Café e brunch: eventos gastronômicos chegam às grandes capitais na última semana de junho
As experiências Circuito Brunch Gaarden e São Paulo Coffee Festival prometem entregar uma degustação imersiva para os visitantes

Os últimos dias de junho podem ficar agitados para aqueles que gostam de acompanhar todas as novidades gastronômicas do momento. No dia 24, dois eventos chegam às grandes capitais: o São Paulo Coffee Festival, na capital paulista, e o Circuito Brunch Gaarden, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
O Coffee Festival nasceu em Londres e já marcou presença em Amsterdã, Cidade do Cabo, Los Angeles, Milão, Nova York e Paris. De 24 a 26 de junho, ele vem ao Brasil pela primeira vez para um evento na Bienal do Parque Ibirapuera, com diversas experiências e atividades do universo do café. Entre elas, degustações, workshops com profissionais, oficinas e espaços interativos, além de acesso ao Campeonato Brasileiro de Barista, organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

(Divulgação)
Voltado para o consumidor, o evento tem patrocínio de marcas como 3 Corações e Nescafé, além de apoio oficial das redes Café Orfeu, Café Santa Mônica com Philips Walita e Café Store, e realização da Allegra Events e Revista Espresso/Café Editora. “A cena de cafés especiais de São Paulo é repleta de ótimos profissionais e cafeterias de ponta. O consumidor vai ter a alegria de conhecer tudo isso no festival e levar para casa experiências inesquecíveis”, comenta Caio Alonso Fontes, organizador do São Paulo Coffee Festival.
LEIA MAIS:
- Conheça 6 restaurantes paulistas que exploram os sabores da formiga-saúva
- 7 novidades gastronômicas de São Paulo
- “Queremos criar uma comunidade de apaixonados por gastronomia”, diz Federico Pisani, CEO da Gurmit
O Brasil é conhecido por ser um dos grandes produtores de café do mundo, mas a cultura do brunch ainda é recente no país − o que não faz com que os eventos relacionados ao tema sejam menos importantes. O circuito Brunch Gaarden marcará presença em três grandes capitais entre os dias 24 de junho e 10 de julho. Organizado pela Hoegaarden, a witbier mais premiada do mundo, o encontro propõe apresentar mais de 35 restaurantes que servem brunch em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Selecionados a partir de uma curadoria premium, o objetivo é englobar casas modernas e disruptivas que irão disponibilizar três sugestões inéditas ou emblemáticas de seus menus − que poderão ser desfrutadas durante todo o dia. Além disso, os pratos apresentados precisam harmonizar perfeitamente com Hoegaarden ou com algum drinque especial feito de Hoegaarden e desenvolvido pelos chefs das casas.
Na capital paulista, lugares como Greenhouse, Café Habitual, HM Food, Takko e A Botanista são alguns dos participantes. No Rio de Janeiro, Bistrô da Casa, Café 18 do Forte, Empório Jardim, Coltivi e Nusa são espaços gastronômicos que integram a curadoria. Já em Belo Horizonte, Manju, O Jardim Restô Bar, Uluru Café, Zuzunely e Casa Bonomi são casas que representam o estado.
“Para nós, promover o primeiro circuito Brunch Gaarden no Brasil tem sido indescritível. A prática do brunch, que já é consolidada fora do país, agora se torna referência, ao lado de Hoegaarden”, afirma Louis Millard, gerente de marketing da Hoegaarden Brasil.