7 piano-bares para conhecer nas grandes capitais brasileiras

Seguindo a tendência que se alastrou por Nova York nos últimos anos, o Brasil também possui diversas opções de bares com música ao vivo no piano

Interior do Barreto, um dos piano-bares selecionados
Interior do Baretto, no Fasano São Paulo

Nos últimos dois anos, Nova York passou por uma pequena onda de piano-bares pipocando em diferentes pontos da cidade. O The Nines, por exemplo, abriu em janeiro de 2022 em um espaço acima do bistrô Acme, conquistando muitos clientes com sua decoração charmosa e vintage. Quase como uma máquina do tempo, a casa é capaz de levar os seus visitantes para décadas passadas, onde o piano, o jazz e os sofás de veludo vermelho eram as tendências do momento. 

 

LEIA MAIS:

 

O The Nines gerou tanto burburinho que algumas celebridades, como Bradley Cooper, Chris Rock, Anne Hathaway, Bella Hadid, Ben Stiller e Cara Delevingne, decidiram visitar o local — gerando ainda mais interesse nas mídias sociais. Pode-se dizer, após tantos holofotes, que esse estilo de bar voltou com tudo ao mercado. 

 

Em 2023, esse ressurgimento também está em alta no Brasil. Há planos para inaugurações de casas novas e sucesso de clientela em estabelecimentos mais antigos. Para quem tem interesse em provar bons drinques ao som de pianistas, há algumas opções em grandes capitais brasileiras. Confira a seguir: 

 

Gioia 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by GIOIA (@gioiasaopaulo)

 

Em São Paulo, o grupo Attivo, que está à frente de restaurantes como o La Serena e o japonês Su, comanda o Gioia, piano-bar que abriu suas portas nos Jardins no último ano. O menu é focado na gastronomia internacional e lista pratos clássicos e atemporais para compartilhar. Entre as pedidas de drinques, há receitas clássicas e autorais, como Fitzgerald, Clover Club e Old Fashioned – além de uma sofisticada carta de vinhos que apresenta rótulos focados no Brasil e no velho mundo, com destaque  para os vinhos naturais e laranjas. A gastronomia de qualidade é acompanhada pela música ao vivo do local. 

 

Serviço: R. Dr. Melo Alves, 301 – Jardins, São Paulo

 

Mina Jazz Bar

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mina Jazz Bar (@minajazzbar)

 

Em Belo Horizonte, capital mineira, o Mina Jazz Bar funciona como um ambiente requintado e intimista que recebe artistas e shows ao vivo nas noites de quarta-feira a domingo. Criado por Gabriel Azevedo e Léo Paixão, o piano bar fica no antigo Salão de Música do Automóvel Club, um espaço conhecido na cidade. Mais do que o entretenimento musical, a casa possui uma extensa carta de coquetéis, doses e vinhos, além do menu com várias opções desenvolvidas pelo Chef Léo Paixão.

 

Serviço: Av. Álvares Cabral, 17 – Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais 

 

Cristofori Restaurante e  Piano Bar

 

 

Em Santa Catarina, mais especificamente na Praia Brava, em Itajaí, o Cristofori Restaurante e Piano Bar se destaca com por seu espaço charmoso em um dos metros quadrados mais movimentados do litoral catarinense. Anexo ao Shopping Brava Mall, o estabelecimento é novo, mas já se consagra pela qualidade de música, alta gastronomia e coquetelaria que entrega. O menu é assinado pelo chef Dalton Rangel. 

 

Serviço: R. Delfim Mário de Pádua Peixoto, 500 – Praia Brava, Itajaí – Santa Catarina

 

Fino da Bossa 

 

 

O piano-bar Fino da Bossa, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, busca oferecer uma verdadeira viagem no tempo e reviver a cultura dos tradicionais bares de Bossa-Nova e Jazz da capital paulista. Anexo à galeria de arte contemporânea New Gallery, o espaço oferece tradicionais coquetéis, como Dry Martini, Manhattan e Negroni, e conta com apenas 40 lugares, oferecendo um ambiente intimista de contato profundo com a música ao vivo do local. A casa, que ainda é nova na região, abre todas as quartas e quintas para happy hour e apresentações musicais. 

Serviço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 473 – Pinheiros

 

Baretto

 

Clássico piano-bar, o Baretto faz parte do hotel Fasano São Paulo, que oferece um ambiente repleto de história e drinques impactantes. Reconhecido pela carta de bebidas, o local ainda conta com uma lista de grandes nomes da música brasileira que já tocaram em seu espaço. Caetano Veloso, Maria Rita e Ney Matogrosso, assim como outros tantos expoentes do Jazz e do Bossa-Nova nacional, já deixaram suas marcas no tradicional bar paulistano. 

Serviço: R. Vitório Fasano, 88 – Jardins, São Paulo

 

Piano-Bar do Terraço Itália 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Terraço Itália (@terracoitalia)

 

Localizado no 42º andar, o piano-bar do Terraço Itália é um destino ideal para aqueles que buscam estabelecimentos clássicos e tradicionais na cidade de São Paulo. O ambiente é decorado com bancos de couro e estofados de veludo que conversam perfeitamente com as apresentações de jazz que acontecem todas as sextas e sábados no local. O charmoso piano ainda combina perfeitamente com a vista do estabelecimento, que é famosa por entregar uma contemplação marcante dos prédios da capital. 

Serviço: Av. Ipiranga, 344 – 41º andar – República, São Paulo

Bônus: 

 

No Rio de Janeiro, um clássico e uma novidade: Copacabana Palace e Velvet

 

 

O Rio de Janeiro não fica de fora dessa lista pelas grandes capitais. Entre os clássicos estabelecimentos, há o piano-bar do restaurante Cipriani, que fica dentro do Copacabana Palace, A Belmond Hotel. Já como uma novidade para a cidade, em 2023 a capital espera receber o Velvet, um clube de jazz no estilo speakeasy na região do Leblon.