Determinação e prazer – o equilíbrio para uma alimentação saudável diária

A colunista Cristiane Coelho explica como controlar a quantidade e qualidade dos ingredientes e se deleitar com cada refeição

Alimentação saboosa e saudável
(Getty Images)

Em um mundo com cada vez mais diversidade de alimentos e estímulos diferentes sobre as necessidades fisiológicas, emocionais e sociais, a busca pelo prazer através da comida passou a ser algo constante. Por outro lado, não é possível ignorar a condição nutricional que se associa com a saúde, o que faz com que as escolhas diárias sejam uma dúvida permanente.  

 

Antes de seguirmos, é curioso lembrar que, culturalmente, o que temos gravado no nosso inconsciente é que ser saudável se associa diretamente com alimentos insossos, sem graça alguma e obrigatoriamente aqueles que cumpram os atributos nutricionais.

 

LEIA MAIS:

 

Não somos apenas resultado do que comemos, mas de tudo o que escolhemos, por isso é muito importante lembrar que o equilíbrio é a chave para a saúde do corpo e da mente. Somos resultado das nossas escolhas, e manter um padrão alimentar, a prática de atividade física, os cuidados com o corpo e com a mente são escolhas que temos de fazer diariamente.  

 

A boa notícia é que hoje em dia temos muitos alimentos saudáveis e gostosos para ajudar nessa jornada. Um bom exemplo são aqueles de origem vegetal, como aveia, linhaça e oleaginosas, que podem ser usados tanto em preparações salgadas quanto doces, contribuindo para uma alimentação equilibrada aliada ao prazer.  

 

Já as preparações calóricas, ricas em gorduras e açúcares, devem ser sempre moderadas e deixadas para os dias de comemoração. Não é necessário excluir, mas é importante ter parcimônia. O consumo frequente desses nutrientes provoca grandes prejuízos não só no ganho de peso, mas também alterações nos parâmetros bioquímicos, como aumento da glicose e das lipoproteínas no sangue, causando estresse celular e doenças metabólicas, além de fadiga diária.  

 

Por isso é necessário construir novas relações com os alimentos, aproveitar o desenvolvimento de novos produtos no mercado com características saudáveis e ter disposição para experimentar as novidades. Uma dica de grande valia é dar vazão para o olhar de diferentes formas, e assim preparar os alimentos de maneira mais criativa e testar novas receitas em vez de comprar alimentos prontos da categoria da indulgência, que se associam automaticamente à satisfação do prazer. Seguindo os conselhos, é possível controlar a quantidade e qualidade dos ingredientes e se deleitar com cada refeição, seja ela um simples café coado na hora com uma pitada de canela, seja uma porção de legumes grelhados com ervas ou uma fatia de bolo orgânico.  

 

Dessa forma, aprende-se a não supervalorizar os alimentos que se relacionam com o prazer, o que resulta no seu consumo com melhor equilíbrio. O aprendizado e a relação com a comida é algo diário, e podemos ter novas experiências desde que estejamos abertos para isso. Por isso, aprender a gostar de diferentes alimentos é o caminho para o sucesso de uma rotina e alimentação saudáveis. 

 

Por Cristiane Coelho, médica nutróloga 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.