Conheça os designers negros convidados por Lewis Hamilton para o Met Gala 2021

O piloto escolheu Kenneth Nicholson, Edvin Thompson e Jason Rembert para destacar a relevância da representatividade na moda

Lewis Hamilton e seus convidados no Met Gala 2021
Lewis Hamilton com o atleta olímpico Miles Chamley-Watson, os designers Kenneth Nicholson, Law Roach, Jason Rembert, o atleta Sha'Carri Richardson, o designer Edvin Thompson e a modelo Alton Mason (Getty Images)

A primeira parte da edição de 2021 do Met Gala, um dos eventos mais icônicos da moda sediado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, aconteceu ontem (13), pautada no tema “América: Um Léxico da Moda”. A segunda, que terá a temática “América: Uma Antologia da Moda”, ocorrerá no dia 5 de maio de 2022, mês oficial da celebração. 

 

Entre os convidados ilustres, o piloto de Fórmula 1 sete vezes campeão mundial, Lewis Hamilton, marcou presença sem estar diretamente debaixo dos holofotes. Neste ano, o veterano do Met Gala escolheu destacar três estilistas negros emergentes ao convidá-los para ocupar sua mesa junto a outras personalidaes afro-descendentes. Os escolhidos foram o norte-americano de ascendência jamaicana Edvin Thompson e os estadunidenses Jason Rembert e Kenneth Nicholson – que desenhou o look do piloto. 

 

LEIA MAIS:

 

Essa não é a primeira vez que Hamilton contribui com a causa de representatividade, uma vez que possui a The Hamilton Commission, instituição que atua para combater a sub-representação de pessoas negras no automobilismo do Reino Unido, bem como no setor STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 

 

“Estamos vivendo em uma época em que a diversidade e a inclusão são muito importantes e é por isso que comecei esta organização [The Hamilton Commission] dentro do meu próprio esporte. Percebi que a situação é muito semelhante na indústria da moda, pois muitas marcas e jovens designers não têm as mesmas oportunidades. O Met é o maior evento de moda do ano e, para esse tema, eu queria criar algo que fosse significativo e gerasse uma conversa. Assim, ao serem vistos juntos, esses designers negros ficarão no topo das mentes das pessoas.”, declarou o piloto em entrevista a Vogue norte-americana.

 

A seguir, conheça um pouco da trajetória de cada estilista convidado por Lewis Hamilton.

 

Kenneth Nicholson

 

Nascido nos Estados Unidos, Kenneth Nicholson é um designer que está na vanguarda da moda masculina. Em seu trabalho, ele desafia as regras muitas vezes enrijecidas que acompanham o gênero de modo a desenvolver referências históricas com aplicação empírica (a qual se baseia na experiência prática ao invés de teoria).

 

Lewis Hamilton e Kenneth Nicholson no Met Gala 2021

Lewis Hamilton e Kenneth Nicholson no Met Gala 2021 (Gertty Images)

 

Com enfoque na construção superior, movimento, texturas, silhuetas fortes e técnicas inovadoras, as coleções de Nicholson são realmente únicas. O estilista começou a projetar peças e fazer apresentações de moda em sua cidade natal, Houston, no Texas, aos 14 anos. Em seguida, ele recebeu uma bolsa de estudos para estudar na Academy of Art University de São Francisco. 

 

Nicholson também serviu na Marinha dos Estados Unidos e após a conclusão dessa fase,  embarcou em uma expedição internacional de anos para continuar investigando a moda global. Os detalhes das diferentes regiões, a história da arte e a precisão da cultura militar tornaram-se um ponto de referência para sua marca homônima, lançada em 2016.

 

Edvin Thompson

 

Edvin Thompson fundou a Theophilo em 2016. Com sede no Brooklyn, em Nova York, a marca produz roupas femininas e masculinas com uma pegada contemporânea. Celebrar identidades culturais e usar tecidos de origem sustentável e reciclados são práticas intrínsecas à identidade da Theophilo.

 

O designer Edvin Thompson posa durante uma apresentação da Theophilio na temporada de primavera/verão 2022 da NYFW

O designer Edvin Thompson posa durante uma apresentação da Theophilio na temporada de primavera/verão 2022 da NYFW (Getty Images)

 

Na última semana, a marca fez sua estreia na New York Fashion Week com uma coleção ready to wear inspirada na Air Jamaica, que havia sido a companhia aérea nacional jamaicana de 1968 a 2015. A escolha foi muito simbólica visto que Thompson chegou à América em 2002, voando em uma aeronave dessa empresa. 

 

Como tinha apenas nove anos, a experiência foi marcante. Ele se fascinou com todos os detalhes, desde os bolinhos fritos do serviço de bordo, até os uniformes coloridos que os membros da tripulação usavam e a revista Sky Writing Inflight.

 

Jason Rembert

 

Inovação é uma palavra comumente usada para descrever o trabalho do estilista Jason Rembert. Ainda jovem, ele usou sua habilidade natural para criar peças modernas e originais e, assim, tornou realidade seu sonho de ser um designer.

 

Jason Rembert comparece ao Diesel x A-Cold-Wall Dinner no restaurante Chinese Tuxedo em setembro de 2019, em Nova York

Jason Rembert comparece ao Diesel x A-Cold-Wall Dinner no restaurante Chinese Tuxedo em setembro de 2019, em Nova York (Getty Images)

 

Com a falta de recursos, o estilista residente de Nova York começou no ramo ajudando nas seções editoriais de revistas como a Harper’s Bazaar, Elle e W. Espontaneamente, Jason construiu relacionamentos que abriram portas as quais permaneceram fechadas se ele não tivesse tais conexões. 

 

Para Jason, a melhor parte de estilizar está na criação de uma imagem bem executada, que combina precisamente elementos de estilo clássico com um toque moderno e inovador. O designer acredita que sua distinção se dá por sua determinação e capacidade de driblar todos e quaisquer obstáculos para produzir seu melhor trabalho. O resultado de suas produções fala por si só.

 

LEIA MAIS:

 

Com uma forte presença nas páginas das maiores revistas do mundo e uma atuação eminente como criador de imagens de celebridades, Jason está construindo uma jornada sólida. Atualmente, seu trabalho no ramo editorial pode ser visto na Vogue, Giant, Prestige International, Vibe, Fashion Queen, Florida International, Uptown, V Man, Ebony e H. 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.