SP Artsy: circuito de galerias revela São Paulo de outro ângulo

Com agenda diversificada e repleta de novidades, o circuito de galerias é uma nova forma de conhecer a cidade

Obra da exposição "Vários 22", exibida na galeria Arte 132
Obra da exposição "Vários 22", exibida na galeria Arte 132 (Rafael Salim)

Um convite ao novo, as galerias de arte são destino certo para quem curte acompanhar obras recentes de artistas consagrados, além de criações de novatos que vão dar o que falar. Na cidade de São Paulo, elas podem se abrigar em casinhas discretas, quase sem sinalização, ou até mesmo em espaços amplos e imponentes, com programação digna de museu. Separamos, portanto, alguns destaques da agenda para você iniciar incursões por esse universo sempre em expansão. Veja a seguir.

 

LEIA MAIS:

 

Arte 132  

 

Até 21 de maio

Endereço: Avenida Juriti, 132 – Moema

@arte132galeria

 

Obras de artistas como Flávio Cerqueira, Jaider Esbell, Gê Viana, Larissa de Souza, Jaime Lauriano, Moisés Patrício e Igi Ayedun estão reunidas na mostra Vários 22, com curadoria de Lilia Schwarcz. Com nome em referência à Semana de 22, a exposição é um diálogo entre 80 trabalhos vindos de dez galerias ou por meio de artistas independentes. A proposta é jogar luz sobre ambiguidades e tensões do campo artístico erudito e no imaginário eurocêntrico. 

 

Obra da exposição "Vários 22"

(Rafael Salim)

 

Paulo Kuczynski Escritório de Arte  

 

Até 14 de maio

Endereço: Alameda Lorena, 1661 – Cerqueira César

@paulokuczynskigaleria

 

Em uma rápida passada pela galeria, você verá duas obras de Tarsila do Amaral, raramente expostas, em uma pequena mostra chamada Tarsila: As Duas e a Única. São elas Paisagem com Dois Porquinhos (1929) e Segunda Classe (1933). A exposição busca observar um momento de ruptura e transformação na sociedade e no trabalho de Tarsila, ícone do modernismo, por meio dessas pinturas. 

 

Obra da exposição

(Alexandre Santos Silva)

 

Central  

 

De 2 de abril a 28 de maio

Endereço: Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque

@centralgaleria

 

Ao menos 12 obras da artista carioca Simone Cupello serão expostas na individual Simone Cupello: Sombras sem Figura, com curadoria de Marisa Flórido. Entre elas, esculturas feitas de fotografias. A poética da artista se desenvolve em temas como materialidade da imagem, tecnologia e afetos, presença e virtualidade, memória e esquecimento.

 

Obra de arte da exposição Simone Cupello: Sombras sem Figura

(Ana Pigosso)

 

Nara Roesler   

 

De 2 de abril a 21 de maio

Endereço: Avenida Europa, 655 – Jardim Europa

@galerianararoesler

 

A exposição The Impulse of Portraiture reúne séries de três artistas: o britânico Isaac Julien e os brasileiros Virginia de Medeiros e Elian Almeida, com curadoria do núcleo curatorial da galeria. A mostra se estrutura ao redor das fotografias que compõem Lessons of the Hour, obra de Julien sobre Frederick Douglass, abolicionista americano. O carioca Elian Almeida, por sua vez, apresenta trabalhos inéditos, e Virginia de Medeiros entra com a série Fábula do Olhar, resultado do encontro da artista com moradores de rua. No mesmo período, a galeria abre uma individual de André Griffo. 

 

Obra de arte da exposição The Impulse of Portraiture

(Divulgação)

 

Gomide&Co   

 

De 2 de abril a 28 de maio

Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1052 – Jardins

@gomide.co

 

Com 37 obras produzidas entre 1963 e 1975, Marcel Broodthaers: Sections é a primeira exposição individual do belga no Brasil. Poeta e artista visual, Broodthaers morreu em 1976, e houve retrospectivas de seu trabalho no MoMA, em Nova York, e no Museu Reina Sofía, em Madri. 

 

Obra de arte da exposição Marcel Broodthaers: Sections

(Gomide&Co)

 

Jaqueline Martins  

 

Até 25 de junho

Endereço: Rua Dr. Cesário Mota Jr., 443 – Vila Buarque 

@galeriajaquelinemartins

 

A individual Luiz Alphonsus Ambiental Enigmático reúne diversas obras de diferentes períodos do fotógrafo, pintor, escultor e artista mineiro, que se dedicou à elaboração de uma teoria da arte conceitual nacional. A mostra propõe a exibição de trabalhos do artista à luz das problemáticas atuais.

 

Obra de arte da exposição Luiz Alphonsus Ambiental Enigmático

(Divulgação)

 

Fortes D’Aloia & Gabriel  

 

A partir de 7 de maio  

Rua James Holland, 71 – Barra Funda 

@fortesdaloiagabriel

 

O galpão de mostra inaugura exposição dos artistas Iran do Espírito Santo e da carioca Wanda Pimentel, falecida em 2019, reconhecida por suas obras que tratam do universo feminino. Com catálogo amplo, em março, a galeria recebeu a exposição Judy Chicago & Leda Catunda. Abaixo, obras dos artistas.

 

Obra de arte da exposição dos artistas Iran do Espírito Santo e Wanda Pimentel

(Eduardo Ortega)

 

Luisa Strina  

 

De 5 de maio a 18 de junho

Endereço: Rua Padre João Manuel, 755
Cerqueira César

@galerialuisastrina

 

A galeria abre exposição individual do artista Tonico Lemos Auad, com obras recém-expostas na Escócia. Entre elas, esculturas feitas de vigas de madeira recuperadas e tecidos. Em seu trabalho, o artista explora as manifestações físicas da crença, olhando para o significado pessoal ou cultural concedido aos objetos na vida cotidiana.

 

Obra de arte da exposição individual do artista Tonico Lemos Auad

(Divulgação)

 

Luciana Brito  

 

De 2 de abril a 14 de maio 

Endereço: Avenida 9 de Julho, 5162 – Jardins 

@lucianabritogaleria

 

A mostra Curved Surfaces é a segunda individual do artista mexicano Bosco Sodi no Brasil e reúne um conjunto de obras que aborda a relação entre a arte e a sustentabilidade, além do conceito japonês “wabi sabi”, que aponta beleza na imperfeição. A galeria também recebe Geometria Intuitiva, do artista Waldemar Cordeiro, com mais de 30 trabalhos, entre pinturas e desenhos raros de sua investigação botânica. 

 

Obra da exposição Curved Surfaces

(Edouard Fraipont)

 

LEIA MAIS:

 

Zipper

 

De 5 de abril a 7 de maio 

Endereço: Rua Estados Unidos, 1494 – Jardins

@zippergaleria

 

O artista Hildebrando de Castro monta Intersecção, sua reinterpretação da arquitetura de um dos maiores símbolos contemporâneos de Paris, o Centre Georges Pompidou. A exposição reúne sete pinturas com amostras de domínio de luz, cor e volume.

 

Obra de arte da exposição Intersecção

(Divulgação)

 

 

Por Ana Luiza Cardoso  | Matéria publicada na edição 125 da Versatille

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.