5 dicas para potencializar o skincare nos dias de frio
Pele ressecada, lábios rachados e descamação: aprenda como evitar o temido trio que prejudica a saúde e a aparência quando a temperatura cai
Por Gabrielle Torquato
Termômetros flertando com o zero, ventos gelados, chuva e até neve. Este é o cenário enfrentado pelos brasileiros no inverno de 2020. O frio intenso, que pegou todos de surpresa, mudou drasticamente as rotinas. A prioridade é manter-se aquecido – e, assim, um dos primeiros cuidados a ser deixado de lado é o skin care.
LEIA TAMBÉM:
- Chanel Beauty oferece o visual perfeito – da pele radiante à make marcante
- 3 máscaras com ingredientes naturais para cuidar dos cabelos em casa
- K-Beauty: os 10 passos da beleza coreana e como usá-los em sua rotina
- Yoga facial: 5 exercícios para o rejuvenescimento e a vivacidade da pele
- Mascne: como evitar e como tratar a acne causada pelo uso de máscara facial
Com as temperaturas baixas, é comum beber menos líquidos, usar roupas pesadas e passar horas embaixo do chuveiro quente. Tudo isso, em conjunto, colabora para que a pele perca a capacidade de retenção de água e oleosidade, causando ressecamento, descamação e um aspecto opaco, “sem vida”.
Em casos assim, não basta apenas apostar na hidratação, é preciso mudar hábitos. Confira nossas cinco dicas para contornar esse problema:
1. Retire células mortas
Como no frio a tendência é consumir menos água, o ritmo da renovação celular acaba sendo afetado. Nestes casos, a pele pode acumular uma quantidade maior de células mortas que, quando não retiradas, podem obstruir os poros e contribuir para o aparecimento de cravos e espinhas.
Por isso, durante o inverno, é muito importante manter a rotina de limpeza diária da pele, além da esfoliação uma vez por semana.
2. Utilize sabonetes em óleo ou sem sulfato
Em dias gelados, o melhor para a pele é manter o equilíbrio entre água e óleo. Por isso, não é recomendado usar produtos que retirem totalmente a oleosidade, como o sabão/detergente. Para manter a hidratação, opte por sabonetes em óleo ou sem sulfato.
LEIA TAMBÉM:
- Adriana Vilarinho lista 3 máscaras faciais com ingredientes naturais para cuidar da pele em casa
- Roseli Siqueira ensina a fazer ginástica e automassagem facial
- Mãos ressecadas? Adriana Vilarinho ensina receita de hidratante caseiro
3. Use protetor solar
Esta dica não é uma surpresa, mas é sempre bom relembrar. Mesmo em dias nublados, é imprescindível manter o uso de protetor solar, pois os raios UVA e UVB (responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo câncer de pele) e a poluição estão presentes e agridem nossa pele em qualquer época do ano.
4. Evite o uso excessivo de esponja no banho
Além de evitar a água quente, uma dica que ninguém conta é que um grande perigo no banho é o uso excessivo de esponjas. Elas são ótimas para ajudar na limpeza, mas tiram parte da gordura que ajuda na proteção da pele no inverno.
A dica é usá-la com moderação,
LEIA TAMBÉM:
- 3 esfoliantes naturais para manter a pele bonita enquanto #FicaEmCasa
- Maquiagem ok, animais ok, meio ambiente ok: o mercado de cosméticos naturais só cresce
- Isabella Fiorentino ensina a fazer máscara facial caseira (superfácil!)
5. Abuse do lip balm
Na luta contra os lábios rachados, não existe melhor solução do que os hidratantes labiais. Eles devem ser usados sempre que possível, pois é uma região do rosto que não mantém o produto por muito tempo.
Além disso, para potencializar os efeitos, faça uma esfoliação com açúcar e mel pelo menos uma vez por semana.