Naturais ou tingidos: 6 dicas para manter a cor e a hidratação dos cabelos ruivos

Dos tons de cobre ao vermelho vivo, saiba que cuidados tomar para ter o ginger perfeito

Por Gabrielle Torquato

 

Vermelho, cobre, borgonha. Seja qual for o tom, os cabelos ruivos não passam despercebidos. E não é para menos: esta cor vibrante está presente, de forma natural, em pouco menos de 2% da população mundial, pois faz parte de uma mutação genética. Logo, para aqueles que querem realizar o sonho de ostentar fios avermelhados, o jeito é apostar no tingimento.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Mas a coloração ruiva é diferente das outras e exige alguns cuidados especiais, principalmente para evitar o desbotamento. Por isso, convidamos o cabeleireiro Rodrigo Cintra, co-apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT), para dar dicas de como manter a saúde e a cor dos ruivos naturais ou tingidos.

 

Ruivos naturais

Unsplash

1. Identifique as necessidades do seu cabelo

Quando os fios são naturais, os cuidados não são tão diferentes de outros tons de cabelos. Os ruivos podem ter os mesmos problemas dos loiros, castanhos ou pretos: ressecamento, pontas duplas, frizz.

 

“Para a hidratação, indico uma vez por mês ir ao salão fazer um tratamento potente. Também é válido pedir para o seu cabeleireiro indicar produtos para usar em casa. Assim, você aposta no produto certeiro e não precisa ficar testando para ver o que funciona”, explica Cintra.

 

2. Aposte em produtos que potencializam a cor

Para manter a cor natural sempre viva, a receita é apostar em produtos antioxidantes, abusar do filtro solar capilar e evitar lavagens com água muito quente.

 

O Kit de tratamento Haskell Extend Color Vermelho Duo, por exemplo ajuda a intensificar a cor enquanto hidrata e sela as cutículas. Além disso, é rico em vitamina E, um importante antioxidante.

Divulgação

 

LEIA TAMBÉM:

 

3. Finalização é tudo!

“Invista em spray de brilho. Afinal, brilho nunca é demais. Além disso, use óleo de reparação para comprimento e pontas”, indica o hairstylist. Para manter o alinhamento dos fios, também vale sempre ter um leave-in ou CC Cream na bolsa.

 

Ruivos tingidos

Reprodução Instagram

 

1. Escolha a cor que mais combina com você

O primeiro passo antes de se tornar ruiva, segundo Cintra, é escolher o melhor tom para o seu tipo de pele.

 

Negras: ficam bem com luzes e efeitos de mechas em tons quentes do cobre ao tom mais frio do vermelho.
Morenas e amareladas: podem investir no tom de cobres para o vermelho.
Rosadas: são realçadas pela combinação de ruivo claro com tons de loiro.
Claras: ficam bem com os tons acobreados mais quentes.

 

2. Prepare o cabelo para o tingimento

O segundo passo é fazer uma boa avaliação do estado de saúde do fio. Não aplique nenhuma coloração sem antes consultar um especialista e potencializar a hidratação. “Um banho de colágeno é ótimo para reconstruir e nutrir. Ele ajuda a preparar o cabelo para químicas”, completa Cintra.

 

Cabelos mais escuros precisam passar por um processo de descoloração antes de aplicar a tonalidade desejada, por isso não dispense o teste de mechas. “No salão, o profissional pode usar produtos PLEX, pois adicionados ao descolorante ajudam a prevenir a quebra, o ressecamento e ainda devolvem nutrientes aos fios”.

 

LEIA TAMBÉM:

 

3. Mantenha a cor e a hidratação

Além de tomar os cuidados tradicionais, como evitar lavagens com água quente e a exposição ao sol, as tingidas devem tomar cuidado redobrado com o uso de secador, chapinha e babyliss, pois essas ferramentas colaboram para o desbotamento.

 

“Use sempre produtos específicos para cabelos tingidos: isso ajuda a manter a hidratação. Inclusive a máscara com cor (tonalizante) que hidrata e ajuda a manter o tom até o retoque. Mas tenha certeza de que ela é exatamente da cor do seu cabelo antes de usar”,  alerta Cintra.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.