Só pensar em malhar já pode trazer ganhos físicos, aponta cientista

Já ouviu falar de 'propriocepção'? Esse sentido é um aliado importante na hora de pensar nos ganhos da academia - sem você se preocupar com levantar pesos

Se você é daqueles que viram seu projeto verão naufragar ao longo de todo ano, talvez não tenha tantos motivos para se preocupar se você levar em consideração um estudo publicado na revista científica Nautilus. Jim Davis, cientista cognitivo na University of Carleton, no Canadá, afirma que só de pensar em malhar você já pode ter ganhos físicos.

 

Davis afirma que nós temos algo chamado propriocepção (algumas vezes classificado como ‘cinestesia), que funciona como um sentido, assim como a audição e o olfato. A propriocepção permite que nós saibamos onde está tudo no nosso corpo e também o que está se movendo. “A imagem motora tende a utilizar a mesmas áreas cerebrais que são responsáveis por mexer nosso corpo”, ele afirma. Davis também diz que, quando você se imagina exercitando, sua respiração e sua batimento cardíacos aceleram.

 

“A prática mental é uma das poucas atividades que efetivamente melhoram o desempenho”, afirma, citando estudos que comprovam a tese. Um deles, realizado pelo psicologista Roberto Woolfolk, fez pessoas se imaginarem acertando uma bola de golfe no buraco antes de tentarem suas tacadas. Quem visualizou a bolinha entrando no buraco teve um desempenho 30% melhor que aqueles que não imaginaram. Outro estudo aponta que a força do mindinho pode ser aumentada em 22% só de imaginar o exercício de seus músculos.

É claro que isso não significa que você pode simplesmente substituir suas sessões de treinos por sessões de Tour de France na tevê, mas a imaginação pode ser uma grande aliada.

POST TAGS:

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.