Saiba mais sobre o Falcon 6X, jato de maior alcance em sua classe
Com mais de 60 anos de história, a Dassault criou um padrão de qualidade que se mantém por décadas e resulta em aeronaves como o Falcon 6X
Em maio de 1963, a Dassault Aviation lançou o seu primeiro jato executivo, o clássico Falcon 20. Com um belo design, além da alta tecnologia da época, a aeronave seguia os ideais de Marcel Dassault, fundador da empresa francesa, que acreditava que, para uma aeronave voar bem, ela também precisava ser bonita. Após 60 anos e mais de 2.700 jatos executivos produzidos, a companhia mantém essa tradição, o que faz com que a experiência de conhecer o interior de um Falcon seja sempre memorável.
Hoje, capazes de fazer voos de longas distâncias sem escala, os aviões da Dassault são verdadeiras mansões voadoras. Mesmo para aqueles que não são especialistas do segmento, é interessantíssimo observar o luxo do espaço e a presença de camas, sofás, televisão e até mesmo pequenas cozinhas no interior de uma aeronave espaçosa. Estar acima das nuvens, em alta velocidade, em um desses jatos, deve ser ainda mais marcante, o que explica o sucesso duradouro da empresa.
LEIA MAIS:
- BMW i4: um carro elétrico com alma de esportivo tradicional
- Dassault Falcon Jet é um dos grandes destaques da Labace 2023
- “O Brasil está sempre entre os cinco ou seis principais mercados do mundo para a marca”, diz Rodrigo Pesoa, VP da América Latina na Dassault
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de voar em um Falcon, uma ótima forma de conhecer os modelos mais novos é visitar a Labace, um dos maiores eventos de aviação executiva da América Latina, que em 2024 acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, em São Paulo. É nesse período que o Falcon 6X, um dos lançamentos mais recentes da companhia, no mercado desde novembro de 2023, estará exposto. Em um breve resumo: ele é o jato de maior alcance em sua classe (chegando a até 5.500 milhas náuticas, o equivalente a 10.186 quilômetros) e honra a herança de Marcel Dassault com maestria.
Partindo de São Paulo, é possível voar sem escalas até Londres ou até Chicago. Para pousar com conforto nesses destinos, o modelo oferece o maior espaço interno no segmento de 5.000 m e possui a seção transversal mais alta e mais larga de qualquer jato executivo construído para esse fim. Tudo isso se traduz em ainda mais espaço para produtividade, conforto pessoal e acomodação de 12 a 16 passageiros, com assentos individuais em três áreas de lounge. Quando se trata de design, o interior tem linhas fluidas e ininterruptas, o que aumenta a sensação de espaço disponível. Por fim, as 30 janelas espalhadas pela aeronave – e uma claraboia na cozinha – são grandes, proporcionando iluminação natural e vistas memoráveis.
Um jato bonito e luxuoso, mas que não se destaca apenas por isso. Seguindo o padrão de qualidade tradicional da empresa, ele é equipado com o sistema digital de controle de voo (DFCS) mais avançado da Dassault até o momento. A tecnologia foi introduzida em suas aeronaves executivas há 15 anos, mas o 6X é o responsável por apresentar ao mundo uma nova geração desse sistema, com um refinamento que ameniza a carga de trabalho do piloto e resulta em um desempenho de voo mais seguro.
Outro diferencial técnico do jato é a cabine silenciosa, com níveis de som interno abaixo de 50 dB (uma das mais silenciosas do mercado, ao lado do Falcon 8X). Além disso, o ar da cabine é renovado continuamente e processado por meio de filtros que oferecem uma proteção adicional contra agentes patogênicos. Tanto o som quanto o frescor do ar resultam em uma viagem mais confortável. A ideia é fazer com que os passageiros não cheguem em seus destinos com o rosto cansado após longas horas de viagem. Na experiência Dassault, a meta é aterrissar completamente revigorado.
Para aqueles que não costumam dormir em viagens ou utilizam o tempo dos voos para trabalhar, o jato oferece boas opções de entretenimento, com uma solução de sistema de conectividade de alta velocidade que garante comunicações ininterruptas e acesso constante à internet. O medo de turbulência também não tem vez quando se trata do modelo. A asa incorpora uma arquitetura estrutural avançada e um bordo de fuga curvo, o que reduz o impacto e torna a viagem mais tranquila e suave.
Mais do que a experiência individual, para muitos viajantes também existe a preocupação com o impacto ambiental de uma viagem em um jato executivo. Nesse caso, vale dizer que o motor proporciona uma melhoria de dois dígitos na eficiência de combustível, estabelecendo um novo padrão de motor verde. Os pilotos do 6X também serão os primeiros a ter acesso ao recém-lançado aplicativo de planejamento de rotas FalconWays, que pode economizar até 7% em combustível e emissões de gases.
E por falar em pilotos, eles ganharam uma cabine de comando especial: com mais espaço para a cabeça do que qualquer outra aeronave e 30% mais espaço para as janelas, o que proporciona uma maior consciência situacional no ar e no solo. Além disso, os assentos reclinam até 130 graus. Essas são apenas algumas características que diferenciam o 6X de outros jatos disponíveis no mercado.
Já quando se trata da Dassault, é importante ressaltar a confiança que os clientes podem direcionar à marca, que segue a filosofia “Whatever It Takes” e oferece um excelente suporte com uma rede com cerca de 60 centros de serviços, 15 depósitos regionais de distribuição de peças de reposição e mais de 100 representantes de campo, espalhados por seis continentes.
Ao longo de seis décadas, a empresa francesa não permaneceu estagnada no tempo. Ela muda constantemente por estar sempre em busca de melhores tecnologias e designs. Mas há algo que nunca se perde no meio do caminho: a atenção aos detalhes e o atendimento personalizado a cada um que decide adquirir um Falcon para si.
Matéria publicada na edição 135 da Versatille