Copacabana Palace recebe intervenção artística de Dia das Mães com o projeto social “Inside Out: Mãe, Um Retrato”

Entre os dias 10 e 14 de maio, a fachada do prédio anexo ao hotel exibirá projeções com fotos de mães de todo o Brasil

Foto: Divulgação

Entre 10 e 14 de maio, das 18h30 às 21h30, quem passar pela famosa praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, terá a oportunidade de apreciar o projeto “Inside Out: Mãe, um Retrato”, que está sendo projetado na fachada do prédio anexo ao Copacabana Palace. Em homenagem ao Dia das Mães, a intervenção artística busca tornar visível para o mundo o trabalho invisível das mães no Brasil, além de mobilizar esforços para mudar as políticas públicas voltadas para mulheres e suas famílias.  

 

Idealizada por Nina Soutoul, codiretora da associação Casa Amarela Providência, a ação pontual conta com retratos de diversas mulheres que representam a maternidade brasileira. No geral, foram percorridos 27 estados em busca de 1.700 retratos, com a colaboração de 162 mulheres e mães que apoiaram o projeto nas principais cidades do país.  

 

LEIA MAIS: 

 

“Criei o ‘Inside Out – Mãe, um retrato’ em 2021, depois de me tornar mãe. Eu tive depressão pós-parto. Sempre romantizei a maternidade, mas quando tive meu filho, percebi como o trabalho cotidiano das mães é invisível para a sociedade”, explicou Nina em nota divulgada para a imprensa. “O projeto foi minha tentativa de tornar visível o trabalho de mães, mostrando diferentes realidades por meio da arte da fotografia”.  

 

Além de uma ação especial de Dia das Mães, a intervenção guiada por Nina é a primeira versão nacional do projeto “Inside Out”, que foi criado pelo artista francês JR em março de 2011. Usando sua própria prática como inspiração, o artista criou o “Inside Out” como uma plataforma participativa que ajuda indivíduos e comunidades a transmitirem uma mensagem com retratos em preto e branco colados em espaços públicos. Através dessas ações, comunidades ao redor do mundo despertam para novas conversas e colaborações.  

 

Uma ação do projeto “Inside Out” pode ser criada por qualquer pessoa com uma questão ou tema importante, exibindo retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades. “Me sinto inspirado em saber como mães com diferentes origens se conectaram e mobilizaram umas às outras através do projeto. Por trás de cada retrato, existe uma história única que traz à tona uma importante questão ou afirmação sobre como nossa sociedade pode apoiar melhor as mães”, comenta JR em nota oficial.  

 

Criado inicialmente para durar somente um ano, o projeto “Inside Out” já completou doze anos de existência graças à dedicação e entusiasmo de líderes envolvidos ao redor do mundo. Mais de meio milhão de pessoas já participaram do projeto em mais de 149 países e territórios. 

 

Finalmente no Brasil, a intervenção idealizada por Nina tem o apoio do Copacabana Palace e do projeto social Casa Amarela, que também estendem o apoio para outras iniciativas. “Estamos muito animados em apoiar esse projeto incrível para celebrar a força e a importância das mulheres na sociedade”, comenta o gerente geral do Copacabana Palace, Ulisses Marreiros, também em nota oficial. “Esperamos que os hóspedes do hotel e o público em geral possam aproveitar essa experiência única e emocionante”.  

 

Por Redação

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.