7 novidades gastronômicas de São Paulo

De padaria artesanal à comida típica baiana, os novos estabelecimentos que chegaram na capital prometem agradar todos os gostos

Um pedaço da Bahia em São Paulo, o Preto Cozinha, inaugurado em Pinheiros, foi idealizado por Rodrigo Freire (Divulgação)
Um pedaço da Bahia em São Paulo, o Preto Cozinha, inaugurado em Pinheiros, foi idealizado por Rodrigo Freire (Divulgação)

A fama de cidade movimentada não surgiu à toa quando se trata de São Paulo. A correria é uma realidade facilmente observada pelas ruas da capital – e até a gastronomia é capaz de provar esse comportamento urbano. Neste caso, por meio da rapidez com que as novidades gastronômicas surgem. Desde março – quando a Versatille publicou a última matéria falando sobre os novos restaurantes que chegaram na cidade – São Paulo já recebeu mais locais inéditos dignos de atenção.

 

Confira, a seguir, uma seleção de estabelecimentos que inauguraram recentemente ou serão abertos em breve:

 

LEIA MAIS:

 

Foglia

 

 

O novo empreendimento do restaurateur Marcelo Fernandes, na Vila Nova Conceição, promete entregar boas massas e pizzas para a região sul de São Paulo. Com o objetivo de ser um espaço italiano em ambiente moderno, o restaurante tem os chefs Franco Ravioli e seu filho Lorenzo (vencedor do Masterchef Júnior 2015) à frente do menu. Além dos pratos, a decoração é um dos grandes destaques da novidade. A cozinha é aberta e há uma varanda logo na entrada, um espaço ideal para dias de sol.

 

Selvagem

 

 

No centro do Parque Ibirapuera, o recém-inaugurado Selvagem, comandado pelo chef Filipe Leite, explora o verde do local para criar um clima de exaltação da natureza. Em forma de terraço aberto, o salão conta com 540 metros quadrados e os móveis são construídos com madeiras de árvores caídas do próprio parque. A ambientação conversa diretamente com a temática do menu, visto que o foco do chef é enaltecer os sabores brasileiros. Com o mesmo objetivo, o bar comandado pelo mixologista Jairo Gama tem uma carta de coquetéis com iguarias como cambuci, taperebá e bacuri.

 

Preto Cozinha

 

 

Um pedaço da Bahia em São Paulo, o Preto Cozinha, inaugurado em Pinheiros, foi idealizado por Rodrigo Freire, soteropolitano, advogado e cozinheiro, que viu na movimentada cena gastronômica da cidade a oportunidade de explorar seus sabores preferidos. O saudoso tempero baiano está presente no cardápio inteiro – assim como a sustentabilidade e a atenção aos detalhes em cada ingrediente utilizado. O camarão, por exemplo, é pescado por uma comunidade ribeirinha de Saubara, no Recôncavo, e é defumado suavemente dentro de uma oca com brasas de aroeira. Tudo para que a comida seja fresca, vibrante e fiel às raízes do chef.

 

Votre

 

 

Para quem acompanha os restaurantes da capital paulista, não é surpresa para ninguém o sucesso do Teus Restaurante Bar. A novidade, no entanto, é a inauguração do Votre Brasserie, comandado pelos mesmos empreendedores à frente do estabelecimento na Vila Madalena. Com a novidade, Francisco Farah e Pedro Grando buscam mergulhar na gastronomia francesa e atender um público diferente do que eles já haviam conquistado. Previsto para abrir as portas no fim de maio, o restaurante terá um menu cheio de clássicos da França em um ambiente intimista – fácil lembrar das tradicionais brasseries, espalhadas por Paris.

 

Gioia

 

A ambientação é um dos grandes destaques do Gioia (Divulgação)

 

Além da gastronomia, outra grande estrela do Gioia, novo bar de São Paulo – comandado por Gabriel Diniz Abrão – é o piano. Bem no meio do salão, o instrumento faz parte da atração musical que se apresenta diariamente na programação da casa (mesmo sem couvert artístico). A ideia é gerar uma atmosfera inesperada e vibrante, que combine com o menu criado pelo chef Denis Orsin. Com foco em gastronomia internacional, o cardápio conta com pratos clássicos e atemporais, como popover, patatine e cornetto.

 

LEIA MAIS:

 

KŌON

 

 

Divulgado como uma mistura ideal entre Brasil e Japão, o recém-inaugurado KŌON explora as técnicas e os ingredientes japoneses com um toque de ousadia brasileira. O menu de pratos quentes, sob a execução do chef Joaquim Laborde, oferece pratos como vieiras marinadas em leite de tigre, dumpling de lagosta com caldo cozido no vapor e barriga de porco cozida em baixa temperatura e grelhada com molho teriyaki. Já na Mesa do Chef, com vista para a cozinha, é servido um menu degustação feito pelo chef Rafael Hidaka em estilo Kaiseki Moderno, com oito etapas.

 

Tu És Pão

 

 

Sucesso na Vila Madalena, a padaria especializada em pães artesanais Tu És Pão decidiu expandir sua atuação e abrir uma nova unidade no bairro de Alto de Pinheiros. Criada há menos de um ano e já com dois estabelecimentos em atividade, a padaria tem planos ambiciosos de crescimento. Carlos Maceiras, dono do espaço, adianta que o local recém-inaugurado não será a última novidade da rede. No início de 2023, o plano é abrir a terceira unidade no Brooklin ou no Itaim.

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.