Em 2022, evento Fartura Gastronomia acontecerá no Inhotim

Nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, o Instituto será sede de debates gastronômicos, mercearia de produtores e apresentações artísticas

Instituo Inhotim
Instituo Inhotim (Reprodução/Guilherme Kinaip)

Em 2022, a plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil, cujo objetivo é mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público  em forma de conteúdo e experiência e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia, inicia a retomada de eventos presenciais. O primeiro do ano será o inédito “Fartura Gastronomia”, que acontecerá no Instituto Inhotim, em Brumadinho, nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio.

 

LEIA MAIS:

 

A programação contará com a presença dos cinco embaixadores gastronômicos do Itamaraty, um de cada região do país: Morena Leite (Nordeste), Janaina Rueda (Sudeste), Manu Buffara (Sul), Saulo Jennings (Norte) e Paulo Machado (Centro-Oeste). Além de discutir a internacionalização da gastronomia brasileira, com mediação de Claude Troisgros, eles cozinharão para o público.

 

A chef Janaína Rueda

A chef Janaína Rueda (Divulgação)

 

“Assim como o Fartura, o Inhotim tem a inovação como forte pilar. É uma referência de vanguarda no mundo. Enquanto o Itamaraty é um parceiro importantíssimo para dar visibilidade à gastronomia brasileira fora do país. Estamos unindo grandes forças para este projeto, em torno da nossa maior missão que é disseminar a cultura gastronômica brasileira cada vez mais”, afirma Rodrigo Ferraz, diretor da plataforma.

 

No Fartura Gastronomia, também haverá a participação de chefs de Belo Horizonte e Brumadinho em cozinhas ao vivo, almoços, jantares, bem como mercearia de produtores e apresentações artísticas.

 

A chef Manu Buffara

A chef Manu Buffara (Helena Peixoto)

 

“Vamos reunir grandes nomes para discutir até que ponto nós, brasileiros, podemos levar para fora do Brasil nossa cultura, nossa comida, sem perder as nossas origens. Queremos mostrar o que realmente é essencial na nossa gastronomia, essa comida que abraça, afetiva, que envolve muitas etnias, muitos povos. O Brasil é um caldeirão miscigenado. E a grande discussão sobre como ir a outros países sem ser clichê, mas com verdade”, explica uma das curadoras do projeto, Carolina Daher.

 

A programação será dividida da seguinte forma:

 

Espaço Igrejinha

 

Ao longo dos três dias, os chefs embaixadores do Itamaraty realizarão debates sobre a formação da identidade alimentar nacional e como a culinária brasileira pode se expandir pelo mundo sem perder suas origens. Temas como afeto, inclusão social, diversidade cultural, sustentabilidade e criatividade serão abordados, com mediação do chef Claude Troisgros. Ao final será criado o Manifesto Maniba, que tem como propósito preservar e divulgar a gastronomia brasileira no mundo e será assinado por 200 chefs do país.

 

Espaço Igrejinha no Instituo Inhotim

Espaço Igrejinha no Instituo Inhotim (William Gomes)

 

Cozinha ao Vivo

 

O público poderá assistir à preparação das receitas preparadas pelos chefs embaixadores do projeto ao vivo e consumir os pratos logo depois. Também estarão presentes cozinheiros pupilos selecionados pelos grandes nomes da gastronomia nacional e Márcia Nunes, que trará os conhecimentos de sua mãe, Dona Lucinha, para as receitas. Este espaço é assinado pelo Senac.

 

A chef Morena Leite, que participará do Fartura Gastronomia

A chef Morena Leite (Thiago Morandi)

 

 

Menu Fartura

 

Os renomados restaurantes do Instituto Inhotim – Tamboril e Oiticica – abrirão as portas para os chefs convidados fazerem intervenções gastronômicas. Durante o evento, os estabelecimentos oferecerão ao público sobremesas assinadas por eles. A cidade de Brumadinho também participará do Fartura Gastronomia com oito restaurantes, que receberão convidados para almoços e jantares: Vila da Lavanda, Massa Demais, Rancho do Peixe, Curral Casa Branca, Abóbora, Ateliê Abraão, V8 e Bistrô Mendes.

 

O chef Paulo Machado, que participará do Fartura Gastronomia

O chef Paulo Machado (Divulgação)

 

Mercearia Fartura

 

Neste espaço, 16 pequenos produtores poderão mostrar ao público a cultura e riqueza gastronômica da região. Serão oito da cidade de Brumadinho especificamente, e oito do estado de Minas Gerais. Produtos especiais estarão disponíveis para compra, como licores, quitandas, queijo de cabra, temperos, embutidos, pães de fermentação natural, doces e granolas, laticínios, goiabada caseira, mel, charcutaria, cogumelos, cafés, geleias e chutneys.

 

O chef Saulo Jennings, que participará do Fartura Gastronomia

O chef Saulo Jennings (Divulgação)

 

Cultura do Brasil

 

A cultura está sempre presente nos eventos do Projeto Fartura e desta vez não é diferente.: haverá DJs e performances ao vivo, com curadoria do Sesc, durante os três dias

 

LEIA MAIS:

 

O Fartura Gastronomia é apresentado pela Gasmig e tem parceria cultural com o Sesc, parceria educacional com o Senac e apoio da Forno de Minas. O evento será aberto ao público, mediante acesso ao Inhotim e sujeito à lotação, de acordo com as normas vigentes do local.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.