5 passos para renovar seu guarda-roupa de forma sustentável
Customização, brechós, marcas que usem matéria-prima orgânica: renove seu estilo seguindo a tendência do consumo consciente
Por Gabrielle Torquato
A vida está sempre mudando de fases e, com isso, acabamos também modificando relações, sonhos e, principalmente, nossos gostos. É nesses momentos que sentimos vontade de mudar o corte do cabelo, fazer uma arte diferente nas unhas e renovar o guarda-roupa, por exemplo. Só que, para dar um up nas roupas, além de boas referências, é cada vez mais necessário se atentar aos impactos ao meio ambiente. É esta a bandeira da moda sustentável, tendência em todo o mundo.
Para lhe ajudar a mexer nos seus figurinos de forma consciente e com muito estilo, trazemos aqui um passo a passo simples, dividido em cinco etapas.
LEIA TAMBÉM
- Grandes grifes saem das semanas de moda e adotam calendários próprios
- Especialistas opinam sobre as relações humanas no pós-pandemia
- Maisons esbanjam inovação na primeira Semana de Alta Costura Digital
- Tiffany & Co. lança edição especial da Bone Cuff de Elsa Peretti
- Balmain comemora 75 anos de alta costura em espetáculo no rio Sena
1. Doe o que você não quer mais
O primeiro passo da renovação é selecionar todas as peças que você não quer mais – por não servirem ou simplesmente porque não têm mais sentido em sua vida. Roupas velhas, com manchas ou rasgadas podem ter o tecido utilizado para outro fim – por exemplo, máscaras de proteção facial. Quanto àquelas em bom estado, o melhor a fazer é doar.
Você pode escolher dar todas as peças para alguma instituição de sua cidade que compartilhe dos valores em que você acredita ou fazer pequenas doações para várias. Associações de apoio a portadores de doenças (como a AACC – Associação de Apoio à Criança com Câncer, em SP), entidades de auxílio a refugiados e organizações ligadas a instituições religiosas são algumas das possibilidades de destino para suas doações.
2. Customize o que você não tem usado
O segundo passo é separar aquelas peças que você não tem usado, mas também não sente vontade de doá-las, porque acha que ainda há potencial ali. É hora de dar uma cara nova e ainda se divertir!
Você pode transformar uma calça em short, fazer tie dye, trocar a cor de alguma peça. As possibilidades são muitas. Para se inspirar, veja este vídeo da youtuber Maddu Magalhães, que transformou um terninho branco sem graça em uma peça super atual.
Ver essa foto no Instagram
LEIA TAMBÉM
- Tie dye: como fazer a técnica que dá um colorido especial às roupas das famosas
- Selecionamos 6 pijamas e camisolas para que você #FiqueEmCasa com estilo
- 5 máscaras cheias de estilo para se proteger do novo coronavírus
3. Aproveite o melhor dos brechós
Feitas as devidas doações e customizações, chegou a melhor hora: comprar roupas novas. Mas calma! Antes de entrar na loja virtual da sua marca favorita, lembre-se de que esta é uma lista sustentável. Seguindo a tendência do consumo consciente, a melhor escolha é buscar por peças incríveis nos brechós.
E para isso você não precisa nem sair de casa. O Pretty New, por exemplo, é um site de second-hand luxury que vende acessórios, sapatos, roupas e até objetos para casa, tudo com autenticidade garantida. Lá você encontra peças da Dior, Valentino, Martha Medeiros, Channel, Gucci e outras.
4. Troque peças entre amigos
Que tal realizar um bazar entre amigos? Crie um grupo nas redes sociais com as pessoas mais próximas a você e as convide para também selecionar peças paradas no armário.
E o melhor: tudo pode ser feito a distância. Cada participante tira fotos das peças e as anuncia, com uma descrição de tamanho, características (material, marca e medidas exatas, por exemplo) e preço. Os interessados se manifestam e os acertos para as trocas são realizadas de forma privada, fora do grupo.
LEIA TAMBÉM:
- Mixed cria coleção cápsula com renda 100% revertida a combate do coronavírus
- Paula Ferber celebra 20 anos de carreira com loja nova
- Mascne: como evitar e como tratar a acne causada pelo uso de máscara facial
5. Compre de marcas sustentáveis
Sim, você também pode apoiar a moda sustentável comprando roupas novas! Para isso, basta escolher marcas que também defendem a causa.
A grife da estilista Flávia Aranha, por exemplo, é ótima para quem adora uma estética minimalista e natural. A marca ficou famosa por usar técnicas de tingimento sustentáveis, apenas com corantes naturais, como cascas de árvore, frutos, folhas e raízes. Além disso, 50% dos materiais usados nas coleções são de origem orgânica.
Ver essa foto no Instagram
Fotos: Reprodução Instagram