Turismo náutico: experiências em alto mar são tendência da vez

Brisa do mar, liberdade, passeios paradisíacos e uma imensidão azul para você e pessoas próximas. As viagens a bordo vieram para ficar

(Foto: Unsplash/David Maunsell)

Por Maria Alice Prado

 

As expectativas para a reinvenção do turismo apostaram em cheio: os destinos de natureza, onde os passeios acontecem em espaços amplos ao ar livre, livres de aglomerações, se tornaram o alvo certo dos viajantes de plantão. Além de, é claro, com as fronteiras restritas, a preferência por destinos que explorem a exuberante beleza brasileira em alta.

 

O turismo náutico nacional – a combinação perfeita com estes requisitos – está atraindo uma grande leva de novos navegantes nestes novos tempos. 

 

A paisagem inigualável de imensidão azul unida à sensação de liberdade e segurança consagraram as embarcações como uma opção viável para sair da rotina – evitando contato com pessoas fora do círculo de convívio. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

(Foto: Unsplash/Fotis Fotopoulos)

 

Alta procura por locações no Brasil e no mundo

Após a flexibilização das medidas de isolamento, o turismo náutico foi um dos setores que mais cresceu. Na empresa Wind Charter, baseada em Paraty, a procura pela locação de embarcações cresceu 60%. Na Europa, a plataforma de aluguéis Nautal teve um aumento de 55% nas buscas do site, no verão, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

 

No Brasil, o aumento está sendo considerado expressivo, já que ainda não chegamos ao verão e o nosso turismo náutico ainda é menos estruturado e popular do que na Europa. A viagem pode ser personalizada no ritmo dos tripulantes: passeio de horas ou dias, roteiro flexível, mergulhos com cilindro, esportes em alto-mar, visita à praias desertas e muito mais. São formas de lazer no mínimo fora do convencional que se tornam cada dia mais possíveis. 

 

(Foto: Unsplash/Dan Gold)

 

A melhor parte é que existem serviços que proporcionam esse tipo passeio sem que você precise ter um embarcação para mergulhar na nova tendência. Assim como existem sites de compartilhamento de imóveis que alugam propriedades por temporada, versões marítimas destes serviços também estão em alta. 

 

O procedimento é simples e familiar: as plataformas conectam os proprietários das embarcações aos clientes que procuram os serviços. As empresas náuticas disponibilizam os mais diversos tipos de barcos, com diárias que variam de R$ 500 e podem chegar até R$ 70 mil. Outro ponto convidativo: não é necessário ter habilitação náutica para alugar uma embarcação. Na maioria dos barcos de aluguel, o pacote já inclui o serviço de um marinheiro a bordo.–

 

LEIA TAMBÉM:

 

Plataformas que prestam serviço de aluguel de barcos

 

Yatchnet 

A Yatchnet é uma boutique de luxo de barcos premium. Na empresa, tanto a compra como o aluguel de embarcações de alto padrão estão disponíveis. Para a locação, a Yatchnet oferece cinco destinos: Angra dos Reis, Paraty, Guarujá, Ilhabela e Caraguatatuba. 

 

Nautal

Uma das líderes do mercado náutico internacional, a Nautal oferece serviços em 67 países, incluindo Miami, Caribe, México, Grécia, Croácia, Espanha, Austrália e mais. Nos mares brasileiros, a empresa já possui uma frota de 400 barcos – em sua maioria, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

 

BnBoats

A plataforma atua do Sul ao Nordeste do Brasil, também contendo uma variedade no tipo das embarcações: veleiros, escunas, lanchas e mais. Existem viagens de tempo personalizável e também experiências com duração fixa e passeios pré-estabelecidos, como aulas de velejar na Barra da Tijuca. 

 

(Foto: Reprodução Instagram @premiumcharters)

 

Boatsetter

Para águas internacionais, a Boatsetter reúne barcos no Caribe, no Mediterrâneo, Cape Town, Dubai, Colômbia e mais. Nos Estados Unidos, há uma divisão de anúncios só para o país, que oferta barcos em cidades como Miami, Nova York, São Francisco e Chicago.

 

RioIsland 

A empresa ideal para conhecer o litoral carioca. Famosa pelos passeios de barco pela Cidade Maravilhosa, a Rio Island faz tours com cinco possibilidades de roteiros: Ilhas Cagarras, Leblon, Baía da Guanabara, Niterói e um mais completo, que combina praticamente todas essas rotas em uma.

 

Premium Charters

Outra opção para passeios focados no mercado de luxo é a Premium Charters. A empresa oferece viagens nas paradisíacas Ilhas Virgens Britânicas, Maldivas, Indonésia e as Bahamas como alguns de seus destinos.

 

LEIA TAMBÉM:

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.