7 dicas de especialistas para acordar com prazer e ter um dia produtivo

Entenda como e por que a rotina do começo de sua manhã é essencial para seu bem-estar, produtividade e qualidade de vida

Por Maria Alice Prado

 

Você tem aquela sensação de que se o dia começa mal, provavelmente o resto dele também será ruim? Saiba que não é apenas impressão: as primeiras horas do seu dia de fato podem determinar o curso que ele irá tomar. E aqui já fica um aviso: usar os primeiros minutos do despertar para checar os feeds das redes sociais não é o melhor caminho para aumentar as chances de torná-lo bom.

 

Sair do piloto automático e estabelecer uma rotina de autodesenvolvimento pela manhã é extremamente saudável para o corpo e a mente. E cada vez mais gente está em busca disso: não à toa, o livro “O Milagre da Manhã” (Hal Elrod), que trata deste assunto, virou febre e permanece nas listas de best-sellers há quase oito anos.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Rotina individual e sem autocobranças

A rotina matinal deve ser focada no processo de desenvolvimento de cada um. É essencial gerar sensações de prazer e priorizar a si próprio antes que os compromissos tomem conta dos pensamentos.

 

Não estamos falando de necessariamente despertar às 5 horas da manhã, como sugere Erold em sua obra, pois não existe fórmula ou determinação de um horário específico para o sucesso. O tempo que cada um dedica ao seu “milagre” da manhã é individual e deve atender a necessidades únicas. Só você sabe o quanto e quando pode fazer.

 

Estabeleça um planejamento aos seus moldes, que faça você se sentir bem e completo o suficiente para começar o seu dia. Ao longo das semanas, se você desenvolver uma rotina, realmente ficará mais fácil acordar cedo. Você passará a ter mais satisfação no dia a dia porque se cuidará mais.

 

Assim como o autor do best-seller, outros especialistas já compartilharam dicas que podem impulsionar as suas manhãs. A seguir, trazemos as mais interessantes e fáceis de adotar na rotina. Mas, antes de elencá-las, deixamos o lembrete: o primeiro passo é lembrar que este momento é para o seu corpo e mente, sem autocobranças. Obrigação disfarçada de autocuidado não é o que procuramos.

 

Que tal começar seu dia em outro ritmo amanhã mesmo?

 

1 – Estabeleça hoje à noite metas e intenções para amanhã de manhã

O primeiro passo começa na noite anterior: definir tarefas para a manhã seguinte.

 

Quando você concluir a primeira tarefa que se propuser a fazer, seja ela pequena ou grande, já terá a sensação de dever cumprido. O sentimento de bem-estar vai gerar gás e produtividade para todas as outras atividade do dia. Acorde pelo seu porquê – é o seu momento de desenvolvimento pessoal.

 

2 – Não aperte o botão soneca

Se você já não gosta do som do despertador, quando ele toca repetidamente pela segunda ou terceira vez, com certeza a sensação é ainda pior. Além de lhe deixar mais irritado a cada toque, a “soneca” pode trazer problemas de saúde.

 

Steven Bender, professor da Texas A&M University, explicou em um artigo que voltar a dormir depois do primeiro alarme pode confundir o cérebro. Enzimas são liberadas para recomeçar mais um ciclo de sono, que em breve será interrompido. Logo, essa soneca não dará nenhuma forcinha restauradora a mais para levantar: apenas entregará ainda mais sono, e você ficará desorientado por um tempo após levantar.

 

Interromper o ciclo do sono também pode afetar seus níveis hormonais, importantíssimos para os estímulos de que seu corpo precisa para começar a funcionar.

 

LEIA TAMBÉM:

3 – Abra as janelas

 

Além de o ato de abrir as janelas promover a movimentação para fora da cama e gerar energia para o corpo, a luz é um estímulo essencial para o cérebro. O organismo precisa dela para desempenhar diversas funções ao longo do dia, como liberar hormônios, fazer a digestão, regular sua temperatura, aumentar a imunidade e muito mais.

 

Se começamos a realizar tarefas no escuro, é possível que o corpo não entenda que é hora de funcionar. A chance de você querer voltar para a cama é grande, então levante e já abra as janelas!

 

E tem mais! Um estudo publicado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) aponta que estímulos luminosos ativam uma parte do cérebro que aciona as memórias agradáveis e aliviam sintomas de estresse.

 

4 – Tome um copo inteiro de água

Durante a noite, o corpo fica muitas horas sem receber hidratação, então é essencial beber água logo que acordar. Desidratação leva ao cansaço e pode desencadear um estresse fisiológico e emocional.

 

É comprovado também, segundo um estudo feito em 2011 pela Universidade de Sidney (Austrália), que beber água pode reduzir o risco de doença renal crônica e de outros problemas de saúde.

 

Quer mais? Tem mais! A água acelera o metabolismo e prepara o corpo para trabalhar e eliminar as toxinas de maneira mais eficiente, o que melhora sua digestão pelo resto do dia.

 

LEIA TAMBÉM:

 

5 – Fique em silêncio por alguns minutos

Assim como no livro “O Milagre da Manhã”, outros especialistas sinalizam a importância de tirar algum tempo pela manhã para o silêncio e a concentração pessoal.

 

O médico Rodrigo Duprat sugere em seu Instagram o projeto que batizou de GSM (Ganhe Sua Manhã): “Tire um tempo para você, antes do batente ou da sociabilização. Hoje o meu foi: 40 minutos de meditação e 35 minutos de leitura.”

 

É claro que, como dito anteriormente, o tempo é escolha pessoal de cada um. Para começar, três minutos por dia já são suficientes para sentir os efeitos positivos do silêncio. Quem não tem familiaridade com meditação pode iniciar a prática apenas com técnicas simples de respiração ou utilizar um aplicativo para ajudar, como o Headspace.

 

6 – Faça um pouco de alongamento corporal

 

A respiração e a atenção plena ao momento presente são alavancas para a prática de exercícios físicos, que podem ser inicialmente leves. Meditação, atividades físicas e mindfulness, quando combinados, potencializam ainda mais seu bem-estar e produtividade.

 

Os músculos e articulações tendem a ficar rígidos e tensos depois de horas de sono. Christophe Geoffroy, autor do livro “Alongamento para Todos”, destaca os benefícios da prática: reduz as tensões musculares, lubrifica as articulações, relaxa o corpo, proporciona maior consciência corporal e ativa a circulação.

 

É possível combinar o alongamento com algum exercício aeróbico, yoga, pilates ou o que for mais prazeroso para você. Reservar alguns minutos da manhã pra se mexer e deixar o sangue fluir pode dar um mega gás para o resto do dia. O importante é mexer o corpo.

 

LEIA TAMBÉM:

 

7 – Adote afirmações positivas diárias

 

Um dos segredos que Hal Elrod apresenta em “O Milagre da Manhã” é o valor dos diálogos internos. O autor aponta que escrever ou visualizar os objetivos que você realmente quer para sua vida e ler em voz alta essas afirmações todas as manhãs pode ter um impacto enorme na sua motivação.

 

Trata-se de uma estratégia para programar a sua mente com crenças, atitudes e hábitos que você precisa adotar para ter o sucesso que deseja. As mudanças, quando bem internalizadas na mente, tendem a ser bem executadas na prática, segundo o autor.

 

Para fixar as metas, a dica é escrevê-las em um diário ou planner, fazer um mural ou até um quadro com imagens de lugares que almeja conhecer, o emprego dos sonhos, a casa ideal. O que sua imaginação quiser pode ser colocado ali.

 

 

Fotos: Unsplash/Freepik

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.