Vinho Dal 1947 D.O.P.
De vinhas octagenárias da primitivo Di Manduria, a grande casta da região da Puglia, situada no “calcanhar da bota” do território italiano, que provêm as uvas com as quais se molda o Dal 1947 D.O.P.
De vinhas octagenárias da primitivo Di Manduria, a grande casta da região da Puglia, situada no “calcanhar da bota” do território italiano, que provêm as uvas com as quais se molda o Dal 1947 D.O.P. — um tinto musculoso e imponente elaborado pela vinícola pugliese Vinosia para brindar em grande estilo a passagem emblemática do septuagésimo aniversário e a memória do fundador de uma das maiores importadoras de alimentos e vinhos do país —, a La Pastina, de São Paulo (lapastina.com.br).
Urdido por Celso La Pastina, herdeiro e diretor-presidente do grupo La Pastina/ World Wine, em associação com o produtor Luciano Ercolino, o caldo honra à perfeição as saborosas tradições à mesa dessa importante importadora paulista, fundada no dia 7 de julho de 1947 pelo patriarca Vicente La Pastina.
Em seus primórdios, a empresa ocupava antigos galpões do número 247 da rua Santa Rosa, no bairro do Brás, região central de São Paulo, e vendia alguns poucos produtos como cebolas do interior paulista, batatas da Holanda e especiarias importadas da China e de Madagascar. Hoje, quase sete décadas depois, ela conta com um robusto portfólio que inclui centenas de produtos gourmet como azeites, massas, condimentos, conservas e vinhos de prestígio, além de produtos de marca própria.
De vocação gastronômica, o Dal 1947 (R$ 240) é um tinto intenso com alto grau de drinkability e dica certeira para escoltar carnes vermelhas, assados, queijos amarelos e pastas recheadas com molho à base de tomate pelati. Também chamada de zinfandel nos Estados Unidos (para onde foi levada por oriundi) e na Croácia, sua provável origem, a primitivo origina, como é o caso desse rótulo exclusivo, vinhos de corpo médio com boa estrutura e coloração púrpura cativante.
Resultado de dez meses em barricas de carvalho francês, a madeira é bem colocada e ressalta de modo indelével suas notas de cerejas e framboesas maduras, chocolate, baunilha e especiarias. Os taninos, por sua vez, são doces e macios, com boa presença em boca. Pronto para beber já, também pode ser guardado alguns anos, quando atingirá o seu melhor momento.
Drops | Matéria publicada na edição 92 da Revista Versatille