Entenda por que o mel é um ingrediente poderoso para cabelos saudáveis
Com base em conhecimentos sobre dermocosméticos, a Guerlain percebeu que ativos do ingrediente podem ser essenciais para o tratamento do couro cabeludo
Em 2022, a Guerlain, que estava há anos distante do mercado de cuidados capilares, decidiu que era hora de voltar a investir nesse setor. Afinal, a empresa já tem um amplo conhecimento em dermocosméticos e sabe trabalhar com ativos que cuidam dos sinais e da saúde da pele — e, por mais que muitos esqueçam, o couro cabeludo também faz parte da pele. Sendo assim, por que não tratá-lo também?
Foi a partir desse questionamento que a marca começou a desenvolver suas novas linhas capilares. Tudo partiu de um simples raciocínio: se algo funciona para a pele do rosto, também pode funcionar para o couro cabeludo, o que automaticamente gera cabelos mais saudáveis, hidratados e bonitos. Para eles, havia um ingrediente que protagonizava um grande sucesso nos produtos de skincare. E por mais surpreendente que seja, não estamos falando de ácidos e fórmulas químicas.
LEIA MAIS:
- 7 dicas para alcançar o efeito “no makeup” makeup
- 8 marcas de maquiagem e skincare de celebridades internacionais
- 4 marcas de beleza que investem no movimento do “skinmalism”
Adorado pela Guerlain, esse ativo é completamente natural. Ninguém mais — ninguém menos — que o mel. Chamado de geleia real, ele é excepcional para o tratamento de sinais e linhas de expressão da pele. É por isso que a Guerlain desenvolve tantos produtos com essa matéria-prima.
A partir do mel, a marca criou o produto Abeille Royale com Scalp & Hair Youth Oil-in-Serum. Desde o seu lançamento, esse tratamento capilar de alto desempenho tornou-se um produto indispensável e recebeu prêmio de excelência. Já em agosto de 2023, a empresa criou um ritual completo de haircare de alta reparação e eficácia. Na linha, há o Shampoo Revitalising & Fortifying Care, o Condicionador Repairing & Replumping Care e a Máscara Double R Radiance & Repair.
Uma escova com um design projetado especialmente para o couro cabeludo e os cabelos, fruto de uma colaboração com a prestigiada casa japonesa S-Heart-S, acompanha esse ritual excepcional de cuidados aos cabelos. O lançamento é mais um produto de alto desempenho da marca, com fórmulas que contêm até 95% de ingredientes de origem natural e prometem uma intensa reparação dos sinais de juventude nos cabelos e no couro cabeludo.
A descrição é empolgante. Ao mesmo tempo, gera curiosidade. O mel é mesmo capaz de fazer tudo isso?
O PODER DO MEL
Em meio a estudos sobre o potencial do mel, a Guerlain encontrou o Professor Descottes, um cirurgião francês pioneiro em métodos de cura, que usou bandagens de mel para curar as feridas persistentes de mais de 3.000 pacientes durante 25 anos. Sua pesquisa teórica e prática demonstrou as propriedades excepcionais do mel para acelerar o processo de cura da pele.
Inspirados por essa experiência, os pesquisadores da marca começaram a se aprofundar no assunto para escolher com precisão os méis e as geleias reais com os poderes mais espetaculares para reparar os sinais da pele. Ao decifrar os segredos da eficácia de cada mel rigorosamente selecionado por meio de análises fitoquímicas avançadas, o que lhes permite identificar composições complementares de polifenóis, vitaminas, oligoelementos e aminoácidos, eles são capazes de criar misturas com propriedades avançadas na reparação dos sinais da juventude da pele e dos cabelos.
No coração dos produtos de skincare de Abeille Royale, por exemplo, o lendário Black Bee honey, da Ilha de Ouessant, na França, tem potente poder de reparação dos sinais da juventude, tanto para a pele quanto para os cabelos. Em particular, ele protege a ancoragem do folículo ao inibir a síntese de uma molécula responsável pela quebra do colágeno 1 e, portanto, pelo afrouxamento do tecido.
A pesquisa da empresa o combina com méis da Córsega (França), Ikaria (Grécia) e Åland (Finlândia). Juntos, eles revelam uma poderosa ação reparadora e estimulante do couro cabeludo. Segundo os testes, após três horas do uso do produto, os mecanismos de autorreparação do couro cabeludo são estimulados em 12%. Em nove dias, a vitalidade da pele aumenta em 28%.
O CAMINHO PARA UM BOM PRODUTO
Para oferecer uma ação comprovada em termos de eficácia, a Guerlain Research identificou quatro ingredientes ativos que se combinam com os méis em um complexo capaz de transformar instantaneamente os cabelos:
– Fitoceramidas reestruturantes: essas ceramidas vegetais 2, 3 e 8, obtidas pela extração da semente de trigo, são conhecidas por atuarem como cimento capilar, preenchendo as lacunas da fibra capilar.
– Arginina suavizante: conhecida por fechar poros, ajuda a melhorar a maciez e o brilho do cabelo.
– D-pantenol fortificante: agindo como um precursor da vitamina B5, ele fortalece o cabelo ligando-se à sua superfície por meio de uma interação com os lipídios e a queratina naturalmente presentes.
– Extrato de cassia alata: um verdadeiro protetor da cor, ajuda a evitar que o cabelo fique opaco.
Foi a junção de todos esses ativos e ingredientes que resultaram na tecnologia Black Bee Honey Repair, que oferece um reparo duplo da fibra capilar, transformando visivelmente o cabelo desde a raiz. Esses novos produtos de haircare foram submetidos a protocolos de testes clínicos criados pela expertise de Guerlain Research, com o envolvimento de um dermatologista e de um especialista em cabelos.
Por Beatriz Calais