats Unis, a dois minutos de caminhada da famosa avenida Montaigne e do Champs Elysees, a reforma levou 18 meses de trabalho duro, com o objetivo de destacar a coleção de arte impressionante e extensa que ela vem acumulando através dos anos.

No projeto, o “savoir-faire” de Stéphanie aparece com riqueza de detalhes luxuosos, mantendo uma impressão de contemporaneidade bem estabelecida. O resultado é um ­at quente e aconchegante, ao mesmo tempo espetacular. Materiais e acabamentos são clássicos e elegantes em tons de preto e branco com acabamentos de bronze e cobre.

A começar pela entrada em opala branca com inserções de cobre ao motivo do teto, passando pelo saguão de recepção, a combinação de estilos clássicos de moldura, revisitados por meio de padrões modernos, dá um sentido novo ao espaço. A ideia principal é criar um saguão fluido e espaçoso que se funde com a área de recepção, criando a sensação de uma galeria de arte.

 “O ponto de partida do design do teto foi meu novo Chandelier Paris editado por Baccarat. A partir do primeiro círculo, comecei fazendo o design do resto do padrão. A segunda inspiração foi minha paixonite por um jovem artista fantástico chamado The Kid. Dei a ele ‘carte blanche’, e ele então veio a mim com dois retratos gigantescos. Apaixonei-me por eles. Queria criar imediatamente uma parede curva com luz negra para ter um efeito de flutuação e dar a impressão que eles estavam de frente um para o outro”, esclarece.

No restante da casa pode-se encontrar todos os toques da assinatura que a SC Edition Agency usa nos seus vários projetos no mundo todo. Muita construção em gabinetes feitos de materiais luxuosos, couro, seda, madeira, veludo, mármore, bronze, pedras semipreciosas, etc.

Como sempre, o design da casa traz sentimentos de conforto e paz para a alma. Todos os dormitórios são suítes e têm luxos de palácios cinco estrelas, tais como minibares, camas e roupas de cama de qualidade, banheiros e quartos de vestir separados.

Stéphanie Coutas está sempre procurando novos materiais, técnicas e acabamentos. Portanto, ela trabalha em parceria com muitos artesãos, principalmente na França e na Europa, para atingir os designs e os produtos da mais alta qualidade em seus projetos. O alvo principal da agência é desenvolver projetos únicos e exclusivos que excedam as expectativas de sua clientela internacional.

 

Home por Raphael Andrade | Matéria publicada na edição 91 da Revista Versatille

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.