A advogada que bloqueia posts no Twitter

Imigrante da Índia, Vijaya Gadde tem a palavra final nas regras de todos os tweets - até os de Donald Trump

Quando surge a dúvida a respeito de alguma política de regras do Twitter, a reação mais comum é recorrer ao CEO da rede social, Jack Dorsey (@jack). Mas o equivalente americano ao “ajuda Luciano” não é bem ele, e sim a chefe do jurídico do Twitter, Vijaya Gadde.

 

Formada pela Universidade de Cornell e a Universidade de Direito de Nova York, Vijaya é indiana e se mudou para os Estados Unidos com os pais ainda criança. A liberdade de expressão que o Twitter dá a seus usuários foi o que encantou a advogada, além de toda uma comunidade com quem ela pudesse se identificar – o que não teve por boa parte da vida, por conta de suas origens: sempre foi a única indiana da escola durante toda a sua vida escolar, passada no Texas.

 

No Twitter, Vijaya tem um trabalho difícil e delicado. Seu time cria e aplica as regras para centenas de milhões de usuários da internet e está nas mãos dela julgar e suspender os usuários autores de todos os tuítes ofensivos da plataforma, desde anônimos até nomes como Donald Trump. Para ela, não é possível ignorar insultos vindo de nenhuma parte.

 

O crescimento do papel do Twitter nos assuntos políticos e globais aumentou a visibilidade de Vijaya, e o excelente papel cumprido por ela fez com que aos 45 anos de idade fosse listada na “The Badass 50” da revista americana InStyle, que premia as cinquenta mulheres que estão mudando o mundo.

 

(Imagem: Martina Albertazzi/Reprodução)

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.