3 filmes brasileiros que merecem a sua atenção neste fim de ano
Diversas produções aclamadas pela crítica chegam às telas no segundo semestre de 2024
O segundo semestre de 2024 promete ser especial para o cinema brasileiro. Diversas produções aclamadas pela crítica chegam às telas com grandes expectativas. Veja a seguir.
LEIA MAIS:
Manas
Primeiro longa de ficção da diretora Marianna Brennand, Manas conquistou o GDA Director’s Award, principal prêmio da Giornate Degli Autori, importante mostra paralela ao Festival de Veneza que tem o objetivo de destacar obras autorais e cineastas emergentes com visão cinematográfica inovadora. O prêmio é concedido ao melhor diretor ou diretora da mostra, com um bônus de 20 mil euros para a promoção do filme.
Com Dira Paes e Jamilli Correa no elenco, o longa rodado na região amazônica acompanha uma jovem de 13 anos que decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade. Sua estreia nacional acontecerá no Festival do Rio 2024, que acontece de 3 a 13 de outubro na capital fluminense.
Ainda Estou Aqui
Você provavelmente já ouviu falar de Ainda Estou Aqui, obra de Walter Salles que foi ovacionada no Festival de Veneza e levou o prêmio de Melhor Roteiro para casa. O longa foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) para representar o Brasil na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme foi inspirado na história de Eunice Paiva e retrata a luta de uma mãe após um ato violento e arbitrário durante o regime militar. Com Fernanda Torres e Selton Mello no elenco – além de uma breve participação de Fernanda Montenegro –, a obra será exibida no Brasil pela primeira vez durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre 17 e 30 de outubro. Já a estreia comercial está prevista para novembro.
O Auto da Compadecida 2
Presente na memória afetiva de muitos brasileiros, O Auto da Compadecida, inspirado na peça teatral homônima de Ariano Suassuna, finalmente vai ganhar uma sequência após 25 anos de sucesso – o que alegrou muitos telespectadores saudosistas.
Com roteiro original de Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão, Selton Mello e Matheus Nachtergaele voltam a interpretar Chicó e João Grilo e contracenam com Taís Araújo e Eduardo Sterblitch. A estreia está marcada para o dia do Natal, 25 de dezembro, no circuito comercial de cinemas brasileiros.
Por Beatriz Calais | Matéria publicada na edição 136 da Versatille