9 restaurantes e bares com clima intimista em São Paulo

Poucos lugares e salões menores são o segredo de sucesso de algumas casas da cidade

Salão do Donna (Foto: Divulgação)

Há muitos restaurantes e bares que investem no espaço de seus negócios para que seja possível receber vários clientes de uma só vez. Com diversos ambientes e mesas espaçosas, alguns focam até em receber eventos e comemorações de familiares, amigos ou colegas de trabalho. De certa forma, esse é um modelo de negócio lucrativo. Há um outro perfil, no entanto, que representa o oposto desse cenário — e que também tem sido cada vez mais valorizado pelos clientes: o ambiente intimista.

 

Com espaços menores e mesas reduzidas, os estabelecimentos que seguem essa tendência recebem poucos comensais todos os dias. E é exatamente esse o objetivo: oferecer um clima mais intimista, calmo e sem o barulho comum de restaurantes e bares lotados de clientes. Para um encontro romântico ou até mesmo uma refeição entre amigos que estão há bastante tempo sem se falar, essa parece ser uma opção ideal para comer fora sem ter que enfrentar tanto movimento de pessoas.

 

LEIA MAIS:

 

Pensando nisso, a Versatille listou alguns bares e restaurantes pequenos na cidade de São Paulo. Com uma média de 30 lugares, eles prometem surpreender pelo clima intimista. Confira a seguir:

 

Varanda D.inner

 

Foto: Divulgação

 

Comandado pelo chef Fábio Lazzarini, o D.inner é uma ótima opção para quem gosta da combinação entre gastronomia e uma boa e calma música de piano. Baixa, sem incomodar a conversa entre os comensais, ela divide o protagonismo com a comida do chef, que é marcada pelas carnes de excelente qualidade e procedência. Nas noites de quarta à sábado, também é possível ter uma experiência regada a vinhos escolhidos pelo próprio chef, para no máximo 30 comensais. Nesses dias, a cozinha ganha contornos de laboratório, onde o chef faz um mergulho de inventividade que tem por base as cozinhas italiana e oriental. O resultado se traduz em dois menus degustação, um de três etapas (R$ 120) e outro de oito (R$ 280), que acontecem apenas sob reserva.

 

Serviço: Rua Prudente Correia, 432 – Jardim Europa – São Paulo. Telefone: (11) 3039-6500

 

Donna

 

Foto: Divulgação

 

Na cozinha do Donna, o premiado chef André Mifano traz toda a bagagem adquirida ao longo de 25 anos de profissão em um ambiente intimista com poucos lugares. O projeto do espaço foi desenvolvido pela arquiteta Cláudia Abreu com apenas 28 lugares, onde é possível apreciar delícias como pappardelle con ragù di agnello e tortelloni de bacalhau com creme de açafrão e mujjol. Mesmo no pequeno salão, o bar se faz presente: o bartender Vini Lopes trabalha com drinques autorais e clássicos da coquetelaria.

 

Serviço: Rua Peixoto Gomide, 1.815 – Jardins. Telefone: (11) 97593- 9047

 

Kuro

 

 

É num balcão com 8 lugares que a magia do Kuro acontece. Com dois serviços de menu degustação, servidos às 19h e às 21h, os comensais conseguem assistir a performance da cozinha e fazer parte de uma experiência imersiva da culinária japonesa. Sem mesas espalhadas pelo salão, o ambiente propicia uma troca mais latente entre clientes e cozinheiros.

 

Serviço: R. Padre João Manuel, 712 – Cerqueira César, São Paulo

 

Bottega Bernacca (Unidade Jardins)

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by BOTTEGA BERNACCA (@bottegabernacca)

 

Clássico italiano, o Bottega Bernacca possui três unidades em São Paulo: Shopping Iguatemi, Itaim e Jardins. Embora todos possuam a mesma qualidade nos pratos e bebidas oferecidas, é nos Jardins que o clima intimista fica mais evidente, visto que há apenas 30 lugares no espaço. O ambiente é aconchegante, e de luz baixa.

 

Serviço: Pe. João Manuel, 826, Jardins, São Paulo

 

Beverino

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by BOTTEGA BERNACCA (@bottegabernacca)

 

Famoso por ser um ótimo exemplo de bar de vinhos, o Beverino se destaca pelos rótulos biodinâmicos e naturais do cardápio e pelo charme de seu pequeno salão localizado no bairro Santa Cecília. Com apenas 32 lugares, a casa é intimista e oferece um menu focado em ingredientes orgânicos que muda de tempos em tempos.

 

Serviço: Rua Gen. Jardim, 702, Vila Buarque, São Paulo

 

Sede261

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by SEDE261 . só vinho (@sede261)

 

O Sede261 nasceu como um clube de assinatura de vinhos, mas hoje também possui um ponto físico para chamar de seu. Criado para ser um espaço onde os apaixonados por vinho degustam novos rótulos e curtem um lazer de qualidade, o estabelecimento conta com poucos lugares — cerca de 10 internos e mais alguns na calçada, para quem gosta de estar ao ar livre. Com um cardápio de petiscos para acompanhar os vinhos, assinado por cozinheiros convidados, o estabelecimento é uma ótima escolha para quem quer curtir sem muitos agitos.

 

Serviço: Rua Benjamim Egas, 261, Pinheiros, São Paulo

 

Punk Cuisine

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Punk Cuisine (@punk.cuisine)

 

No Punk Cuisine, restaurante curitibano que acaba de chegar em São Paulo, a premissa é oferecer experiências únicas em torno de um menu que sempre tem algo novo a partir dos ingredientes mais frescos. Tudo é servido em um salão moderno com 40 lugares que busca se libertar do tradicional por meio da estética rock’n’roll. O espaço foi projetado pelo arquiteto Paulo Peruzzo e reúne diferentes peças de decoração ligadas ao tema, muitas delas feitas à mão. Já quando se trata de comida, o grande destaque fica para o menu degustação — apenas oito serviços por noite —, em que pratos como o camarão wellington e o cannoli de berinjela podem ser saboreados em harmonia com o ambiente intimista do local.

 

Serviço: Alameda Tietê, 184, Jardim Paulista, São Paulo

 

Sushi Vaz

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by SUSHI VAZ (@sushi_vaz)

 

Desde o seu primeiro endereço, em meio à movimentada Avenida Paulista, o Sushi Vaz mantém uma das mais marcantes características de seu espaço: um salão pequeno para poucos comensais. Hoje, a unidade da Alameda Santos oferece somente 7 lugares, com bastante proximidade do balcão, onde acontece o memorávelda omakase. O primeiro passo é fazer uma reserva para garantir a experiência no local.

 

Serviço: Unidade Alameda Santos – Alameda Santos, 2528, Cerqueira César. Telefone: (11)94577-9002;

 

Unidade Pinheiros – Av. Rebouças, 3415, Pinheiros, SP. Telefone: (11)98738-1757

 

Fame Osteria

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by FAME (@fame_osteria)

 

O restaurante Fame Osteria leva a sério o conceito minimalista. Além de não possuir fachadas e letreiros chamativos, ele possui 16 cadeiras para receber uma única rodada de clientes por refeição. São poucos visitantes por dia, então é preciso fazer reserva com antecedência para apreciar os pratos do chef romano Marco Renzetti.

 

Serviço: R. Oscar Freire, 216 – Cerqueira César, São Paulo. Telefone: (11) 99364-4442

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.