4 destinos para quem busca aproveitar a temporada de esqui

Percorrer o planeta em busca das montanhas com a neve mais seca para esquiar e as paisagens mais deslumbrantes é um dos prazeres do inverno

O esqui safári da ciasa salares (Divulgação)

Percorrer o planeta em busca das montanhas com a neve mais seca e as paisagens mais deslumbrantes é um dos prazeres do inverno. Deslize na seleção de pistas e curta o estilo de vida animado da temporada de esqui, que agrada em cheio aos globe-trotters aventureiros.

 

Dolomitas, Beluno | Itália 

 

Ciasa Salares (Divulgação)

 

Inverno em paisagens que são puro luxo. Picos nevados, esporte e os prazeres da hotelaria e enogastronomia são sinônimo dessa bela região italiana, um reduto insider dos esquiadores e apreciadores das pistas e dos esquis safáris, com paradas em pequenos restaurantes e hotéis que são a epítome do bem-estar alpino. A cadeia de montanhas Dolomitas é patrimônio mundial da Unesco e compõe uma das mais extensas e desafiadoras pistas da Europa, com mais de 1.200 quilômetros de curvas e descidas de parar o coração. Nela, a febre é o esqui safári  – modalidade na qual esquiadores deslizam sobre os vales, parando para almoçar em pequenos restaurantes, fazendo piqueniques e dormindo em acampamentos de altitude, tudo em versão cinco estrelas. Quem organiza esses safáris e hospeda em grande estilo é um dos mais exclusivos hotéis das Dolomitas, o Ciasa Salares. Em San Cassiano, Alta Badia, o hotel, o único dentro do parque nacional e cercado pelas cristas das montanhas Dolomitas, é perfeito para esquiadores que curtem la dolce vita. São três restaurantes, uma superadega, salas de degustação de queijos e de chocolates, além de espaço de wellness com vista e acesso às encostas. Tudo pontuado pela genuína hospitalidade alpina dos Wieser, a família fundadora. Para quem prefere o agito de Cortina d’Ampezzo, com suas ruas estreitas onde zunem potentes Maserattis e Ferraris, butiques da Corso Itália e presença maciça da chique elite italiana nos aprés-skis dos estrelados restaurantes Tivoli ou El Toula, a hospedagem no Grand Hotel Savoia completa a experiência.

 

LEIA MAIS:

 

Serviço:

ciasasalares.it

grandhotelsavoiacortina.com

ristorantetivolicortina.it

ristoranteospitale.com

 

Niseko, Hokkaido | Japão

 

Japão para esquiar? Sim! Una a posição privilegiada no sopé do Monte Niseko Annupuri, de 1.308 metros de altura, à abundância de neve trazida pelas ventanias da Rússia e também à umidade do mar do Japão e você terá o champagne powder (um tipo de neve leve, seca e suave, perfeita para esquiar). Isso faz das montanhas ao norte da ilha de Hokkaido um dos mais desejados terrenos para esquiar no mundo. A temporada excepcional vai de dezembro a maio. Seus quatro resorts (Annupuri, Higashiyama, Hirafu e Hanazono) são interligados, circundam os 4.291 metros do Monte Yotei (vulcão ativo, similar ao Fuji) e atraem esquiadores e snowboarders para pistas com neve compacta e super-seca. O grande lance é esquiar à noite, rasgando a neve através da iluminada floresta de bétulas perfeitamente espaçadas, uma peculiaridade local. Outro grande lance: os hot springs com água termal da montanha que fazem dos Onsens uma tradição milenar. As opções de hospedagem incluem ainda os luxuosos Higashiyama Niseko Village, o Ritz-Carlton Reserve hotel, o Park Hyatt Niseko Hanazono e um genuíno exemplo da hospitalidade local, o Zaborin Ryokan.

 

Ritz-Carlton Reserve hotel (divulgação)

 

Serviço:

ritzcarlton.com/hotels/japan/higashiyama

hyatt.com/hotel/japan/park-hyatt-niseko-hanazono

zaborin.com

 

Vail, Colorado | EUA

 

Contornada pela Floresta Nacional de White River, a cidade é uma porta de entrada para esportes de inverno. Vail é uma das mais belas estações de esqui dos Estados Unidos e também possui a maior área esquiável do país, com uma variedade de terrenos que atraem esquiadores e snowboarders de todos os níveis.

 

O divertido Deca + Bol

 

Os hotéis luxuosos, como o Four Seasons, The Sebastian e The Hythe Luxury Collection Resorts, mais uma ampla gama de restaurantes, do despojado Mountain Standard aos chiques Matsuhisa (leia-se Nobu) e Game Creek Club, somados a programas divertidos como jogar boliche e jantar no supercool DecaBōl, fazer passeios cênicos de gôndola (que permitem desfrutar as vistas incríveis mesmo sem esquiar) e dirigir um snowmobile na neve fazem de Vail o lugar ideal para toda a família.

 

Serviço:

fourseasons.com/vail

thesebastianvail.com

the-hythe-a-luxury-collection-resort-vail

matsuhisarestaurants.com/home/vail/

mtnstandard.com

decabolvail.com

 

Alpe d’Huez, Auvergne-Rhône-Alpes | França

 

Este é o destino cool e insider, que agrada em cheio a quem é viciado em adrenalina e já cansou das opções de esportes de inverno disponíveis, como esqui e snowboard. Um esporte relativamente novo, o airboarding, tem atraído cada vez mais adeptos. É parecido com o bodyboard – só que na neve. Para praticar airboard, deita-se de bruços sobre um trenó inflável tipo almofada para descer a montanha, com a cabeça à frente. A velocidade e a mudança de direção são controladas usando o próprio peso. Há outros lugares para experimentar o airboarding na região dos Alpes franceses, mas Alpe d’Huez esbanja charme, com vistas estonteantes para o maciço Grand Rousses e uma das mais conhecidas subidas (21 curvas em 13,8 quilômetros) da competição de ciclismo Tour de France, realizada no verão. As opções de hospedagem vão desde o Club Med d’Alpe-d’Huez – para fãs do estilo resort – até o tradicional Hôtel Grandes Rousses, bem no centrinho da cidade, aos pés das pistas de esqui, e passam pelo gostoso Au Chamois d’Or, um autêntico chalé de montanha aninhado no ponto mais alto das pistas, com uma localização excepcional. A party mais famosa das montanhas é La Folie Douce Alpes d’Huez, uma balada diurna. Para comer, beber e se divertir, siga para o Le Tremplin, que tem um terraço panorâmico para curtir a vista e o pôr do Sol. Allez! 

 

Four Seasons

 

Serviço:

alpedhuez.co

hotelgrandesrousses.com/fr

chamoisdor-alpedhuez.com

clubmed.fr/r/alpe-d-huez

lafoliedouce.com

 

Por Juliana A. Saad | Matéria publicada na edição 129 da Versatille

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.