Estética cinematográfica de Wes Anderson ganha inusitado livro de viagem
Com histórias em 200 países, o photobook é resultado de um projeto de fãs do cineasta que já conta com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram
Por Maria Alice Prado
Ao longo de quase 25 anos de carreira com filmes em tons pastel, arquitetura simétrica, figurinos charmosos e takes meticulosamente calculados, Wes Anderson moldou uma estética única e perceptível a qualquer amante da sétima arte.
Não é de surpreender que o diretor, indicado a cinco prêmios Oscar por obras aclamadas como “O Grande Hotel Budapeste”, “Os Excêntricos Tenenbaums” e “Moonrise Kingdom”, tenha conquistado uma legião de fãs. Apaixonados pelas histórias, é claro, mas igualmente encantados pelo olhar tão característico com que são contadas.
A admiração pela estética de Wes Anderson resultou em um projeto tão apreciável quanto os próprios filmes. Em 2017, Wally Koval, diretor de marketing e entusiasta do cineasta, fundou a Accidentally Wes Anderson. Na época, a AWA era apenas uma conta colaborativa no Instagram em que viajantes ávidos e fãs do diretor compartilhavam fotos de lugares do mundo inteiro que remetessem à estética do cineasta.
LEIA TAMBÉM:
- 6 livros favoritos de grandes personalidades para inspirar suas leituras
- Séries x coronavírus: como estão os trabalhos de 7 grandes atrações
- Os 10 autores favoritos no Brasil em 2020
- Mais produtividade sem perder a paz
- 9 livros – de romances leves a histórias marcantes – para atualizar sua biblioteca
Imagens de construções, horizontes, fachadas e até objetos do cotidiano, como um simples telefone antigo, construíram um verdadeiro almanaque de fotos que parecem cenas de uma obra de Anderson – mas na verdade, são bem reais e podem estar em qualquer lugar do mundo.
Com o sucesso e os mais de 1 milhão de seguidores na plataforma digital, o curador Koval e os demais colaboradores do projeto decidiram transpassar as fotos para o mundo real, em formato de livro de mesmo nome. “Accidentally Wes Anderson” é fruto de viagens por mais de 200 lugares ao redor do mundo, dispostas em páginas repletas de cenários vintage, cores, takes minimalistas e tudo que seria parte de uma “atmosfera Wes Anderson”.
(clique nas imagens para ampliar)
LEIA TAMBÉM:
- 5 filmes da Netflix para curtir sem pressa
- Escolhas e reflexão: como ter uma relação saudável com as redes sociais
- Cinema 2020: estreias de filmes canceladas ou adiadas pela pandemia
As histórias empolgantes e inesperadas por trás de cada imagem também ganham espaço no livro, assim como a mente por trás da câmera que a clicou.
“Accidentally Wes Anderson” já está em pré-venda e chega ao público em outubro de 2020. Enquanto isso, a conta no Instagram segue postando as fotos como usual, mas com alguns spoilers do que veremos no livro, que estão no corpo desta matéria. E tem mais: por lá haverá o sorteio de um exemplar assinado pelo próprio Wes Anderson.
O cineasta não só deu a autorização para a publicação do livro como escreveu seu prefácio. “As fotografias neste livro foram tiradas por pessoas que nunca conheci, de lugares e coisas que, quase sem exceção, nunca vi – mas devo dizer: pretendo. Wally Koval e seus colaboradores reuniram uma coleção de imagens muito divertida e também um guia de viagem especialmente atraente”, declarou Anderson.
LEIA TAMBÉM: