7 dicas para alcançar o efeito “no makeup” makeup

Especialistas de beleza e maquiagem compartilham técnicas e produtos que ressaltam a beleza natural

Modelo Elle usa o Tinted Serum da Rose Inc.
Modelo Elle usa o Tinted Serum da Rose Inc. (Divulgação)

Já faz um tempo que os feeds das redes sociais, bem como as passarelas das semanas de moda – ambos vitrines de tendências – exibem um estilo de maquiagem mais minimalista, com efeito bastante natural. Na temporada de primavera/verão 2023 das fashion weeks internacionais, por exemplo, que aconteceu em setembro do ano passado, foi marcante a presença de uma beleza minimalista, principalmente nos desfiles da novaiorquina Altuzarra e da italiana Missoni.  

 

LEIA MAIS:

 

No ambiente das redes, trends que viralizaram como skinmalism, clean look e vanilla girl, apesar de suas particularidades, se assemelham pelos princípios de uma beleza que ao invés de esconder, busca, por meio da maquiagem, ressaltar as características de cada rosto e garantir um aspecto de pele saudável.  Na mesma linha, tem ascendido o estilo “no makeup” makeup, cuja hashtag no TikTok já acumula mais de 840 milhões de views. 

A Versatille conversou com especialistas de beleza e maquiagem que compartilharam dicas sobre técnicas e produtos para alcançar o efeito natural. Confira a seguir. 

 

1 Skincare em dia 

 

“A principal ‘técnica’ para ter uma pele ‘no-makeup’ na verdade não é uma técnica e sim uma rotina de cuidados consistentes. A maquiagem sempre vai refletir a pele que está por baixo. Quanto mais bem cuidada, menos técnicas de camuflagem você precisará usar! Um bom limpador, tônico, tratamento para área dos olhos, sérum, hidratante e proteção solar cumprem bem o papel de cuidados com a pele”, diz a beauty expert de Rose Inc. – marca fundada pela modelo Rosie Huntington-Whiteley –,  Ana Lia Vandoni. 

 

Para a etapa de hidratação, o beauty artist Ricardo Vinicius indica o creme hidratante Moisture Surge, da Clinique. Além disso, o profissional recomenda aplicar um lip balm nesse momento de cuidados com a pele para já preparar os lábios. 

 


 

2. Massagem pré-make

 

Segundo o makeup artist Pablo Félix, massagear o rosto durante o skincare traz um glow natural para a pele. “Dependendo da massagem, já é possível esculpir o rosto”, afirma. 

 

Ricardo Vinicius sugere fazer a massagem enquanto o sérum é aplicado – uma recomendação é o Radiant Reveal, da Rose Inc., que garante uma maior iluminação à pele. “Eu massageio sempre em um movimento para cima, que já faz um lifting no rosto, como naquela técnica de massagem indicada após acordar. Ela ajuda a tirar o inchaço”, explica. 

 

 

3. Primer para iluminar

 

 “Um primer como o Pure Canvas, da Laura Mercier, que dá uma leve corrigida e traz luminosidade para pele, é uma ótima opção”, indica Félix.  

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Laura Mercier (@lauramercier)

 

Outra alternativa, que traz o mesmo efeito, segundo Ricardo Vinicius, é o Glow Glam Skin Perfection, da Eudora. 

 

4. Sem cobrir demais 

 

Para Ana Lia, o tinted sérum (produto que contém as propriedades hidratantes e nutritivas de um sérum e a cobertura leve e natural de um BB Cream ou CC Cream), que cria um “véu de make” e mostra a beleza da pele por baixo, é um produto coringa.  

 

“Passe uma base leve ou um tint apenas nas regiões que necessitam ser corrigidas, não precisa ser no rosto todo. Logo depois, é possível aplicar um corretivo como o da Nars, Soft Matte, que pode ser diluído com uma emulsão para dar um aspecto ainda mais natural”, diz Félix. 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NARS Cosmetics (@narsissist)

 

A indicação de Ricardo Vinicius é o Tinted Serum Skin Enhance, da Rose Inc., que é fino e tem partículas de brilho. Para atingir o efeito desejado, ele recomenda aplicá-lo com uma esponja molhada e “dar leves batidinhas” a fim de ajudar na absorção. 

 

5. Cremosos são prioridade

 

Segundo Félix, o ideal é optar pelos blushes de textura cremosa porque eles se fundem melhor na pele. 

 

“Eu amo os sticks (bastões), principalmente os da marca da Mari Saad, que deixam um efeito molhadinho, com mais viço. Parece que você está sem maquiagem. Também uso os iluminadores mais líquidos”, diz Ricardo Vinicius.  Em relação ao pó, o beauty artist indica aplicar somente na área T e abaixo dos olhos, ou outra região que concentre maior oleosidade.  “Eu deixo a parte perto da maçã do rosto, onde passo blush, sem pó, para que tenha mais viço. Na verdade, uso até um óleo a fim de deixar mais natural ainda”. 

 

 

6. Contorno natural

 

“A maioria das pessoas atualmente gosta do contorno, ele fica bonito na foto e para uma pele natural, também funciona. Prefiro usar contornos em bastão porque são mais difusos e melhores de esfumar no rosto”, explica Ricardo Vinicius. 

 

7. Detalhes finais

 

“Um bom gel de sobrancelha para alinhá-las e um batom para dar aquela cor de saúde… Pronto, maquiada sem parecer maquiada!”, afirma Ana Lia. 

 

Uma indicação de batom hidratante, segundo Ricardo Vinícius, é o Dior Addict Lip Glow.

 

 

Por Laís Campos