Os 10 países mais perigosos do mundo para as mulheres
Onde o machismo tira vidas e limita as liberdades fundamentais
Absolutamente todo os países sofrem, de alguma forma, com o machismo. Quando falamos, no entanto, de risco para as mulheres, alguns países ainda se sobressaem, como mostra levantamento recente feito pela Thomson Reuters Foundation.
Segundo o estudo, que consultou 550 especialistas em assuntos das mulheres, nenhum país é tão problemático para elas quanto a Índia, que ainda não deu uma resposta satisfatória ao estupro coletivo e assassinato de uma estudante em Nova Délhi, ocorrido em 2013.
Logo atrás aparecem o Afeganistão – onde as mulheres ainda sofrem com os resquícios de restrições do governo talibã, derrubado em 2001 – e a Síria, com o seu pobre sistema de saúde em tempos de guerra civil e constantes casos de violência doméstica.
Os EUA, único país ocidental a aparecer no top 10, aparecem na lista por problemas parecidos aos do Brasil: estupro, assédio, coerção e insucesso em investigações de abuso.
O estudo, que analisou 193 países-membros da ONU, levou em conta fatores como: sistema de saúde, recursos econômicos, práticas tradicionais, abuso sexual e não sexual e tráfico humano.
Confira abaixo o top 10:
10. Estados Unidos
9. Nigéria
8. Iêmen
7. República Democrática do Congo
6. Paquistão
5. Arábia Saudita
4. Somália
3. Síria
2. Afeganistão
1. Índia