5 passeios para quem vai ficar em São Paulo na semana do recesso

Com um mar de opções de lazer que vão desde restaurantes até museus, pode ser uma boa ideia aproveitar a capital paulista durante a folga de fim de ano

Reprodução Instagram/Masp

Não é segredo para ninguém, mas vale ressaltar: não é preciso sair da capital paulista para encontrar boas opções de lazer. A grande metrópole é recheada de museus, cinemas, restaurantes e parques para todos os gostos e idades. É possível até aproveitar um dia de sol jogando beach tennis em diversos espaços reservados para o esporte bem no meio da cidade. De certa forma, ficar em São Paulo durante o recesso pode ser até uma boa estratégia para fugir das filas e fazer uma espécie de passeio de contrafluxo: enquanto todos estão no litoral, aproveita-se a praia urbana.  

 

Confira, a seguir, algumas ideias para quem planeja fazer um roteiro pela cidade na semana entre o Natal e o Réveillon.  

 

LEIA MAIS:

 

Mergulhar na gastronomia  

 

Aproveitar a cena gastronômica de São Paulo não é algo reservado apenas para a última semana do ano — na realidade, muitos restaurantes passam o ano inteiro com filas e listas de espera por uma mesa. E é exatamente por isso que vale a pena tentar aproveitar os dias do recesso para visitar as casas mais badaladas e verificar se os espaços estão mais vazios. Confira alguns restaurantes que estarão abertos nos últimos dias do ano:  

 

Osso  (Serviço: Rua Bandeira Paulista, 520, Itaim Bibi, 113167-3816)

Cais  (Serviço: Rua Fidalga, 314, Vila Madalena, 113819-6282)

Kazuo (Serviço: Rua Prudente Correia, 432, Jardim Europa, 1196640-7596)

Dalva e Dito  (Serviço: Rua Padre João Manuel, 1115, Jardins, 113068-4444)

A Casa do Porco  (Serviço: Rua Araújo, 124, República, 113258-2578)

 

 

Fazer um tour pelos museus da Avenida Paulista  

 

Outro passeio simples e tipicamente paulistano é fazer um tour pelos museus da Avenida Paulista. Basta seguir uma linha reta em um dos centros financeiros mais famosos do mundo para encontrar espaços culturais como IMS (Instituto Moreira Salles), Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), Itaú Cultural, Sesc Avenida Paulista e Japan House.  Todos os museus ficam fechados neste fim de semana de Natal e na segunda-feira, mas abrem a partir de terça-feira.  

 

Bater perna pela cidade  

 

Conhecer uma cidade andando por suas ruas é, provavelmente, uma das melhores formas de realmente encontrar destinos legais. Os tradicionais bairros da Liberdade e do Bixiga, por exemplo, escondem muitos segredos em suas esquinas e vielas. Lojas de antiguidades, cafés, restaurantes e espaços de arte podem ser encontrados de forma despretensiosa em um simples bater de pernas. Para quem ficou interessado, seguem algumas dicas do que pode ser achado nas regiões:  

 

Bixiga:  

 

– A Casa Jardim Secreto, localizada na Rua Conselheiro Carrão, no Bixiga, é uma loja colaborativa que reúne produtos artesanais e sustentáveis, um café com diversas opções orgânicas, veganas e vegetarianas e uma floricultura. Há muitos objetos de decoração charmosos no espaço.  

 

 

Liberdade:  

 

– Para quem não cansa de aprendizados, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que fica na Rua São Joaquim, na Liberdade, possui o maior e mais completo acervo relacionado à história da imigração japonesa no país. É uma ótima escolha para andar um pouco e fazer a digestão após provar tantas comidas típicas nas feiras, nos restaurantes e nos cafés da região.  

 

Aproveitar um pouco de ar livre  

 

Quem disse que São Paulo não possui opções para quem busca um pouco de ar livre e contato com a natureza? A cidade de pedra também tem seus endereços para aqueles que querem caminhar e descansar durante o recesso. De imediato, o primeiro lugar nesse estilo que vem à mente é o Parque Ibirapuera — que realmente é uma ótima opção de passeio, mas, para quem busca inovar, também há o Parque da Independência, que está em frente ao emblemático Museu do Ipiranga. Embora o museu, por si só, seja um ótimo destino para a última semana do ano, é preciso reservar a entrada com antecedência para poder conhecer o espaço. Sendo assim, para quem não conseguir adquirir os ingressos a tempo, apenas a parte de fora do prédio, com seus jardins bem cuidados, já é uma belíssima visita.  

 

 

Na Zona Norte da capital, também há o Parque Estadual da Cantareira, uma das maiores áreas de mata tropical nativa de todo o mundo. O espaço conta com diversas trilhas e um museu e anfiteatro. No total, são quatro núcleos de visitação: Águas Claras, Engordador, Cabuçu e Pedra Grande. O visitante pode agendar uma trilha com guia pelo site oficial: https://florestacantareira.urbiapass.com.br/. 

 

Outros parques que também podem agradar são:  

 

– Horto Florestal  

– Parque Villa-Lobos  

– Jardim Botânico  

– Parque da Aclimação  

 

 

Conhecer algumas livrarias e sebos pela cidade  

 

Não é só de museus que a cultura da capital paulista se alimenta. Há diversas livrarias e sebos charmosos e interessantes que valem a visita. Um dos exemplos é o sebo Passagem Literária, que fica ao lado do cinema Belas Artes, na Paulista, e parece um grande tesouro escondido entre os prédios da avenida mais movimentada do estado. O espaço fica em uma passagem subterrânea em pleno cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. É delicioso descer as escadas de um beco escuro e despretensioso e cair em um sebo cheio de tesouros literários.  

 

 

Além de sebos, a cidade é recheada de livrarias – grandes e clássicas, como a Livraria Cultura, e criativas e independentes, como a Gato sem Rabo (Rua Amaral Gurgel, 352, Vila Buarque), que é focada em autoras mulheres. Para quem cultiva amor pelos livros, seguem outras dicas:  

 

– Livraria NoveSete, com especialidade em títulos infanto-juvenis (Serviço: Rua França Pinto, 97) 

– Livraria Fonomag, com foco na literatura japonesa  (Serviço: Rua da Glória, 299, Liberdade)

– Prince Books, livraria e cafeteria (Serviço: R. Oscar Freire, 1128 – Cerqueira César)

– Lovely House Casa de Livros (Serviço: Rua Augusta, 2690 Galeria Ouro Fino, 2ºandar, 329 – Cerqueira César)

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.