Mãos ressecadas? Adriana Vilarinho ensina receita de hidratante caseiro
Dermatologista conta quais são os truques para manter a pele bem cuidada evitando o ressecamento causado pelo frequente uso de substâncias antissépticas
Lavar as mãos com sabonete, usar álcool gel ao sair de casa, higienizar compras e chaves de casa com solução de água sanitária… Sem contar a louça e a faxina. O “novo normal” da quarentena inclui lidar com mais produtos químicos do que o usual, imprescindíveis para evitar o contágio da Covid-19. Resultado? Sensação de ressecamento principalmente nas mãos e também nas unhas e cutículas. A dermatologista Adriana Vilarinho dividiu com a VERSATILLE dicas – que ela própria tem utilizado – para cuidar das mãos enquanto as mantemos protegidas do vírus.
Sabonetes hidratantes
“É importante lembrar que, para evitar o contágio da Covid-19, não é necessário usar sabonete com ação bactericida ou bacteriostática, porque a doença é causada por um vírus, não uma bactéria. Por isso, procure por sabonetes com ação hidratante como os de lavanda, óleo de jojoba ou com ácido hialurônico na composição”.
Álcool em gel
“As dicas anteriores valem para a escolha do álcool em gel: prefira os produtos com agentes hidratantes. Os anti-sépticos feitos com extrato de aloe vera (planta de babosa), rico em minerais e aminoácidos, são uma ótima opção – e fáceis de encontrar no mercado. Produtos com óleo de jojoba e extrato de amêndoas, por exemplo, são também alternativas para unir limpeza e maciez”.
Hidratante caseiro
Adriana indica uma receita caseira com maior durabilidade do que a dos hidratantes industriais – e que, de quebra, também protege as cutículas.
- Misture 1 colher de óleo (pode ser azeite, óleo de linhaça, óleo de rosa mosqueta, óleo de argan) + 1 colher de sopa de vaselina sólida e aplique nas mãos à noite, antes de dormir. Pela manhã, lave normalmente.
- LEIA TAMBÉM: “Ser produtivo não é a prioridade agora”, diz psicanalista Christian Dunker sobre quarentena
Esfoliação
A esfoliação promove a renovação através da eliminação de células mortas da superfície da pele. Adriana também tem receita caseira para isso!
- Misture 1 colher de sopa de mel + 1 uma colher de sopa de aveia grossa. Espalhe a mistura pelas nas mãos normalmente, deixe agir por 15 minutos e enxague. “Uma vez por semana basta”, indica a dermatologista.
Por Maria Alice Prado
Fotos: Lígia Santos, Pixabay e Freestocks