SP Artsy: circuito de galerias revela São Paulo de outro ângulo
Com agenda diversificada e repleta de novidades, o circuito de galerias é uma nova forma de conhecer a cidade
Um convite ao novo, as galerias de arte são destino certo para quem curte acompanhar obras recentes de artistas consagrados, além de criações de novatos que vão dar o que falar. Na cidade de São Paulo, elas podem se abrigar em casinhas discretas, quase sem sinalização, ou até mesmo em espaços amplos e imponentes, com programação digna de museu. Separamos, portanto, alguns destaques da agenda para você iniciar incursões por esse universo sempre em expansão. Veja a seguir.
LEIA MAIS:
- Conheça a trajetória do artista Apolo Torres
- DGTL São Paulo: conheça os três palcos da edição de 2022
- Maior exposição de Adriana Varejão é inaugurada na Pinacoteca (SP)
Arte 132
Até 21 de maio
Endereço: Avenida Juriti, 132 – Moema
Obras de artistas como Flávio Cerqueira, Jaider Esbell, Gê Viana, Larissa de Souza, Jaime Lauriano, Moisés Patrício e Igi Ayedun estão reunidas na mostra Vários 22, com curadoria de Lilia Schwarcz. Com nome em referência à Semana de 22, a exposição é um diálogo entre 80 trabalhos vindos de dez galerias ou por meio de artistas independentes. A proposta é jogar luz sobre ambiguidades e tensões do campo artístico erudito e no imaginário eurocêntrico.
Paulo Kuczynski Escritório de Arte
Até 14 de maio
Endereço: Alameda Lorena, 1661 – Cerqueira César
Em uma rápida passada pela galeria, você verá duas obras de Tarsila do Amaral, raramente expostas, em uma pequena mostra chamada Tarsila: As Duas e a Única. São elas Paisagem com Dois Porquinhos (1929) e Segunda Classe (1933). A exposição busca observar um momento de ruptura e transformação na sociedade e no trabalho de Tarsila, ícone do modernismo, por meio dessas pinturas.
Central
De 2 de abril a 28 de maio
Endereço: Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque
Ao menos 12 obras da artista carioca Simone Cupello serão expostas na individual Simone Cupello: Sombras sem Figura, com curadoria de Marisa Flórido. Entre elas, esculturas feitas de fotografias. A poética da artista se desenvolve em temas como materialidade da imagem, tecnologia e afetos, presença e virtualidade, memória e esquecimento.
Nara Roesler
De 2 de abril a 21 de maio
Endereço: Avenida Europa, 655 – Jardim Europa
A exposição The Impulse of Portraiture reúne séries de três artistas: o britânico Isaac Julien e os brasileiros Virginia de Medeiros e Elian Almeida, com curadoria do núcleo curatorial da galeria. A mostra se estrutura ao redor das fotografias que compõem Lessons of the Hour, obra de Julien sobre Frederick Douglass, abolicionista americano. O carioca Elian Almeida, por sua vez, apresenta trabalhos inéditos, e Virginia de Medeiros entra com a série Fábula do Olhar, resultado do encontro da artista com moradores de rua. No mesmo período, a galeria abre uma individual de André Griffo.
Gomide&Co
De 2 de abril a 28 de maio
Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1052 – Jardins
Com 37 obras produzidas entre 1963 e 1975, Marcel Broodthaers: Sections é a primeira exposição individual do belga no Brasil. Poeta e artista visual, Broodthaers morreu em 1976, e houve retrospectivas de seu trabalho no MoMA, em Nova York, e no Museu Reina Sofía, em Madri.
Jaqueline Martins
Até 25 de junho
Endereço: Rua Dr. Cesário Mota Jr., 443 – Vila Buarque
A individual Luiz Alphonsus Ambiental Enigmático reúne diversas obras de diferentes períodos do fotógrafo, pintor, escultor e artista mineiro, que se dedicou à elaboração de uma teoria da arte conceitual nacional. A mostra propõe a exibição de trabalhos do artista à luz das problemáticas atuais.
Fortes D’Aloia & Gabriel
A partir de 7 de maio
Rua James Holland, 71 – Barra Funda
O galpão de mostra inaugura exposição dos artistas Iran do Espírito Santo e da carioca Wanda Pimentel, falecida em 2019, reconhecida por suas obras que tratam do universo feminino. Com catálogo amplo, em março, a galeria recebeu a exposição Judy Chicago & Leda Catunda. Abaixo, obras dos artistas.
Luisa Strina
De 5 de maio a 18 de junho
Endereço: Rua Padre João Manuel, 755 –
Cerqueira César
A galeria abre exposição individual do artista Tonico Lemos Auad, com obras recém-expostas na Escócia. Entre elas, esculturas feitas de vigas de madeira recuperadas e tecidos. Em seu trabalho, o artista explora as manifestações físicas da crença, olhando para o significado pessoal ou cultural concedido aos objetos na vida cotidiana.
Luciana Brito
De 2 de abril a 14 de maio
Endereço: Avenida 9 de Julho, 5162 – Jardins
A mostra Curved Surfaces é a segunda individual do artista mexicano Bosco Sodi no Brasil e reúne um conjunto de obras que aborda a relação entre a arte e a sustentabilidade, além do conceito japonês “wabi sabi”, que aponta beleza na imperfeição. A galeria também recebe Geometria Intuitiva, do artista Waldemar Cordeiro, com mais de 30 trabalhos, entre pinturas e desenhos raros de sua investigação botânica.
LEIA MAIS:
- Zéh Palito inaugura primeira exposição solo em São Paulo
- Elegância nata: entenda a estética do old money
- Conheça a história da icônica loja de departamentos la Samaritaine
Zipper
De 5 de abril a 7 de maio
Endereço: Rua Estados Unidos, 1494 – Jardins
O artista Hildebrando de Castro monta Intersecção, sua reinterpretação da arquitetura de um dos maiores símbolos contemporâneos de Paris, o Centre Georges Pompidou. A exposição reúne sete pinturas com amostras de domínio de luz, cor e volume.
Por Ana Luiza Cardoso | Matéria publicada na edição 125 da Versatille