Conheça os riscos de usar maquiagens guardadas há muito tempo
Se mantidos em ambiente impróprio por muitos dias, os produtos podem causar danos a pele e malefícios à saúde
Por Gabrielle Torquato
Com o início dos dias em isolamento social, a chegada do home office e compromissos presenciais cancelados, o uso de maquiagem ficou restrito a aqueles momentos que precisamos aparecer um pouco mais arrumadas em frente à câmera. Ainda nestes casos, batons extravagantes, glitters e sombras escuras acabaram dando espaço para os produtos de tonalidade mais natural.
LEIA TAMBÉM:
- Burberry lança linha de beleza com experiência interativa
- Lancôme lança máscara de folha com infusão de ouro 24K
- Famílias olfativas: o que são, como identificá-las e 5 exemplos
- Skin care: 3 receitas caseiras (e fáceis) com argila e óleos essenciais
- Naturais ou tingidos: 6 dicas para manter a cor e a hidratação dos cabelos ruivos
Com a volta à vida normal cada vez mais próxima, é hora de resgatar aqueles que estiveram por tanto tempo guardados. Contudo, antes de se jogar nas cores e brilhos, é preciso estar alerta ao que dizem os dermatologistas e checar a qualidade dos produtos.
Se depositados em locais úmidos, como o banheiro, por exemplo, as maquiagens podem sofrer alterações em sua composição e até mofar. “Quando isso acontece, mesmo que em parte na maquiagem, o produto já está todo contaminado”, alerta a dermatologista Dra. Fabiana Seidl.
Passar produtos estragados ou vencidos pode causar diversas irritações na pele e malefícios para a saúde. Dentre os riscos estão: infecção cutânea superficial ou profunda, inalação de esporos do fungo (podendo levar a problemas pulmonares), dermatite de contato na pele, inflamação, micoses e até espinhas. “Opte também por pincéis ou esponjas higienizadas para não prejudicar a saúde da sua pele”, comenta a dermatologista Dra. Mariana Corrêa.
LEIA TAMBÉM:
- Océane lança linha de skincare 100% produzida na Coréia do Sul
- Skincare em 4 passos: conheça a rotina de cuidados aprovada pela Lancôme
- 8 maneiras de adicionar o óleo de coco à sua rotina de beleza
Aprenda a maneira correta de armazenar maquiagens
O primeiro passo é estar atenta a validade dos produtos. Para não esquecer, deixe as maquiagens que vencem primeiro sempre em seu campo de visão. Assim você se lembrará de usá-la primeiro.
Encontre um espaço seco, arejado e com pouca incidência de sol para guardar sua maleta ou necessaire. Caso prefira, uma boa dica é guardar os produtos em caixas de plástico ou acrílico, além de mantê-lo seguro, ainda irá contribuir para a decoração da casa. O melhor lugar para armazenar são prateleiras, penteadeiras, gavetas e armários.
LEIA TAMBÉM:
- Cosméticos em barra: como funcionam e por que vale dar uma chance a eles
- Guia do cabelo ondulado: dicas, tipos de finalização e os produtos certos
- Dicas de beleza simples e infalíveis para acordar linda todas as manhãs
Dica extra: Neste momento de pandemia, opte por comprar produtos em embalagens menores. Assim você garantirá que irá usar todo o conteúdo antes do prazo de validade expirar.