Yoga facial: 5 exercícios para o rejuvenescimento e a vivacidade da pele
Uma forma natural e que pode ser feita em qualquer lugar para diminuir rugas, firmar, relaxar e tonificar a pele do rosto e do pescoço
Por Maria Alice Prado
O boom do skincare, que já vinha ganhando força nos últimos anos, se tornou protagonista na rotina de cuidados pessoais durante o período de isolamento causado pela pandemia de Covid-19. Máscaras, massagens, esfoliantes e outros exercícios de wellness natural tomaram a internet. Entre eles, a yoga facial ganhou destaque desde que Meghan Markle revelou-a como um de seus truques de beleza.
As técnicas podem ser complementares a procedimentos estéticos tradicionais (botox, peeling e preenchimentos, por exemplo) e, quando feitas da maneira correta, têm eficácia comprovada.
LEIA TAMBÉM:
- Adriana Vilarinho lista 3 máscaras faciais com ingredientes naturais para cuidar da pele em casa
- Roseli Siqueira ensina a fazer ginástica e automassagem facial
- Unir mindfulness aos exercícios físicos eleva a performance de corpo e mente
- Tie dye: como fazer a técnica que dá um colorido especial às roupas das famosas
- SP ganha escola livre de moda e arte; pré-abertura terá cursos online
Prática milenar de beleza
A yoga facial é uma prática milenar na cultura oriental. A combinação entre expressões, automassagens e manobras faciais fortalece os músculos da face, libera pontos de tensão e define o contorno do rosto a cada treino.
Devido à alta procura, a Universidade de Medicina Northwestern Feinberg, em Chicago (EUA), realizou um estudo com mulheres com idades entre 45 e 60 anos. As que seguiram uma rotina de exercícios faciais durante cinco meses conseguiram rejuvenescer a pele em até três anos.
Exercícios podem modelar o rosto – e o resto do corpo
Antenada no poder da yoga facial, a fonoaudióloga Alessandra Scavone desenvolveu o método MASC, que mistura massagem, ginástica facial e acupuntura. Os mais de 70 exercícios de yoga facial contidos nele são reconhecidos na lista dos tipos de yoga existentes mundialmente. Ela costuma levar seu método a várias cidades do mundo, mas, em tempos de pandemia, vem ministrando aulas de consultoria online.
A lógica de trabalhar a face é a mesma de fortalecer os outras partes do corpo: os músculos perdem tônus com o passar do tempo. Se ativados, a pele é reafirmada, reduzindo linhas de expressão e rugas. “Ao melhorar a circulação sanguínea, estimula-se a produção de fibroblastos responsáveis pela firmeza. A cor da pele também é aprimorada, pois os tecidos são oxigenados”, explica Alessandra. “Além disso, os exercícios permitem a liberação de toxinas e estimulam a produção de colágeno e elastina na camada intermediária da pele”.
LEIA TAMBÉM:
- 3 receitas de sobremesas deliciosas para adoçar suas refeições
- Para a volta do turismo: conheça os 65 melhores novos hotéis do mundo
- Under Armour lança máscara especial para uso durante exercícios físicos
Na medida para evitar a fadiga muscular
A Yoga facial MASC utiliza como ferramenta os 57 músculos que temos entre rosto e pescoço. “Se não exercitamos esses músculos, eles ficam flácidos e, consequentemente, a pele também fica flácida. Porém, temos que exercitá-los da maneira correta para não termos fadiga muscular”, observa a fonoaudióloga.
Cada região do rosto e cada músculo precisa de uma quantidade específica de exercícios, séries, segundos e repetições. A enorme variedade de exercícios do método permite que, por meio de diferentes ferramentas, todos os tipos de pele atinjam benefícios igualmente, “para que a musculatura de rosto e pescoço não se acostume e sempre responda”. Por isso, seguir as técnicas de um especialista é essencial.
A pedido da VERSATILLE, Alessandra Scavone selecionou 5 massagens de yoga facial para você tonificar, rejuvenescer, relaxar e dar mais saúde ao seu rosto. Para bons resultados, os exercícios devem ser feitos diariamente. Confira!
Pescoço
Comece olhando para a frente. Vire a cabeça para a direita, de modo que ela esteja alinhada com o seu ombro direito e, em seguida, incline a cabeça para trás. Segure por 6-8 segundos. Volte a cabeça à posição normal. Vire a cabeça para a esquerda, alinhada com o seu ombro esquerdo. Incline a cabeça para trás e mantenha por 6-8 segundos. Repita 3 vezes.
Esse exercício reafirma e tonifica os músculos do pescoço, melhorando as linhas e rugas na lateral do pescoço.
Papada
Parte A: Empurrar o queixo para baixo sobre o topo dos dedos e apoiar o cotovelo com a outra mão, como se o seu olhar se dirigisse para baixo e a sua mão levasse o seu rosto para cima. Segure por 3 respirações profundas.
Parte B: Em seguida, usando os topos dos dedos de ambas as mãos, delicadamente bata na “papada”, alternando entre cada mão, durante 15 segundos.
LEIA TAMBÉM:
- Dior apresentará coleção Cruise 2021 em evento online
- 6 livros de arte lindos e fascinantes para incrementar sua biblioteca particular
- A quarentena produtiva de David Lynch
Lábios/Boca
Parte A: Incline a cabeça para trás suavemente e “beije” o céu 10 vezes. Faça o som do beijo. Então, relaxe o rosto e respire fundo.
Parte B: Após expirar, imagine que você está soprando uma vela, empurrando os lábios para fora levemente. Relaxar e fazer mais duas vezes.
Isso vai “preencher” e firmar os lábios. Também é ótimo para firmar a linha mandibular e o pescoço.
Bochechas
Infle suas bochechas e também lábios superiores e inferiores, como se sua boca estivesse cheia de água. Feche seus lábios firmemente, colocando as mãos nos lábios para que, ao iniciar o exercício, não faça rugas. Comece a respirar através de seu nariz. Em seguida, comece a transferir o ar de um lado ao outro. Faça por trinta segundos.
A técnica vai levantar e tonificar os músculos para firmar as bochechas, e, portanto, reduzir linhas e rugas.
LEIA TAMBÉM:
- Terapia online: entenda como funciona e seus benefícios
- Lady Diana: os marcos da nobre trajetória da Princesa do Povo
- Curadoria entrega em casa vinhos especiais de seleções personalizadas
Olhos
Mantenha sua cabeça relaxada no topo da sua coluna e olhe para um ponto na sua frente. Coloque a sua mão inteira na testa. Em seguida, sem mover a cabeça, pescoço ou rosto, mova seus olhos para o lado direito, em seguida, de volta ao centro, depois para a esquerda.
Mova seus olhos de volta para centro e olhe para o teto e para baixo, para o chão. Com cuidado, feche seus olhos por cinco segundos e repita mais uma vez.
Fotos: Divulgação/Reprodução Alessandra Scavone