Chocolate Week 2021 tem como tema novo chocolate sustentável
Festival apresenta 21 doces inéditos criados com o WholeFruit Evocao, feito da fruta pura do cacau
A Chocolate Week, inspirada no movimento internacional em busca de uma confeitaria consciente pautada pela sustentabilidade e conceito de “indulgência saudável”, acaba de lançar sua edição de 2021. O evento que vai até o dia 14 de novembro conta com 21 sobremesas criadas por algumas das docerias, cafés e padarias artesanais mais premiadas de São Paulo.
LEIA MAIS:
- Por trás dos pratos: Cipriani
- Conheça o Spicy Fish, novo restaurante asiático de Ipanema
- A joia de Puente Alto
O festival foi criado pelo grupo suíço Barry Callebaut – do qual fazem parte a belga Callebaut e a francesa Cacao Barry -, maior produtor de chocolate e cacau gourmet do mundo. O evento foi lançado pelo conglomerado no Brasil em 2016 com o intuito de chamar a atenção do público para a qualidade do chocolate que consome, bem como enaltecer confeiteiros e estabelecimentos que têm contribuído para o destaque da confeitaria e chocolataria no país.
O tema deste ano é o WholeFruit EvocaoTM – parte de uma nova categoria de chocolates feitos a partir de 100% da pura fruta do cacau, sem adição de outros ingredientes. Pela primeira vez, é comercializado um produto dessa origem que não contém açúcar proveniente de outras plantas, ou baunilha, conservantes e emulsificantes.
O Brasil faz parte do circuito dos primeiros países – que inclui Espanha, França, Itália, Estados Unidos, Canadá e Japão -, a receberem o chocolate produzido pela francesa Cacao Barry. O produto tem 40% menos açúcar que a maioria das opções amargas e ao leite, uma vez que o dulçor é derivado da frutose presente da polpa do cacau. O sabor também se difere bastante do tradicional por causa da acidez e frescor característicos da fruta in natura.
Foi necessária uma mudança de perspectiva sobre séculos de fabricação do doce para perceber que 100% do que está no fruto do cacau é suficiente para fazer um chocolate de alta qualidade. No processo tradicional, 70% da fruta é descartada e apenas as amêndoas são transformadas.
Felizmente, o WholeFruit EvocaoTM está conectado com os princípios de sustentabilidade, uma vez que reduz em 25% o desperdício de cacau, proporciona aos agricultores uma renda adicional e, ao mesmo tempo, oferece uma experiência única de sabor e indulgência saudável. Foram convidados 30 entre os melhores chefs do mundo para participar do desenvolvimento da receita junto aos técnicos da Cacao Barry, incluindo os brasileiros Diego Lozano e Renata Arassiro. Foi um processo criativo inédito promovido a fim de atender a expectativa das gerações centennial e millennial sem deixar de garantir o tão desejado sabor de chocolate.
O público brasileiro pode provar a novidade por meio das receitas exclusivas criadas para o festival em lojas físicas, e-commerce e delivery. Entre as delícias oferecidas, estão brigadeiros, tortas, bombons, brownies, croissants, pães e gelatos. O percentual das vendas será revertido em mudas de cacau, doadas a projetos ligados ao cultivo sustentável da fruta na Bahia, os quais já são apoiados e acompanhados pela Barry Callebaut, realizadora do evento.
LEIA MAIS:
- Conheça o Ummi, novo destaque da culinária japonesa paulistana
- Conheça 8 chefs da cena gastronômica de Minas Gerais
- Por trás dos pratos: Evvai
As casas e marcas que toparam o desafio de testar a inovação são 89ºC Coffee Station, A Fornada, Beaubon, Beth Bakery, Casa Santa Luzia, Casarìa, Cau Chocolates, Confeitaria Marilia Zylbersztajn, Dalva e Dito, Escola Sorvete, Fazemos Pão, La Boulange, Le Blé Casa de Pães, Mestre dos Brigadeiros, Padoca do Maní, PikurruchA’S, Renata Arassiro Chocolates, Vapiano e Zestzing Padaria Artesanal.