Entre no universo da arte digital pelo trabalho destes 6 artistas
Pintura, projeções, design gráfico e até colagens formam uma das expressões artísticas mais interessantes do mundo contemporâneo
Por Sofia Tremel
A origem de uma obra da arte digital pode ser manual ou no computador – o que une as muitas expressões dessa estética é a passagem por meios eletrônicos para existir. Dentro de softwares ou hardwares, a imaginação dos artistas é guiada por edição, dimensões e vetores.
LEIA TAMBÉM:
- Jorge Bispo se reinventa e brilha na modalidade fotografia a distância
- Artista italiana transforma máscaras em peças beneficentes de colecionador
- 5 filmes para viajar pelo mundo sem sair de casa
- Museus devem estar entre os primeiros espaços culturais a reabrir no Brasil
Fazem parte desse nicho artístico contemporâneo categorias como pintura digital, projeções, design gráfico e até mesmo colagens. Interessante, não é? Para você conhecer melhor este universo, trazemos aqui uma amostra do trabalho de seis artistas digitais brasileiros essenciais.
Fabrizio Lenzi – Ilustração digital
Fabrizio é paulista e formado em Arquitetura e Urbanismo, o que ajudou muito no desenvolvimento de sua linguagem na ilustração. Seu trabalho viaja entre projetos artísticos, desenvolvimento de produtos e ilustração para marcas e meios de comunicação. “Sou inspirado por cores, formas urbanas, imigração e diversidade”, conta.
Bárbara Scarambone – Colagem
Nascida em Brasília e radicada em São Paulo há mais de uma década, Bárbara encontra inspiração na estética, nas cores e nos barulhos da psicodelia sessentista e nos devaneios do surrealismo. Suas colagens são feitas à mão, usando apenas tesouras, lâminas e cola. Uma vez pronto, o trabalho é digitalizado e editado para que se encaixe no mundo virtual.
LEIA TAMBÉM:
- Museu virtual reúne obras de arte sobre a pandemia do Covid-19
- 9 Personalidades indicam livros para ler durante a quarentena
- Conheça o projeto que registra os sons da quarentena
Catarina Bessell – Colagem digital
Tomada pelo universo da arquitetura dentro da FAU-USP e pelas tintas e figuras encontradas nos quadros de seu pintor favorito, o próprio avô, Catarina descobriu nas colagens digitais uma nova maneira de olhar o mundo: recortando e colando pedaços da realidade.
VJ Suave – Video mapping
Formado pela dupla Ceci Soloaga e Ygor Marotta, o VJ Suave atua desde 2009 com projeções nas superfícies urbanas, misturando tecnologia e arte de rua em São Paulo. Em busca de misturar histórias animadas com a vida real, o duo desenvolve os desenhos à mão e esquematiza as projeções de acordo com a arquitetura do espaço, iluminando paredes, árvores, prédios e diferentes pontos da cidade.
LEIA TAMBÉM:
- 5 reality shows para maratonar na quarentena
- Teatro Oficina lança podcast com peças radiofônicas
- 5 contas inspiradoras que valem seu follow no Instagram
Gabriela Naime – Design gráfico
Diretora de arte e designer de São Paulo, Gabriela mudou seu trabalho para Nova York, onde cria sua arte digital atualmente. É cofundadora do Estúdio Barca, designer sênior na &Walsh e já trabalhou com marcas como Google e Spotify.
Tullius Heuer – Pintura digital
De Maceió e formado em Tecnologia da Informação, Tullius é um artista digital autodidata que trabalha com projetos baseados em seus pensamentos e sentimentos sobre a própria vida e existência. Realista e com aspecto tridimensional, o artista já produziu capas de livros, campanhas publicitárias e logotipos.
Foto: Reprodução Instagram