A importância da Pinacoteca Contemporânea para o cenário artístico do Brasil

A colunista Bianca Boeckel fala sobre o novo espaço sustentável e acolhedor da Pinacoteca de São Paulo

Vanessa Barcia/Getty Images

O mês de março começou com um presente especial para o nosso país: a Pinacoteca de São Paulo celebrou a abertura da Pinacoteca Contemporânea, que chegou para proporcionar à população um novo espaço sustentável e acolhedor, integrado aos outros dois edifícios do museu: a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação.

 

Com o terceiro prédio, a Pinacoteca de São Paulo se torna o segundo maior museu de arte da América Latina, com mais de 22 mil metros quadrados e potencial para receber até 1 milhão de visitantes por ano. A construção da Pina Contemporânea contou com recursos do Governo do Estado de São Paulo e de patrocinadores privados. Seu projeto adicionou aos dois blocos de edifícios já existentes no terreno uma grande praça pública coberta e um pavilhão onde está localizada a Galeria Praça, dois ateliês para atividades educativas e a loja do museu.

 

LEIA MAIS:

 

A Grande Galeria, situada no subsolo, e um mezanino com vista para o parque da Luz, onde está localizada a cafeteria, complementam o projeto, criando um ambiente inclusivo e acessível. A Grande Galeria recebe uma coleção de obras do acervo da Pinacoteca, com destaque para a escultura Tríade Trindade, do artista brasileiro Tunga, que, com mais de 5 metros de altura e genialidade, ocupa o centro do local.

 

A obra contém a carga simbólica e energética que particulariza a produção do artista, tanto por sua constituição física, de uma estrutura composta de metais e ímãs com 4 toneladas, quanto pelas representações de trança, cabeleira, sinos, caldeirão, tacape, jarras, taças e outros objetos recipientes. Já a coreana Haegue Yang expõe na Galeria Praça.

 

“Com o edifício da Pina Contemporânea, a Pinacoteca de São Paulo se insere no contexto dos museus do século 21, preocupada, sim, com as obras de arte, seu armazenamento, conservação e exposição, mas muito atenta às demandas do público por espaços mais abertos, convidativos e integrados à natureza”, diz Paulo Vicelli, diretor de relações institucionais da Pinacoteca. Programa imperdível para todos os que visitarem a cidade. 

 

Por Bianca Boeckel, curadora e consultora de arte

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.