5 cachoeiras para se refrescar a menos de 100 km de SP

Desfrute de refúgios de natureza perfeitos para relaxar em meio à eletricidade da metrópole paulista

(Foto: Unsplash/Jeremy Goldberg)

Por Maria Alice Prado

 

Centenas de árvores, piscinas naturais com águas cristalinas, trilhas com ar puro e a energia única proveniente da fauna e da flora bem preservada – as cachoeiras são presentes da mãe natureza de deixar o queixo caído. 

 

Ao redor da selva de pedra, o estado de São Paulo está cercado por dezenas de redutos de natureza pura – e o melhor: não é necessário ir longe para encontrá-los. Nada como dar um mergulho refrescante a poucos minutos da cidade para desacelerar em meio a agitação da rotina.

 

Para te ajudar nesta missão, selecionamos 5 cachoeiras a menos de 100 km da capital paulista para você relaxar em quedas d’água para lá de graciosas. Aproveite!

 

LEIA TAMBÉM:

 

Cachoeira de Marsilac

(Foto: Alecio Cesar/Divulgação SelvaSP)

A Cachoeira de Marsilac é o destino ideal para todos os gostos: desde aproveitar a queda d’água, nadar ao longo do rio e até se aventurar nas diversas atividades oferecidas, como tirolesa, boia cross, stand up paddle, ducking e water ball. 

 

O passeio começa com uma trilha de 7 km que ainda tem história para contar: margeando o rio Capivari, a trilha passa por antigas estradas onde se escoavam carvão vegetal em meados da década de 1940. 

 

A cachoeira fica a 55 km da capital paulista e de bônus, os visitantes ainda podem acessar as cachoeiras da Onça, da Lontra e dos Manacás que ficam próximas a de Marsilac. É necessário agendamento para participar das atividades oferecidas pelo parque.

 

Cachoeira do Sagui

A apenas 40 km do centro de São Paulo está localizada a Fazenda Maravilha, que abriga a Cachoeira do Sagui em uma região de matas preservadas. O acesso é feito por uma pequena trilha de 1,2 km. Um poço para banho e uma gostosa queda d’água rodeada por mata atlântica esperam na chegada. 

 

(Foto: Reprodução Facebook Cachoeira do Sagui)

 

Na mesma fazenda ainda existem outras duas cachoeiras para estender o passeio, as Cachoeiras do Oásis e do Raio do Sol, todas com bons locais para banho. É possível também visitar um antigo forno de carvão bastante preservado.

 

Nas trilhas de acesso às cachoeiras podem ser vistos outros presentes da natureza, como rastros de antas, jaguatiricas e diversos exemplares da fauna local. O local conta com estacionamento, banheiros e espaço para piquenique, mediante o pagamento de taxa de acesso. É necessário agendamento prévio para a visita. 

 

Cachoeira do Engordador

Um verdadeiro pequeno oásis no meio da metrópole é a Cachoeira do Engordador. Localizada no Parque Estadual da Cantareira, que possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada em uma região metropolitana, a cachoeira cruza por diversas vezes o Rio Engordador, passando por pequenas quedas d’água onde é possível se refrescar com mergulhos. 

 

(Foto: Reprodução Instagram @vivacultura_sp)

 

O parque também conta com trilhas, represas, viveiros de proteção de mudas, um patrimônio histórico e muitas outras atividades em meio à rica biodiversidade da mata atlântica. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Cachoeira da Fumaça

É a mais conhecida entre as cachoeiras das trilhas do histórico – e antiga vila inglesa – distrito de Paranapiacaba. A cachoeira é formada por vários patamares de rocha, com um total aproximado de 60 metros de queda. Nos arredores da Cachoeira da Fumaça encontram-se as cachoeiras Escondida e dos Grampos. 

 

(Foto: Reprodução Instagram @victorguedes0)

 

O acesso é feito por uma trilha de cerca de 7 km, que parte de Paranapiacaba, em Santo André. A trilha é mais desafiadora que as demais desta lista, portanto é necessário ir acompanhado de um guia turístico. Além da cachoeira, aproveite para conhecer as demais peculiaridades da vila de Paranapiacaba – também vale o passeio. 

 

Cachoeira da Usina

Localizada no extremo sul da cidade de São Paulo está a Cachoeira da Usina – que também abrange outra queda d’água chamada Cachoeira do Jamil. Para chegar até a paisagem triunfal é necessário fazer uma trilha de 9 km que vale a caminhada. 

 

Repleta de trilhos de trens e prainhas de água doce, a trilha contém as ruínas de uma antiga usina hidroelétrica construída por imigrantes suíços em 1939. 

 

Após o percurso, você vai encontrar uma bela sequência de quedas d’água, com cerca de 10 metros em linha, formando piscinas naturais com vegetação de entorno bem preservada.

 

(Foto: Reprodução Instagram @deh_santiago)

 

LEIA TAMBÉM:

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.