Novo normal? Invenções criativas para a convivência com o coronavírus

Designers encontram meios adaptados ao contexto da pandemia para tornar possível uma vida segura e mais próxima de nossa antiga rotina

Por Maria Alice Prado

 

A ideia de que ficaríamos em quarentena por pouco tempo parecia um sonho possível – no primeiro mês de pandemia. Bastaram algumas semanas e a evolução da transmissão do coronavírus para o mundo perceber que o distanciamento social será regra por um período mais prolongado do que esperávamos. Atentas, diversas empresas deram a largada para uma onda de invenções criativas para viabilizar o uso de espaços públicos preservando uma separação saudável entre as pessoas.

 

Selecionamos oito conceitos que se destacam entre as soluções para um mundo adaptado ao contexto da pandemia. Os acessórios singulares que podem nos acompanhar em uma volta à rotina no mundo fora de casa usaram a tecnologia atual, mas é curioso como algumas carregam referências centenárias – e até milenares – para sua criação. Será que você se anima a usá-los para poder ficar mais tempo em espaços públicos?

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Cápsulas de trabalho

 

 

Com as pessoas que não podem trabalhar de casa em mente, o arquiteto, designer de interiores e professor da Academia Árabe de Ciência e Tecnologia Mohamed M. Radwan desenvolveu o qworkntine – um sistema de cápsulas hermético para equipes de trabalho.

 

As cabines da apelidada “colmeia” possuem portas automáticas controladas por reconhecimento facial para evitar o contato das mãos, além de um sistema avançado de ventilação. A ideia é que a empresa possa manter o mesmo número de funcionários por metro quadrado, só que com distanciamento e segurança.

 

Vestidos com dois metros de diâmetro

 

(clique nas imagens para ampliar)

 

Os vestidos com dois metros de diâmetro, no estilo petticoat, da marca Multiply são no mínimo uma tendência curiosa. A inspiração para a peça é bem conhecida na moda: a medida faz referência aos vestidos de baile da época vitoriana.

 

A marca assegura que as peças são feitas de tecidos confortáveis, de fácil higienização e ainda contam com uma bolsa para carregá-las. E mais: alguns modelos podem ser usados na água. Sabemos que certamente a moda mudará em um mundo pós-pandemia, mas será que esta vai ser a peça da vez?

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Mesas dentro de casas em restaurante

 

 

O restaurante Mediamatic, em Amsterdã (Holanda), foi um dos pioneiros em soluções para o distanciamento social: algumas mesas agora ficam dentro de pequenas casas transparentes, que lembram adoráveis casinhas de boneca, ao longo do rio Oosterdok.

 

A invenção leva o nome francês de serres séparées, fazendo alusão a quartos íntimos em restaurantes para um jantar a dois mais romântico.

 

Assentos reversos em aviões

 

 

A Aviointeriors divulgou sua solução para quando viagens de avião voltarem a fazer parte da rotina das pessoas: assentos reversos. Intitulada janus, a proposta da empresa italiana faz referência ao deus romano Jano, de duas faces, símbolo das mudanças e transições – nome bem adequado a tudo que estamos vivendo.

 

A empresa garante que a versão atualizada dos assentos proporciona o máximo isolamento entre passageiros sentados um ao lado do outro.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Escudos para clientes em restaurantes

 

 

O designer Christophe Gernigon desenvolveu um aparato especial para quem não dispensa um jantar fora. Intitulado PLEX’EAT, o escudo protetor é feito de acrílico e programado para ser pendurado no teto dos estabelecimentos, em cima da cabeça dos clientes. Há também uma versão (limitadamente) coletiva, para pequenos grupos de companheiros de isolamento.

 

A curvatura na parte posterior é o que permite a entrada e a saída das pessoas. O designer informa que a estrutura é leve e de fácil higienização para as trocas de clientes.

 

Estruturas para relax ao ar livre

 

 

O projeto Mi casa, your casa tem história pra contar. A instalação foi inventada em 2014 como área interativa de um museu em Atlanta (EUA). Em 2017, passou por uma ressignificação para uma solução comunitária: serviu como abrigo para mexicanos que perderam seus lares após um terremoto. Nestes tempos de pandemia, as estruturas viraram item de utilidade social para as pessoas relaxarem ao ar livre e interagirem em uma distância segura.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Demarcadores de espaço individual na praia

 

 

A falta da calmaria e da beleza das praias está sendo sentida por milhares de pessoas ao redor do mundo. O coletivo de arquitetos JAJAxD, antenado à demanda, criou um kit que pretende assegurar as distâncias de segurança nos litorais em situação de estabilidade de contaminação. O beachbelt inclui um conjunto de elementos de suporte e uma fita colorida para integrá-los, permitindo que as pessoas demarquem seus espaço na areia.

 

Cabines individuais para treinos

 

 

Na tentativa de atrair os sedentos por academia, a Inspire South Bay, na Califórnia (EUA), instalou cabines individuais para os clientes. Quase como casulos de treino, as cápsulas possuem três metros de altura e dois de largura, e foram feitas com cortinas de chuveiro transparentes. Cada cabine também é equipada com halteres e um banco.

 

Fotos: Divulgação

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.