#Coronavirus: Isabella Fiorentino ensina a fazer máscara facial caseira (superfácil!)
"Vamos deixar as máscaras descartáveis para os profissionais de saúde", incentivou a apresentadora
Depois de muita polêmica, ficou definido: para conter a pandemia do coronavírus, é melhor usar uma máscara facial caseira do que não usar nada. A recomendação começou a ficar popular nos Estados Unidos na semana passada e chegou ao Brasil na quinta-feira (02/04), quando o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta incentivou o uso do item não só como forma de proteção, mas também para aliviar a procura pelas máscaras cirúrgicas, em falta para quem mais precisa, que são os profissionais de saúde.
Os vídeos de tutorial já inundam a internet em todas as línguas e formatos. Por aqui, a apresentadora Isabella Fiorentino se apressou em ajudar, gravando um vídeo em casa com uma maneira supersimples de criar uma máscara de tecido. Ela publicou o vídeo no seu perfil no Instagram. Prepare um pedaço de tecido e dois elásticos moles de cabelo. Assista abaixo.
Ver essa foto no Instagram
Por que usar a máscara? A barreira de pano é suficiente para impedir que gotículas de saliva sejam espalhadas durante a fala, um espirro ou tosse. E, de quebra, impede o usuário de tocar partes do rosto que são porta de entrada para o coronavírus: boca e nariz.
Cuidados importantes: é preciso trocar a máscara depois de duas horas de uso. Se precisar trocar fora de casa, coloque a usada num saco plástico fechado e leve uma limpa na bolsa ou no bolso, sempre dentro um saco plástico limpo. Ao chegar em casa, lave o pano com água e sabão e deixe de molho em água sanitária (que mancha a roupa! Use tecido branco de preferência). Não use a máscara úmida. O ideal é ter duas máscaras.
Foto: Reprodução Instagram