Chefs de cozinha sugerem 20 ingredientes-chave para sempre ter na despensa
Conte com a ajuda de especialistas na hora de montar a lista de compras perfeita para a quarentena
Um dos desafios da quarentena tem sido montar uma lista de compras completa e versátil. Com o isolamento social cada dia mais necessário, é sempre bom evitar idas ao mercado.
Mas como adaptar a compra de acordo com as novas necessidades?
Pra ajudar, a VERSATILLE entrevistou três grandes chefs e investigou como eles estão lidando com essa questão e o que não pode faltar na despensa de cada um durante a quarentena.
Renata Vanzetto
Na casa da chef Renata Vanzetto, à frente dos restaurantes Ema, MeGusta e Muquifo, os itens que não podem faltar são: café, azeite, ovos, molho de pimenta, limão e vinho. Nesta quarentena, a chef conta que tem apostado em receitas como pães, tortilhas e bolo, por isso a farinha de trigo também nunca é deixada de fora.
Renata recomenda a compra de itens com alta durabilidade para evitar idas constantes ao mercado, como: repolho, acelga, vagem e ervilha torta.
Rodrigo Oliveira
Para o chef Rodrigo Oliveira, do famoso restaurante Mocotó, a maior preocupação é manter a diversidade sem desperdícios. O chef está passando a quarentena com a família e na hora da divisão de tarefas ficou responsável pela cozinha. Sem surpresas, né?
Além das frutas que ele mantém congeladas, o chef não abre mão de ter a disposição chá gelado, tapioca e cuscuz de milho.
Gustavo Pereira
Na despensa do chef Gustavo Pereira o que não falta de jeito nenhum é manteiga e ovo, ingredientes que podem ser usados em inúmeras receitas. O CEO do buffet Partager gosta de usar a manteiga para fazer massa de quiches e tortas, pois ela ajuda na consistência e no brilho. O ovo também pode ser usado para fazer sobremesas e é um ingrediente curinga na cozinha.
Pensando em durabilidade, o chef recomenda comprar cebola, cenoura e queijos. A cebola pode ser usada no tempero e até virar prato principal, enquanto a cenoura é indispensável tanto em uma boa sopa quanto em um bolo com calda de chocolate. Como bom mineiro que é, Gustavo não poderia deixar o queijo de fora. O ingrediente pode ser consumido puro, como petisco ou usado para finalizar pratos, como risoto e sopas.
Por Gabrielle Torquato
Fotos: Reprodução Instagram